Relatório Técnico


O 9º Encontro Nacional de Tecnologia Química - ENTEQUI ocorreu no Centro de Eventos do Hotel Blue Tree Goiânia, na cidade de Goiânia, Goiás, nos dias 19 a 21 de setembro de 2016, sob o Tema Central: Tecnologias Limpas.

No dia 19 de setembro foi realizado o minicurso pré-evento com 4 horas aula sob o tema central do evento Tecnologias Limpas. Foi ministrado pelo Engenheiro Químico Roberio Fernandes Alves de Oliveira.

Na parte da noite ocorreu a abertura oficial do ENTEQUI. Na mesa, estiveram o Presidente da ABQ, Roberio Fernandes Alves de Oliveira; o Presidente do Conselho Regional de Química de Goiás, Wilson Botter Junior; o Presidente do 9º ENTEQUI, Estevão Freire; o Presidente da Regional Goiás da ABQ, Marcos dos Reis Vargas. A palestra de abertura que se seguiu sob o tema Tecnologias Limpas: Um Desafio Econômico e Ambiental foi dividida entre os Drs. Albenones José de Mesquita da Fundação de Apoio a Pesquisa do Estado de Goiás e Ivan da Glória Teixeira da Genix Farmacêutica. Seguiu-se uma rápida confraternização.

No dia 10 de setembro a programação iniciou-se com uma das Sessões de Pôsteres em que a metade dos trabalhos aprovados foram expostos. Momento de congraçamento entre autores e participantes. Fechando a parte da manhã seguiu-se a Sessão de Comunicações Orais com a apresentação de 5 trabalhos selecionados.

No período da tarde ocorreram duas palestras seguidas. Na primeira, Giovanni Barbara Nunes da Sanytti Química falou sobre Análise e Tratamento de Água e Efluentes: Teoria e Prática no Laboratório de Análise de Água e Efluentes. Na segunda, Estevão Freire da Escola de Química da UFRJ  falou sobre Ferramentas de prospecção tecnológica para tomada de decisão.

Fechando o dia ocorreu a mesa redonda Como conseguir o desenvolvimento tecnológico da empresa em época de crise econômica?. Participaram da mesma  Melchiades da Cunha Neto da Scitech, Marcelo Xavier de Oliveira da Globaltec e Aline Alves de Oliveira da Biocap Cosméticos. Moderou os trabalhos  Danns Pereira Barbosa da PUC-GO.

No dia 11 de setembro, novamente a primeira atividade foi a Sessão de Pôsteres com a outra metade dos trabalhos aprovados. A palestra que se seguiu foi Produção de biogás no Brasil, ministrada por Joachim Werner Zang do IFG. Após, nova Sessão de Comunicações Orais com a apresentação de mais 3 trabalhos.

Após o intervalo para o almoço, Sarah Silva Brum da UnB ministrou palestra sob o tema Tecnologia de Produção de Biomassa. Para fechar o evento ocorreu a mesa redonda sob o tema  Economia e mercado energético. Sob a moderação de Robério Fernandes Alves de Oliveira, palestraram Rachel Martins Henriques da EPE, Wagner Alves Vilela Júnior da FIEG e João Caetano Neto da CELG.

Alguns números importantes do ENTEQUI:

Esse foi o 1º ano do evento em Goiânia. Em 2017 será repetido naquela cidade. A Comissão acredita que os resultados tenham sido relativamente bons se observarmos que neste segundo semestre de 2016 a crise financeira que atingiu o país, impediu a presença de muitos professores e alunos, por conta da falta de subsídios das instituições de ensino e pesquisa. Espera-se que para o ano vindouro o pior momento tenha sido ultrapassado e se possa ter um quadro normal nas instituições.