Relatório Técnico


De 4 a 6 de setembro de 2017, sob a realização da Associação Brasileira de Química e sua Regional Goiás e sob o patrocínio da CAPES, FAPEG e PUC Goiás, foi realizado o 10º Encontro Nacional de Tecnologia Química – ENTEQUI.

O evento foi realizado no Auditório 3 da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Setor Universitário, Goiânia, Goiás. 

O Encontro teve seu início na tarde do dia 4 com o minicurso pré-evento “Química de Produtos Naturais” ministrado pelo Prof. Dr. Paulo Sergio Pereira do IFGoiano – Campus Rio Verde.  À noite ocorreu a abertura tendo a mesa o presidente nacional da ABQ, Engo. Químico Roberio Fernandes Alves de Oliveira; o presidente da ABQ-GO, Prof. Dr. Marcos Reis Vargas; o presidente do evento, Prof. Dr. Estevão Freire; a Diretora da PUC-Goiás, Mírian Sandra Rosa Gusmão; o palestrante da noite, Jefferson Dias de Araujo, da Laticínios Bela Vista. Após as falas dos membros da mesa, o palestrante falou sobre “Tecnologia Química e Recursos Naturais”.

Nos dois dias seguintes, a programação teve duas sessões de pôsteres com 36 trabalhos (todos apresentados) e duas sessões de comunicações orais com 9 trabalhos no total, tendo 8 sido apresentados.

A programação contou ainda com duas mesas redondas e seis palestras. As mesas discutiram, na primeira “Como explorar os recursos naturais de forma sustentável”, onde apresentaram-se Celso Flavio da Silva, da Vitalife; Estevão Freire da EQ-UFRJ; Wilson Mozena Leandro da UFG; sob a moderação de Roberio Fernandes Alves de Oliveira. Na segunda, o tema foi “Gestão de qualidade e a sustentabilidade ambiental” com Cesar Fonseca, da IGMetro; Marcos Roberto Teixeira Halasz, da FAACS-ES; Roberio Fernandes Alves de Oliveira, da ABQ; sob a moderação de Sergio Botelho de Oliveira, do IFG.

As palestras tiveram como temas “Pesquisa e desenvolvimento tecnológico” ministrada por Wagner da Silva Lima, da Votorantim; “Desenvolvimento de tecnologias visando a sustentabilidade” ministrada por Sarah Silva Brum, da UnB; “Recursos naturais no contexto da bioeconomia” ministrada por Estevão Freire, da EQ-UFRJ; “Desenvolvimento instrumental para aplicações analíticas e bioanalíticas em microssistemas” ministrada por Wendell Karlos Tomazelli Coltro, da UFG; “Reaproveitamento de resíduos agroindustriais para produção de materiais poliméricos e biocombustíveis” ministrada por Daniel Pasquini da UFU.

Alguns números importantes do ENTEQUI:

Com a realização dessa segunda versão do ENTEQUI em Goiânia e completando 10 anos de existência, o evento passa por uma reformulação em sua formatação e periodicidade. A partir dessa versão passará a ser bianual, sempre nos anos impares. Portanto o próximo ENTEQUI em sua 11ª versão ocorrerá em setembro de 2019 na cidade de Teresina, Piauí. Ficará na cidade apenas um ano. Dois anos após, o evento estará em outra cidade. Já na próxima versão haverão alterações na grade de programação atendendo a uma reformulação que abrange as sugestões dos participantes das 4 ultimas realizadas, dos integrantes das Comissões da ABQ que atuam no setor e da Gerencia de Eventos da ABQ. Os participantes não perdem por esperar.