ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE QUÍMICA

INFORMAÇÃO IMPORTANTE 

     A Associação Brasileira de Química – ABQ vem acompanhando com atenção a pandemia que estamos vivendo no Brasil, e no mundo, pelo COVID-19. Quando se fez necessário, eventos que seriam realizados neste ano de 2020, foram adiados para 2021, no sentido de preservar a saúde dos associados, participantes, membros da ABQ e seus colaboradores.
     No caso específico do 60º Congresso Brasileiro de Química – CBQ, marcado para os dias 10 a 13 de novembro, na cidade de Foz do Iguaçu, Paraná, isso não ocorreu. Até esse momento, final do mês de junho, as medidas observadas na cidade, no Centro de Eventos que abrigará o congresso e no país de uma forma geral são indicativos de que o mesmo possa se realizar. Temos picos da doença em locais específicos e em outros a curva de queda existe.
     Ainda assim, vemos com cuidado essa decisão, acreditando que possa ser tomada em definitivo no final do mês de agosto, quando teremos um quadro mais claro das condições de saúde e do contágio de maneira geral.
     Como é óbvio à todos, um evento do porte do CBQ, não pode ser organizado em uma semana, quiçá em um mês. Dessa forma o staff de eventos da ABQ permanece trabalhando para a realização do evento. Se não ocorrer, lamentamos. Se ocorrer, precisa que tudo esteja perfeito.
     A Prefeitura da cidade de Foz do Iguaçu liberou a realização dos eventos a partir de agosto. Os hotéis e pousadas voltaram a aceitar reservas de hospedagem a partir do mês de julho. A cidade tinha em 28 de junho, 545 casos de pessoas contaminadas, estando 18 internadas e, infelizmente, ocorreram 8 óbitos.
     O Hotel Golden Park Internacional Foz do Iguaçu está atuando com todas as medidas de prevenção segundo a Vigilância Sanitária do município. Nas áreas ocupadas pelo CBQ teremos álcool gel disponível, as portas blindex de acesso ao centro de eventos estarão abertas para a circulação de ar da rua, as salas de cursos com capacidade para 80 pessoas terão no máximo 40, nos auditórios o distanciamento entre cadeiras será o determinado, não teremos na área de exposição estandes que geram aglomeração. Com isso o espaço locado que teria os estandes e os trabalhos, será ocupado somente pelos painéis, o que fará com que os mesmos fiquem mais distantes uns dos outros. O uso de máscaras será exigido a todos que estiverem no local. Nossos profissionais serão intransigentes com essa exigência. Caso alguém não se sinta à vontade ou não queira usa-la, não participará do CBQ.
     Temos certeza que, caso ocorra, ofereceremos um excelente evento, do nível da programação ofertada, que já estava fechada antes da pandemia, e foi mantida. Voltamos a nos manifestar no final de agosto. Se desejar mais alguma informação, entre em contato: abqeventos@abq.org.br

Rio de Janeiro, 1 de julho de 2020

Silvana Carvalho de Souza Calado
Presidente da ABQ