TÍTULO: O EFEITO TYNDALL NA DISTINÇÃO ENTRE SOLUÇÕES E COLÓIDES

AUTORES: SILVA NETO, H. G. (UFPE) ; PRAZERES, M. L. A. (UFPE) ; ALMEIDA, H. C. R. (UFPE)

RESUMO: O objeto deste trabalho é diferenciar soluções verdadeiras e soluções coloidais através de ensaios de espalhamento de luz com laser. Além disso, explorar o conceito de colóides, por se tratar de um tema bastante atual (JUNIOR, et al., 1999). Para isto, elaborou-se um experimento simples e viável para a sala de aula. O planejamento metodológico foi elaborado na perspectiva do experimento ser utilizado como instrumento de apoio à elaboração de conceitos relacionados a soluções e colóides cujo resultado tem despertado interesse e participação efetiva por parte dos alunos.

PALAVRAS CHAVES: efeito tyndall; soluções; colóides.

INTRODUÇÃO: Para muitos pesquisadores, os dispersos com diâmetros médios entre 1,0 nm e 103 nm constituem fronteiras gerais para uma classificação e diferenciação entre soluções verdadeiras e mistura. Assim, as partículas com diâmetro inferior a 1,0 nm são chamadas de soluto e constituem quando dispersos em um solvente, soluções verdadeiras. Por outro lado, partículas com diâmetro superior a 103 nm estariam dispersas em misturas denominadas suspensões. Entretanto, partículas com tamanhos intermediários a faixa de 1,0 nm e 1000 nm participam de um campo muito importante, chamado de misturas coloidais ou simplesmente, colóides (JUNIOR, et al., 1999). Partículas coloidais são suficientemente pequenas para desenvolver movimentos espontâneos provenientes de colisões e repulsões entre elas, porem quando um feixe de luz atravessa a solução é possível observar o caminho que a luz percorre dentro do sistema. Este fenômeno, conhecido como efeito tyndall, ocorre devido à dispersão de luz pelas partículas coloidais (HARTZ, 2005). Em soluções verdadeiras, não se verifica o trajeto do feixe de luz. Com o objeto de diferenciar soluções verdadeiras e soluções coloidais através de ensaios de espalhamento de luz com o uso do laser, elaborou-se um experimento simples e viável para o 2º ano do ensino médio.

MATERIAL E MÉTODOS: Os materiais e reagentes utilizados foram: uma estante para tubos de ensaio; 6 tubos de ensaios; 4 pipetas volumétricas de 5 mL; uma fonte de laser; solução 3,0 mol.L-1 de ácido sulfúrico (H2SO4); solução 3,0 mol.L-1 de tiossulfato de sódio (Na2S2O3); água destilada; etanol; óleo mineral e glicose. Inicialmente, foram adicionados a cada tubo de ensaio os seguintes sistemas: 4 mL de uma solução de Na2S2O3 diluído + H2SO4 diluído; 4 mL de uma solução de Na2S2O3 concentrado + H2SO4 concentrado; 4 mL de água destilada + glicose; 4 mL de óleo mineral; 4 mL de álcool e 4 mL de água + leite. Após esta etapa, as amostras foram submetidas a um feixe de luz emitido por um laser e as observações registradas.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Ao misturar as soluções de H2SO4 e Na2S2O3 diluída não se observa nenhuma mudança aparente. Já com as soluções concentradas, ocorre uma variação de coloração do incolor para o amarelo. O colóide é obtido através da reação entre o ácido sulfúrico e o tiossulfato de sódio de acordo com a equação 2H+(aq) + S2O32-(aq) → H2S2O3(aq). O produto formado é o ácido tiossulfúrico e este se decompõe imediatamente produzindo ácido sulfuroso e enxofre coloidal4 de acordo com a equação 8 H2S2O3(aq) → 8 H2SO3(aq) + S8(s). A coloração amarela é proveniente do enxofre formado na decomposição do ácido tiossulfúrico (HARTZ, 2005). Ao submeter às soluções na presença do laser obteve os seguintes resultados como mostra a tabela 1.
Tabela 1. Resultados obtidos após a incidência do feixe de luz emitido pelo laser.



CONCLUSÕES: O experimento realizado tem despertado interesse e participação efetiva na maioria dos alunos tanto na execução quanto na busca de conclusões pertinente aos conceitos visto em sala de aula. Além disso, colóide é um tema bastante relacionado com o dia-a-dia do cidadão (JUNIOR, et al., 1999) e dessa forma precisa ser bem trabalhado.

AGRADECIMENTOS: CAPES-DQF-UFPE

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: JUNIOR, M. J.; VARANDA, L. C. Química Nova na Escola, N° 9, 1999, p.9-13.
HARTZ, D. O. Artigo: Colóides, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, Nova Hamburgo, 2005.