11º Encontro Nacional de Tecnologia Química
Realizado em Tereseina/PI, de 11 a 13 de Setembro de 2019.
ISBN 978-85-85905-26-2

TÍTULO: UMA ABORDAGEM EXPERIMENTAL COM VITAMINA C E ÁGUA GASEIFICADA

AUTORES: Pereira, F.S. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO) ; Rosário, M.S. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO) ; Costa, M.C.P. (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO)

RESUMO: A água gaseificada artificialmente, à qual foi adicionado gás carbônico, como aditivo, para proteger a água de riscos provocados por bactérias, fungos e leveduras, é consumida por parte da população mundial, assim como a vitamina C como comprimido efervescente. Mas, diferente da água com gás, o comprimido de vitamina C libera o dióxido de carbono durante a efervescência em sua reção com a água. Neste trabalho, analisaremos a solubilidade dos gases em líquidos, o pH, a dissolução do bicarbonato de sódio (NaHCO3), o efeito do ferro metálico, o teor de CO2 e o efeito da temperatura e da pressão em amostras de Vitamina C e Água gaseificada.

PALAVRAS CHAVES: Estudo dos gases; Solubilidade; Físico-química

INTRODUÇÃO: Águas minerais são aquelas provenientes de fontes naturais ou de fontes artificialmente captadas que possuam composição química ou propriedades físicas ou físico-químicas distintas das águas comuns, com características que lhes confiram uma ação medicamentosa (ANVISA, 1945). É caracterizada pelo conteúdo definido e constante de sais minerais, pela presença de oligoelementos e outros constituintes, podendo ser naturalmente carbogasosa ou receber adição artificial de gás carbônico, neste caso designada: “com gás” ou “gaseificada artificialmente”, à qual foi adicionado o dióxido de carbono, e “sem gás” ou “não gaseificada”, à qual não foi adicionado o dióxido de carbono (MÖRSCHBÄCHER, 2015). Empresas responsáveis pelo fornecimento de água mineral adicionam compostos químicos a fim de atuarem como preservativos em bebidas. A principal função desses aditivos é impedir o crescimento e a germinação de micro- organismos mantendo, desta forma, a aparência e o sabor do mesmo e protegendo os consumidores dos riscos provocados por bactérias, fungos e leveduras, responsáveis por diversas patologias e infecções (PETRUCI & CARDOSO, 2015). Como, por exemplo, a adição de dióxido de carbono, chamado de gaseificação, na água durante o processo de envasamento. Comprimidos efervescentes, a exemplo da Vitamina C, são concebidos para darem rapidamente origem a uma solução, com liberação de dióxido de carbono. Normalmente, estes comprimidos são preparados por compressão das substâncias ativas com misturas de ácidos orgânicos (ex. ácido cítrico ou ácido tartárico) e bicarbonato de sódio. Quando um comprimido é colocado em um copo com água inicia-se uma reação química entre o ácido e o bicarbonato de sódio para formar um sal de sódio do ácido, dióxido de carbono e água (SUPP, 2011).

MATERIAL E MÉTODOS: EXPERIMENTO 1: DISSOLUÇÃO DE BICARBONATO DE SÓDIO (NaHCO3) Tomaram-se 100 mL de cada amostra separadamente por meio de uma proveta e foram adicionados em um béquer de 250 mL. Posteriormente, colocou-se um comprimido de vitamina C no béquer contendo água. Observou-se o comportamento do comprimido em água e depois mediu-se o pH da solução por meio de uma fita de pH. Foi realizado o mesmo procedimento de medição do pH depois de cada adição, de bicarbonato de sódio. EXPERIMENTO 2: REAÇÃO DO FERRO METÁLICO COM ÁCIDO Mediu-se o pH inicial das amostras por meio do papel indicador de pH e adicionou- se palha de aço em cada uma das amostras e na mistura entre elas. Então, acompanhou- se a evolução visual do experimento. Após 40 minutos, adicionou-se o peróxido de hidrogênio, por meio da pipeta, no fundo do béquer. EXPERIMENTO 3: EFEITO DA TEMPERATURA E DA PRESSÃO NA SOLUBILIDADE DO GÁS Usou-se as amostras fechados, e em triplicata: o primeiro, em baixa temperatura; o segundo, a 40ºC; o terceiro, inicialmente à 40ºC e depois em baixa temperatura. E então, abriram-se as tampas. E, então, anotou-se o comportamento do sistema em cada uma das condições. EXPERIMENTO 4: DETERMINAÇÃO DO TEOR DE CO2 Prendeu-se uma proveta de 500 mL, contendo água e sem a presença de bolhas, ao suporte universal, virada para baixo em uma cuba de vidro com água. Acoplou-se à proveta uma mangueira ligada a um Kitassato vedado. Realizaram – se três experimentos. Tampou-se cada um dos Kitassatos com a rolha, observando-se a formação espontânea de gás alterado no nível da água presente na proveta. Logo após a efervescência cessar, agitou-se o Kitassato e observou-se mais formação de gás. E então foi-se acrescentando pequenas porções de NaHCO3, até não haver mais formação de gás. Então calculou-se o teor de CO2

RESULTADOS E DISCUSSÃO: EXPERIMENTO 1: A vitamina C obteve um valor de pH igual 5. Sendo explicado pela quantidade de ácido ascórbico, por sua maior quantidade. E ao adicionarmos bicarbonato de sódio, qualitativamente, a solução foi adquirindo pH neutro, em seguida pH mais básico, em virtude da concentração de bicarbonato. EXPERIMENTO 2: O Fe contido na palha de aço reage com os ácidos contidos na Vitamina C e na água gaseificada. Essa reação é lenta, há o aumento de pH, pois a concentração de H+ diminui, levando à precipitação do Fe2+ como hidróxido. Colocado H2O2, observou-se no fundo, no sistema contendo vitamina C, uma coloração escura; na água gaseificada uma coloração amarela e na mistura dos dois produtos, uma coloração escura indicando reação de oxirredução. EXPERIMENTO 3: Em alta temperatura há maior depredimento de gás e devido a isso, sua solubilidade aumenta. Isso pôde ser observado no erlenmeyer da Vitamina C, através do barulho ao retirar a rolha, assim como no da água gaseificada, pelo barulho mais intenso e pouca formação de bolhas, ambos retirados da estufa. Em geladeira o gás está mais dissolvido e há pouca formação de bolhas. As garrafas que ficaram em estufa e depois na geladeira, observou-se um leve barulho, pois há dissolução do gás, mas este volta a se dissolve. Na mistura, retirado da geladeira a rolha sacou 3 vezes, devido ao despredimento do gás ao sair da geladeira. E, depois retirado da estufa, houve um barulho intenso, observando a condensação do gás. EXPERIMENTO 4: Dois dos experimentos os cálculos ficaram foram realizados, devido a falta de informações na composição da água. Com os resultados das variações das reações realizadas espontaneamente e sob agitação, pôde-se observar, como o volume variou, principalmente após agitação, produzindo um aumento no volume.

CONCLUSÕES: Levando-se em conta os resultados obtidos, conclui-se que, com a variação de pH há alteração na concentração de CO2 em solução. A concentração altera-se também com a temperatura, que modifica a solubilidade desse gás nas amostras. Além da possibilidade de determinar-se o teor do CO2 que é liberado durante a reação, tanto espontaneamente como sob agitação. Por ultimo, as reações com o ferro da palha de aço, o ácido da vitamina C e o peróxido de hidrogênio da água oxigenada, resulta em diferentes colorações.

AGRADECIMENTOS: À Deus, aos laboratórios de química e Macromolécula e Produtos Naturais-UEMA, a prof. Dra Maria Célia Pires Costa e ao GEPEQUIMA.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: ANVISA. AGENCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA. CÓDIGO DE ÁGUAS MINERAIS, DECRETO-LEI Nº 7841. DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO, 1945.
MÖRSCHBÄCHER, A. P; SILVA, A. M. da; SOUZA, C. F. V. de. DETERMINAÇÃO DO TEOR DE SÓDIO, POTÁSSIO E CÁLCIO EM AMOSTRAS DE ÁGUA MINERAL COMERCIALIZADAS NO VALE DO TAQUARI, RS. REVISTA DESTAQUES ACADÊMICOS, VOL. 7, N. 4 - CETEC/UNIVATES, 2015.
PETRUCI; J. F. DA S.; CARDOSO, A. A; PEREIRA, E. A. DESENVOLVIMENTO E VALIDAÇÃO DE MÉTODO ANALÍTICO PARA DETERMINAÇÃO DE BENZOATO, SORBATO, METIL E PROPILPARABENOS EM PRODUTOS ALIMENTÍCIOS UTILIZANDO A ELETROFORESE CAPILAR. QUIMICA NOVA, VOL. 34, NO. 7, 1177-1181, 2011.
SUPP, A. D. CONTROLE DE QUALIDADE DE COMPRIMIDOS EFERVESCENTES DE VITAMINA C DISPONÍVEIS EM FARMÁCIAS DO SUL DE SANTA CATARINA. DISSERTAÇÃO (TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO) - CURSO DE FARMÁCIA, UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE – UNESC, 2011.