Palestras

11/09/2019 18:00h : Empreendedorismo e inovação: O caminho para a sustentabilidade das novas tecnologias.

Súmula:
Inovação e sustentabilidade, os dois pilares para a construção de uma visão empresarial competitiva, mas vários os desafios que as pequenas e micro empresas enfrentam para inovar, acessar conhecimento e incorporar novas tecnologias. Muitas vezes a chave para a inovação é melhorar a gestão de pessoas ou capacitar a equipe, trazendo conhecimento para o negócio. Inovação tornou-se quase sinônimo de salvação e até obsessão, principalmente desde que a indústria da informática e das telecomunicações recriou o ambiente social e econômico com novos e revolucionários produtos e sistemas e, depois, quando o impasse criado pelas crises parecia ter sepultado os velhos padrões de desenvolvimento (SEBRAE, 2012). No Brasil, porém, a inovação ainda tenta conquistar seu lugar na cultura e nos investimentos das empresas, nessa perspectiva, a pequena empresa tem um papel fundamental, de acordo com Stuart Hart, professor da Universidade de Cornell, nos Estados Unidos, fundador e diretor do Centro Global de Empreendimento Sustentável. Ele defende há muito tempo que o desenvolvimento sustentável deve ser focado no desenvolvimento de novos produtos e serviços para a base, com tecnologias novas e limpas, e promover a inclusão social. As oportunidades, portanto, vão continuar crescendo, não só para quem tem um emprego formal razoavelmente remunerado como também para os empreendedores, que, tudo indica, não serão poucos. Números do Instituto de Pesquisa Data Popular, especializado no estudo do mercado popular no Brasil, revelaram que há 22,5 milhões de pessoas com planos de abrir seu próprio negócio, a maior parte no Norte e Nordeste. No futuro o emprego de carteira assinada e o concurso público não serão vistos como um fim pelas pessoas, mas apenas como degrau para chegar ao ponto de abrir um negócio, pois o empreendedorismo aliado inovação poderá leva-los a conquistar um espaço ainda preenchido por poucos.

Palestrante: TECIA VIEIRA CARVALHO
Currículo.

Apresentador: Prof. Dr. João Sammy Nery de Souza - UFPI / ABQ-PI.


12/09/2019 09:30h : CERTBIO: Experiência de um Laboratório Acreditado.

Súmula:
A palestra abordará a experiência do Laboratório de Avaliação e Desenvolvimento de Biomateriais do Nordeste - CERTBIO como um laboratório acreditado pelo Inmetro para realização de ensaios em próteses mamárias, e no desenvolvimento de biomateriais cerâmicos, poliméricos e biossensores.

Palestrante: MARCUS VINÍCIUS LIA FOOK
Currículo.

Apresentador: Prof. Dr. Edson Cavalcanti da Silva Filho – UFPI.


12/09/2019 13:30h : Desenvolvimento de fármacos a partir de produtos naturais.

Súmula: 
A palestra abordará, após uma breve introdução sobre química de produtos naturais, os fármacos que são de origem natural ou foram desenvolvidos a partir de produtos naturais. Serão apresentadas as estratégias sintéticas aplicadas em química medicinal e suas correlações com a química de produtos naturais. A palestra também abordará as perspectivas na área.

Palestrante: RAPHAEL SALLES FERREIRA SILVA
Currículo.

Apresentador: Prof. Me. Jean Carlos Antunes Catapreta – UFPI / ABQ.


12/09/2019 14:30h : Teragnósticos: novos modelos de diagnósticos e tratamento como alvo a terapia antitumoral.

Súmula:
Durante a apresentação abordaremos alguns aspectos da evolução da nanociência e sua relação com os avanços na medicina moderna. Destacamos com isso, a nanotecnologia para o desenvolvimento de protótipos farmacológicos antitumorais, dentro da perspectiva do combate ao cancer e como podemos minimizar alguns efeitos colaterais. Por fim, termos uma abordagem em relação ao futuro da terapia antitumoral associada a sistemas de diagnósticos, o que denominamos de teragnósticos.  

Palestrante: ANDERSON NOGUEIRA MENDES
Currículo.

Apresentador: Prof. Dr. Francílio de Carvalho Oliveira – UNINOVAFAPI / Estácio Teresina / ABQ-PI.


13/09/2019 09:30h : Tecnologia na indústria (título provisório)

Súmula:
Em breve.

Palestrante: ANDREA ZILLE
Currículo.

Apresentador: Prof. Dr. João Sammy Nery de Souza – UFPI / ABQ-PI.


13/09/2019 13:30h : Tecnologia farmacêutica aplicada ao desenvolvimento de produtos tópicos.

Súmula:
Introdução à pesquisa e desenvolvimento de formas tópicas, pele e anexos como rota de passagem de moléculas, promotores de permeação cutânea, formulações convencionais e sistemas nanoestruturados, ensaios de liberação e permeação cutânea in vitro, estudos de caso e experiências exitosas de pesquisa na área.

Palestrante: ANDRÉ LUIS MENEZES CARVALHO
Currículo.

Apresentador: Prof. Dr. Francílio de Carvalho Oliveira – UNINOVAFAPI e Estácio Teresina / ABQ-PI.


13/09/2019 14:30h : Desenvolvimento de Alimentos Funcionais utilizando materias-primas da Biodiversidade Brasileira.

Súmula:
Serão abordados os alimentos funcionais, o desenvolvimento de produtos e a biodiversidade brasileira, principalmente com relação às frutas, hostaliças, enfatizando a matéria-prima regional para desenvolvimento de novos alimentos funcionais.

Palestrante: REGILDA SARAIVA DOS REIS MOREIRA ARAÚJO
Currículo.

Apresentador: Prof. Dr. Samuel Anderson Alves de Souza - UFPI / ABQ-PI.