TÍTULO:A HISTÓRIA DA CIÊNCIA COMO EIXO INTERDISCIPLINAR NA EDUCAÇÃO
AUTORES:ARAÚJO, ROBSON JORGE DE.-UFMG-CSA
RESUMO:	O objetivo deste trabalho é apresentar uma pesquisa sobre a inserção da história da 
ciência em aulas de química e discutir a história das ciências como eixo condutor da 
interdisciplinaridade.  
PALAVRAS CHAVES:história, interdisciplinaridade, educação.
INTRODUÇÃO:A química geralmente é apresentada de forma árida, descontextualizada e afastada de 
nossa vida cotidiana.  Porém, nesses últimos anos, percebi o quanto e como as aulas 
de química eram bem recebidas com o uso de textos de história da química na 
introdução de cada tema do programa.  A partir daí, acreditei na possibilidade de 
visualizar o ensino da química em outras áreas, dando assim um entendimento maior a 
fatos e fenômenos que ocorreram e ocorrem na história da humanidade.  Apesar desse 
investimento ter ocorrido esporadicamente, o que eu ganhava no trabalho como 
professor era difícil de dimensionar e por isso resolvi realizar essa pesquisa para 
melhor comunicar minha experiência profissional.
MATERIAL E MÉTODOS:O trabalho foi realizado em cinco etapas e está inserido em uma proposta filosófica 
que define o aluno como sujeito crítico e autônomo e o saber como algo que é 
construído a partir de uma postura interdisciplinar.  Na primeira, no início do ano 
letivo, foi aplicado um questionário aos alunos (anexo I).  O objetivo do 
questionário foi traçar um perfil do aluno, seus recursos, sua afinidade pela 
ciência e seu conhecimento de história da química.  Em um segundo momento o 
questionário e seus resultados foram analisados.  A  partir desses dados elaborei 
gráficos que indicam o tipo de aluno que trabalhava (anexo II).  Na terceira  etapa, 
durante o andamento do curso regular, duas aulas especiais foram programadas com 
ênfase na história da química.  Elas ocorreram normalmente, sem prévio aviso ou 
preparação dos alunos para a ocasião. O trabalho foi feito com alunos da terceira 
série do ensino médio.  Os capítulos escolhidos foram a eletroquímica e a química 
orgânica. Posteriormente, na quarta etapa, foi aplicado aos alunos um questionário 
(anexo V) avaliando o conteúdo de história da química e o grau de envolvimento com a 
estratégia adotada.  
RESULTADOS E DISCUSSÃO:Na análise dos resultados encontrei mudanças significativas nas respostas dos 
alunos.  Nas primeiras tentativas de abordar a história da química como eixo 
condutor da aula houve resistências.  Mas, ao final desse curto trabalho, a maioria 
dos alunos reconheceu a complexidade do conhecimento e a influência do contexto 
histórico-filosófico, econômico e cultural na produção do conhecimento científico.  
Entendo que essa abordagem, utilizando a história das ciências, contribui para o 
desenvolvimento da crítica da atividade científica e conseqüentemente, da ciência.  
Devemos também estimular a revalorização do pensamento histórico na prática 
pedagógica das ciências.  Revelar ao aluno a história científica não somente de 
forma ilustrativa, mas para além das chamadas “experiências cruciais”, que são 
utilizadas como únicas referências históricas na apresentação das ciências.
CONCLUSÕES:  Ao utilizar a história da química como estratégia didática encontrei muitas 
dificuldades na abordagem do conhecimento científico.    Ao relacionar a química com 
fatos políticos, econômicos, sociais, morais e tecnológicos,através de sua história, 
possibilitamos uma visão mais completa de nossa cultura e nossos valores, se opondo 
à tradicional visão de algo pronto e acabado.
AGRADECIMENTOS:
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA:MATHEWS, M. R. History, philosophy and science education: the present reapproachment.  Science and education, 1 (1), 11-47, 1992.
SAVIANI, N. Saber escolar, currículo e didática.  Campinas: Autores associados, 1994.
MARTINS, Roberto de Andrade.  Sobre o papel da história da ciência no ensino.  Boletim da SBHC (9): 3-5, 1990.