8º Encontro Nacional de Tecnologia Química
Realizado em Vitória/ES, de 09 a 11 de Setembro de 2015.
ISBN: ISBN 978-85-85905-13-2

TÍTULO: ANÁLISE DE FERRO E CÁLCIO PRESENTE NA PLANTA PERESKIA ACULEATA MILLER

AUTORES: Ferreira, L.C. (MULTIVIX SÃO MATEUS) ; Pires, R.C. (MULTIVIX SÃO MATEUS) ; China, P.W.D.M. (MULTIVIX SÃO MATEUS) ; Nico, C.G.F. (MULTIVIX SÃO MATEUS) ; Botazini, E. (MULTIVIX SÃO MATEUS) ; Souza, F.O. (MULTIVIX SÃO MATEUS)

RESUMO: Pereskia Aculeata Mill é uma planta comum na região norte do Espírito Santo que apresenta elevado teor proteico, destacando-se a presença de aminoácidos essenciais. Rica em nutrientes e vitaminas, a ora-pro-nobis é recomendada por fitoterápicos como uma fonte de dieta alimentar diária podendo ser digerida na forma crua ou processada, considerada um complemento nutricional devido ao seu elevado teor de fibras. É rica em ferro, cálcio, sendo capaz de estabilizar a anemia ferropriva, osteoporose, entre outras doenças. Foi o objetivo deste trabalho quantificar a composição de ferro e cálcio existente nas plantas da região norte do ES, por meio de técnicas de extração e gravimétricas.

PALAVRAS CHAVES: Ora-Pro-Nobis; Fitoterápicos; Fitoremédios

INTRODUÇÃO: O Brasil possui uma vasta biodiversidade de plantas nas quais são encontrados ricos nutrientes e minerais. Dentre essas, são apresentada as hortaliças não convencionais que são uma alternativa alimentar e uma opção de atividade agropecuária, por serem plantas com excelente valor nutricional, de fácil cultivo e baixo custo. Dentre elas encontra-se a Pereskia aculeata Mill. (ora-pro-nóbis), que do latim significa “rogai por nós”. Esta pertence ao reino Plantae, da família Cactacea e gênero Pereskia. (RODRIGUES S., MARINELLI P. S., et al) O governo brasileiro tem promovido ações para o desenvolvimento de pesquisas envolvendo plantas nativas de cada região brasileira, de modo que possam ser exploradas e aproveitadas como complemento das necessidades nutricionais da população. De acordo com o Ministério da Saúde, segundo o "Guia alimentar para população brasileira e alimentos regionais brasileiros", a Ora-pro-nóbis (Pereskia aculeata Mill) é considerada hortaliça nativa de rico valor nutricional da Região Sudeste, presente no comércio e na alimentação apenas regional, além de ser fonte potencial de substâncias bioativas, com folhas tenras, grossas e de alto valor proteico, equiparado ao do caruru, da couve e do espinafre. Silva Júnior et al. (2010) a consideram espécie nutracêutica, apresentando características de alimento funcional com propriedades protetoras e medicinais. (RIBEIRO P. A., REIS W. G., et Al, 2014) O principal problema decorrente do uso de vegetais é o desconhecimento dos fatores antinutricionais, substâncias naturais provenientes do seu metabolismo secundário. Os vegetais podem acumular altas concentrações dessas substâncias em suas folhas, podendo originar reações tóxicas e/ou interferir na biodisponibilidade e digestibilidade de alguns nutrientes.

MATERIAL E MÉTODOS: As amostras de Pereskia aculeata Mill foram coletadas em uma residência na cidade de São Mateus - ES, no mês de abril de 2015, acondicionadas em caixas foram transportadas de carro para o laboratório da faculdade “Norte Capixaba de São Mateus” em São Mateus - ES. As folhas e talos foram lavados em água destilada. As folhas foram submetidas à desidratação em estufa á 105 ºC durante 3 horas. Em seguida, o material foi triturado em almofariz pistilo, pesou-se a farinha obtida que foi acondicionada num vidro com tampa fortemente vedada. Da farinha obtida no processo de trituração, 30,0 g forma diluídas em 200 ml de água destilada, e logo em seguida a mesma foi filtrada para que obtivéssemos uma solução de ora-pro-nobis. Com essa solução foi feito o seguinte procedimento: Peróxido de Hidrogênio e Ácido Clorídrico foi adicionado a amostra em solução, a mesma foi aquecida até 60°C, e adicionado cerca 100 ml de Hidróxido de Amônio para que houvesse a precipitação do ferro na solução. Depois de totalmente precipitada a amostra, a mesma foi filtrada e o papel de filtro contendo a amostra de ferro foi levada a estufa a 105°C por cerca de 1 hora, até que houvesse a secagem total da amostra. A mesma foi submetida à mufla para calcinação por 4 horas a 800°C. Pesou-se a amostra e foi tirada a diferença do valor numérico do peso do cadinho antes da sua utilização.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Foram escolhidos para as análises a fração de componentes de ferro e cálcio, por serem os agentes de grande importância fitoterápica. Houveram depoimentos de residentes na região norte do estado do Espírito Santo que indicaram grande potencial da planta em amenizar problemas de diabetes, desnutrição aguda, osteoporose e artrite. A planta Pereskia Aculeata Mill possui elevados teores de ferro e cálcio. Até mesmo teores maiores do que o esperado conforme a média nacional (Vide Figura 1). Foram encontrados níveis de ferro de 18,51 mg em 100 g de folhas; e níveis de cálcio de 249,00 mg em 100 g de folhas (Figura 2). Os elevados teores, principalmente de ferro e cálcio encontrados são respectivos às características do solo da região norte do estado, mais especificamente no município de São Mateus. A quantidade de ferro na amostra analisada em triplicata foi 6 vezes maior que a média nacional, assim como a quantidade de cálcio, que foi 10,5 vezes maior que a média nacional para a planta da mesma espécie. A abundância de nutrientes fundamentais é o que justifica a utilização fitoterápica desta plana nas dietas dos moradores. As análises demonstraram que não há graves riscos à saúde pela ingestão controlada das folhas da planta Pereskia Aculeata Mill.

Planta ora-pro-nobis

Figura 2. Ramos coletados da planta ora-pro-nobis. Fonte: próprio autor, 2015.

Composição média da espécie de planta analisada. (Fonte: UFV, 2014)

Figura 1.: Composição média da espécie de planta analisada. (Fonte: UFV, 2014)

CONCLUSÕES: A planta Pereskia Aculeata Mill coletada e analisada no município de São Mateus, região norte do estado do Espírito Santo mostrou-se altamente nutritiva. O potencial nutritivo desta planta destaca-se pelo alto teor de ferro e cálcio, maior até mesmo do que esperado pela média nacional para as plantas desta mesma espécie. Foram encontrados níveis de ferro 6 vezes maior, e cálcio 10,5 vezes maior que a média nacional da composição de nutrientes nas plantas da espécie Pereskia Aculeata Mill. Este trabalho apresentou o potencial fitoterápico e importância nutricional desta planta.

AGRADECIMENTOS: UFES - CEUNES; FAPES e Equipe Multivix: Prof. Felipe Oliveira Souza, Josete Pertel, Allan Jardim, Eliane Botazini e demais colegas e colaboradores.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: ALMEIDA, M. E. F.; CORRÊA, A. D. Utilização de cactáceas do gênero Pereskia na alimentação humana em um município de Minas Gerais. Ciência Rural, Santa Maria, v.42, n.4, p.751-756, abr, 2012.
CAMBRAIA, J.; NOBUKUNI, S. M. I.; SCHIMIDT, A. A. Ora pro nobis. Disponível em:< http://www.sempresustentavel.com.br/terrena/ora-pro-nobis/ora-pro-nobis.htm> Acessado em: 17 de março de 2015.
Girão, L. V. C.; et al. Avaliação Da Composição Bromatológica De Ora-Pro-Nóbis. Lavras – MG. Artigo Acessado em 17 de março de 2015.
MAZIA, R. S.; SARTOR, C. F. P. Influência do tipo de solo usado para o cultivo de pereskia aculeata sobre propriedade protéica. Revista Saúde e Pesquisa, v. 5, n. 1, p. 59-65, jan/abr. 2012 - ISSN 1983-1870.
RIBEIRO, P. dos A. et al. Ora-pro-nóbis: cultivo e uso como alimento humano. Uberlândia, v. 13, n. 1, p.70-81, jan. / jun. 2014.
SANTOS, P. S.K. et al. Cápsulas contendo a planta Pereskia Aculeata. Paraná, p. 2, out, 2014.
TACO. Tabela de composição de alimentos/NEPAUNICAMP. Campinas: NEPA-UNICAMP- 2ª ed., p. 114, 2006.
RODRIGUES S., MARINELLI P. S., OTOBONI A. M. M. B., TANAKA A. Y. E OLIVEIRA A. S. Caracterização química e nutricional da farinha de ora-pro-nóbis (Pereskia aculeata Mill.) Disponivel em: www.faef.revista.inf.br Acessado em 23de junho de 2015.