Convidados

ANDERSON DE OLIVEIRA LOBO

ANDERSON DE OLIVEIRA LOBO

Professor Titular-Livre do Departamento de Engenharia de Materiais da Universidade Federal do Piauí e produtividade em pesquisa do CNPq. É bacharel em Engenharia Biomédica e doutor em Ciências pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica. Obteve o pós-doutoramento em Bioengenharia na Harvard Medical School e Massachusetts Institute of Technology (Harvard-MIT Health Sciences and Technology) finalizado em 2017.
Possui experiência didático-científica na área de Engenharia de Materiais e Biomédica. Atua diretamente no desenvolvimento de biomateriais biomiméticos e bioinspirados aplicados a engenharia tecidual e  nanomedicina.
Possui mais de 100 artigos indexados em revistas de seletiva política editorial, mais de 2100 citações e índice H=22.  É editor chefe e associado de periódicos internacionais.

ANDERSON NOGUEIRA MENDES

ANDERSON NOGUEIRA MENDES

Possui graduação em Ciências Biológicas Modalidade Médica pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2004) e doutorado no programa de Programa em Tecnologia de Processos Químico e Bioquímico - Escola de Química- UFRJ (2012).
Foi premiado pelo Santander Universidades em uma categoria especial dedicada aos professores universitários brasileiros que dedicam a vida acadêmica em prol do ensino superior (2012).
Atualmente é professor adjunto II do departamento de Biofísica e Fisiologia e professor dos programas de pós-graduação mestrado da saúde da mulher e mestrado e doutorado em química.
Possui conhecimento na área de fisiologia e biofísica e nanotecnologia destacando os seguintes temas: câncer, biotecnologia e nanotecnologia, com foco em liberação controlada de fármacos, desenho e aplicação de sistemas nanoparticulados na área de saúde.

ANDRÉ LUIS MENEZES CARVALHO

ANDRÉ LUIS MENEZES CARVALHO

Possui graduação em FARMACIA pela Universidade Federal do Piauí (2002), Mestrado (2007) e Doutorado (2012) em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal de Pernambuco, na área de produção e controle de qualidade. Realizou estágio após o doutorado na Universidade de Lisboa, no departamento de Tecnologia Farmacêutica e Farmácia Galênica (2014).
Atuou em FARMÁCIA MAGISTRAL,  em um Centro de Biodisponibilidade / Bioequivalência da UFPE e como Gerente da Qualidade de uma Indústria Farmacêutica, na cidade de Jaboatão dos Guararapes - PE.
Foi coordenador da Farmácia Escola UFPI.
Atualmente é Professor Adjunto II do curso de Farmácia - UFPI, Professor do Curso de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas / PPGCF / UFPI e Programa de Pós - Graduação em Odontologia. Pesquisador líder do grupo de pesquisa, intitulado: LADERMO - LABORATÓRIO DE DERMOFARMÁCIA.
Tem experiência na área de Farmácia, com ênfase em Farmacotécnica, TECNOLOGIA FARMACÊUTICA atuando principalmente nos seguintes temas: microemulsões, nanoemulsões, cristais-líquidos, emulgel, formulações tópicas, transdérmicas para o tratamento de leishmanioses, da dor e processos infecciosos. 

ANDREA ZILLE

ANDREA ZILLE

Graduou-se em Ciência do Ambiente com especialização em Bioquímica pela Universidade de Veneza (Itália) em 2000. Em 2005, completou o doutoramento em Engenharia Têxtil, ramo Química Têxtil, na Universidade do Minho (UM).
Entre 2008 e 2011 trabalhou no Instituto de Biologia Molecular e Celular (IBMC) da Universidade do Porto. Em 2012, foi contratado pelo Centro de Ciência e Tecnologia Têxtil (2C2T) da UM como Investigador Auxiliar ao abrigo do programa "Ciência 2008”. Em 2017, ganhou o concurso do programa “investigador FCT” sendo contratado como Investigador Principal.
Atualmente, lidera a linha de investigação "Bio- e nano-tecnologia aplicada aos materiais" consolidando a linha de pesquisa sobre as propriedades antimicrobianas e anti-incrustantes de materiais fibrosos poliméricos com revestimentos ativos de enzimas ou nanopartículas, na Universidade do Minho, Centro de Ciência e Tecnologia Têxtil (2C2T), Guimarães, Portugal.
Desde 2003, publicou 54 artigos em revistas internacionais com revisão por pares e 3 capítulos de livros, com cerca de 1500 citações. 

CIRO GONÇALVES E SÁ

CIRO GONÇALVES E SÁ

Doutor em Farmacologia e Química Medicinal (UFRJ LASSBio 2017).
Tem experiência na área de Farmácia com ênfase em manipulação.
Leciona nas disciplinas de bioquímica, citologia, farmacologia, saúde pública, imunologia, hematologia e química farmacêutica.
Professor da Faculdade Maurício de Nassau Teresina.



EDMILSON MIRANDA DE MOURA

EDMILSON MIRANDA DE MOURA

Doutor em Química Inorgânica pela Universidade Federal de Minas Gerais (1999) e Pós-Doutor pelo Instituto de Química da Universidade de São Paulo (IQ/SP, 2014).
Atualmente é professor Associado IV da UFPI.  Criou e coordena (juntamente com a Profa. Dr. Carla Verônica) o Laboratório de Biodiesel e Materiais da UFPI (LBM, 2008), orientou e orienta alunos de iniciação científica, mestrado e doutorado.
Atualmente é Diretor do Centro de Ciências da Natureza - CCN. 



EVERSON THIAGO SANTOS GERÔNCIO DA SILVA

EVERSON THIAGO SANTOS GERÔNCIO DA SILVA

Possui graduação em Licenciatura Plena em Química pela Universidade Federal do Piauí (2008), mestrado e doutorado pela Universidade Estadual de Campinas - Unicamp (2010 e 2015, respectivamente).
Possui experiências na área de síntese de polímeros condutores e semicondutores, além de síntese e dopagem de óxidos semicondutores, celulas solares, fotocatálise e foto-redução de CO2.
Atuou como pesquisador da Universidade Estadual de Campinas em nível de pós-doutorado pelo período de 2 anos, com ênfase na área de eletroquímica, atuando principalmente na fabricação de dispositivos eletroquímicos portáteis em plataforma de papel para análises de monitoramento e diagnóstico point-of-care.
Atualmente é Professor da Universidade Federal do Piauí e pesquisador do Laboratório de Automontagem Supramolecular - LAS.

 

GERALDO EDUARDO DA LUZ JUNIOR

GERALDO EDUARDO DA LUZ JUNIOR

Doutor em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2010).
Foi diretor Técnico-científico da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (FAPEPI).
Atualmente é professor Associado I da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), coordenador do PPGQ e Pró-Reitor de Administração.
Orientador de alunos de iniciação científica, mestrado e doutorado em programas de Pós-Graduação em Química da UFPI, Uespi e RENORBIO. Tem experiência na área de Química, principalmente, nos temas: catalisadores heterogêneos, peneiras moleculares mesoporosos, fotocatálise, biocombustíveis, remediação ambiental e ensino de Química.



JOÃO SAMMY NERY DE SOUZA

JOÃO SAMMY NERY DE SOUZA

Professor Adjunto II da Universidade Federal do Piauí, Campus Professora Cinobelina Elvas-Bom Jesus.
Possui graduação em Licenciatura em Química pela Universidade Estadual do Ceará (2002), mestrado (2004) e doutorado (2009) em Química pela Universidade Federal do Ceará.
Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química dos Produtos Naturais, atuando principalmente nos seguintes temas: líquido da castanha de caju, anetol, heliotropium indicum, heliotropium polyphyllum, ganoderma lucidum, biocatalisadores, esteróides, alcalóides pirrolizidínicos, CG e HPLC.
É presidente da ABQ Regional Piauí. 

 

 

LÍVIO CESAR CUNHA NUNES

LÍVIO CESAR CUNHA NUNES

Superintendente da Fadex (Fundação de Apoio da UFPI e do IFPI/2016-2019.
Coordenador da Câmara Técnica em Inovação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí - FAPEPI.
Editor Chefe do Boletim Informativo Geum (ISSN 2237-7387) e Membro da Associação Brasileira de Editores Científicos - ABEC.
Possui uma empresa incubada "Fito Fit - Suplementos e Produtos Naturais" na INEAGRO-UFPI, atualmente selecionada para aceleração no programa FAPEPI-SEBRAE de inovação.
Tem experiência na área de tecnologia farmacêutica e desenvolvimento de produtos, com ênfase em produção e controle de medicamentos e correlatos. Atua principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento tecnológico de medicamentos e correlatos, empreendedorismo e propriedade intelectual.
Professor da disciplina de Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia. Chefe da Unidade de Apoio a Ambientes de Inovação-UFPI. Coordenador do mestrado profissional em rede: Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia - PROFNIT.

MARCUS VINÍCIUS LIA FOOK

MARCUS VINÍCIUS LIA FOOK

Possui doutorado em Química pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005).
Atualmente é professor Associado III da Universidade Federal de Campina Grande, participa como representante da REBRATS/ Ministério da Saúde, Presidente da Sociedade Latino Americana de Biomateriais e Órgãos Artificiais/SLABO.
Membro do comitê gestor nacional harpya da Fundação Oswaldo Cruz, membro da ASSOCIAÇÃO DOS LABORATÓRIOS FARMACÊUTICOS OFICIAIS DO BRASIL (ALFOB) e coordenador do Laboratório de Avaliação e Desenvolvimento de Biomateriais do Nordeste - CERTBIO.
Tem experiência na área de Química, com ênfase em Biomateriais, atuando principalmente nos seguintes temas: Biomateriais, Biopolímeros, Biocerâmicas, Modificação de Superfície e Sistemas de Liberação Controlada de Fármacos.

MARIA DE FATIMA VITORIA DE MOURA

MARIA DE FATIMA VITORIA DE MOURA

Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1986), mestrado em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1994) e doutorado em Química (Química Analítica) [Sp-Capital] pela Universidade de São Paulo (1998).
Atualmente é Professora Adjunto III da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Tem experiência na área de Química Analítica, com ênfase em Análise Térmica, Espectroscopia IV, Espectroscopia de Absorção Atômica, Espectroscopia de Absorção Molecular, atuando principalmente nos seguintes temas: análise de alimentos, análise de medicamentos.

 

NAISE MARY CALDAS SILVA

NAISE MARY CALDAS SILVA

Possui graduação em Licenciatura Plena em Química pela Universidade Estadual do Piauí (2002), mestrado em Química Anaítica pela Universidade de São Paulo - São Carlos (2005) e doutorado em Química pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2008). Foi bolsista do Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD) pela Universidade Federal do Piauí (2009). Atualmente é Professora Adjunta da Universidade Federal do Piauí, Campus Universitário "Ministro Petrônio Portella", Teresina/PI. Tem experiência na área de Química Analítica, atuando principalmente nos seguintes temas: Desenvolvimento de métodos para o preparo de amostras, análises elementares por Espectrometria de Absorção Atômica (AAS), Atividade Antioxidante e Estabilidade Oxidativa de Óleos Vegetais.

RAPHAEL SALLES FERREIRA SILVA

RAPHAEL SALLES FERREIRA SILVA

Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, mestrado e doutorado em Química de Produtos Naturais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Atualmente é professor de Química Orgânica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro.
Presidente da Associação Brasileira de Química-Regional do Rio de Janeiro, membro do comitê de avaliação técnico-científica da Associação Brasileira de Química.
Revisor de resumos da Sociedade Brasileira de Química.
Possui 30 artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais e 1 patente depositada, nas áreas de síntese orgânica, química de produtos naturais, química de heterociclos, técnicas cromatográficas, geoquímica orgânica e modelagem molecular.

REGILDA SARAIVA DOS REIS MOREIRA ARAÚJO

REGILDA SARAIVA DOS REIS MOREIRA ARAÚJO

Graduada em Nutrição/UFPI, Mestrado em Tecnologia de Alimentos/UFC (Fortaleza-CE), Doutorado em Ciência de Alimentos /USP (São Paulo-SP). Pós-Doutorado em Ciência de Alimentos / UFMG (Belo Horizonte-MG) e Pós-Doutorado em Nutrição em Saúde Pública/USP (São Paulo-SP).
Pesquisadora do CNPq. Consultora Ad Hoc da CAPES, CNPq, FAPEPI, FAPEMIG, FAPESP, FAPEMA, FUNCAP.
Revisora de periódicos Científicos Nacionais e Internacionais. 
Diretora da Secretaria Adjunta da SBCTA, gestão 2019-2021.; Secretária da SBCTA-Piauí. Prêmio Nutrition 2019 e 2016 (promovido pela Herbalife Internacional).Membro do Comitê de Assessoramento da Pós-Graduação na UFPI.

TECIA VIEIRA CARVALHO

TECIA VIEIRA CARVALHO

Pós-doutorado pelo Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE, doutorado em Biotecnologia pela RENORBIO - Universidade Federal do Ceará - UFC (2010), Mestrado em Ciências Marinhas Tropicais - Universidade Federal do Ceará - UFC (2006), MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas - FGV (2007) e graduação em Química Industrial pela Universidade Federal do Ceará - UFC (1992).
Foi Presidente da Rede de Incubadoras de Empresas do Ceará (2012-2016), Diretora Adjunta do Parque de Desenvolvimento Tecnológico-PADETEC (2006 -2018), Coordenadora Geral do Fórum de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologias-FORTEC-NE (2012-2014).
Atualmente é Presidente do Núcleo de Estudos e Pesquisas do Norte e Nordeste-NEPEN, diretora científico, tecnológico e inovação da Associação Acadêmica de Propriedade Intelectual e vice coordenadora do mestrado profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação - PROFNIT.
Atua nas áreas de química e tecnologias ambientais e também na área de Gestão Empreendedora, Gestão da Inovação e Gerenciamento de Projetos Inovadores.