TÍTULO: ALQUÍMICA: DA ALQUIMIA A QUÍMICA DO FUTURO

AUTORES: SILVA (UECE) ; SILVA (UECE)

RESUMO: Este trabalho aborda o desenvolvimento da Química dividido em cinco tópicos definidos como: alquimia, a química em diferentes épocas, cronologia, química atual e química do futuro. Esses cincos tópicos encontram-se divididos, mas estão seguindo uma ordem cronológica. O trabalho apresenta a importância da química, como ciência, dando ênfase para os alquimistas e químicos que fizeram parte dessa história, através de suas incríveis e importantíssimas descobertas realizadas em diferentes lugares e épocas. Por meio de pesquisas bibliográficas ficou evidente que hoje fazem parte da nossa realidade, do nosso dia-a-dia, idéias que na antiguidade eram tidas como quase impossíveis e que basta olharmos ao nosso redor para perceber estas realizações.

PALAVRAS CHAVES: alquimia e química

INTRODUÇÃO: O termo química pode ser conceituado como a Ciência que estuda a natureza da matéria, suas propriedades, suas transformações e a energia envolvida nesses processos (Sardella, 2000). Contudo, diante do avanço tecnológico dessa ciência não podemos conhecê-la apenas com sua definição, para se ter um conhecimento completo temos que conhecer toda sua história. A alquimia foi uma fase importante para a química moderna, uma vez que nesse período foram desenvolvidos muitos dos procedimentos e conhecimentos que são utilizados pela química atualmente. Existiam basicamente três objetivos principais na prática da alquimia: produzir a Pedra Filosofal (substância que aumentaria os poderes de um alquimista), onde através desta seria possível atingir os outros objetivos; a transmutação de metais inferiores em ouro e, por fim, produzir o Elixir da Longa Vida (remédio que curaria todas as doenças, dando vida eterna a quem ingerisse) (Sardella, 2000). Esse estudo também poderá ser aproveitado no sentido de conscientizar e explicar verdadeiramente o que significa química, que abrange várias outras áreas do conhecimento científico e que se divide classicamente em quatro disciplinas: Físico-química, Química Analítica, Química Inorgânica e Química Orgânica. Para que isso ocorra, este projeto apresenta uma seqüência cronológica. Esta se inicia com o período compreendido como Alquimia, mostrando sua origem, seus principais seguidores dessa tradição, suas principais descobertas e seu término com a passagem desta para a Química Moderna. Em seguida passando pelo histórico da Química em diferentes épocas (do século XVI ao XX), na Química atual e uma abordagem sobre a Química do futuro.




MATERIAL E MÉTODOS: Foram feitas pesquisas bibliográficas com a utilização dos seguintes instrumentos: livros, revistas, documentos e sites na internet. Com isso foi possível analisar e interpretar as informações contidas nos dados coletados dos instrumentos e assim obter todo o conteúdo para a realização desse trabalho.



RESULTADOS E DISCUSSÃO: 1. ORIGEM DA ALQUIMIA - A origem da alquimia se perde no tempo, pois não temos registros que comprovem seu verdadeiro inicio que, aliás, é desconhecido e envolto em obscuridade e mistério, em virtude da ausência de provas mais concretas. Assim, seu surgimento confunde-se com a origem e evolução do homem sobre a Terra (Chassot, 1995). Assuntos abordados: 1.1. A Alquimia e suas principais descobertas em antigas civilizações, 1.2. A teoria atômica grega, 1.3. Alquimistas famosos. 2. A QUÍMICA EM DIFERENTES ÉPOCAS: 2.1. A química no século XVI e XVII, 2.2. Química do século XVIII, 2.3. Química do século XIX, 2.4. Química do século XX, 2.5 Cronologia. 3. A QUÍMICA ATUAL - A Química atual teve seu desenvolvimento em vários setores, mas houve um destaque especial para o crescimento da tecnologia. Tudo porque esta Ciência tem contribuído para o bem da sociedade, onde procura responder a inúmeras solicitações desta, tais como as variações climáticas globais, a destruição da camada de ozônio, os desastres ecológicos criados pelo homem, as doenças mortais, a produção de novos materiais (plásticos, cerâmicas, fibras, ligas, etc...) (Marques, 2004). 4. A QUÍMICA DO FUTURO - A química do futuro pode ser considerada como sendo o desenvolvimento de várias coisas, como por exemplo, veículos com materiais mais resistentes, porém mais leves do que o aço, completamente recicláveis. Moradias seguras e confortáveis, erguidas rapidamente e a um custo mais baixo. Produtos que, ao entrar em contato com o solo, são degradados e se transformam em substâncias que ajudam a recuperar a fertilidade da terra, pois convivemos com muitos produtos que levam mais de 100 anos pra se decompor. O desenvolvimento da biotecnologia, utilizando combustíveis de alto rendimento energético.

CONCLUSÕES: Para Alfonso-Goldfard (2001) a Alquimia morreu e a química nasceu, ou seja, houve o desaparecimento da Alquimia, a Química não foi um aprofundamento moderno da Alquimia. Mas, como podemos concluir através desse trabalho, estamos diante de um progresso e não de uma ruptura. A Alquimia possibilitou o desenvolvimento da Química e ainda continua com muitos avanços, pois, de uma forma um pouco diferente, o homem ainda está lutando pelos principais objetivos da Alquimia como a descoberta de novos medicamentos e a transmutação de metais inferiores.



AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: ALFONSO-GOLDFARB, Ana Maria. Da alquimia à química. São Paulo: Landy Editora. 2001.
ARAKI, Koiti; TOMA, Henrique E. Nanociência e nanotecnologia. Ciência Hoje, São Paulo – SP, Nº 217, v. 37, julho, 2005.
CHAGAS, Aécio Pereira. Ferramentas do químico. Química Nova na Escola, São Paulo - SP, Nº 5, maio, 1997.
CHASSOT, Attico Inácio. Alquimiando a química. Química Nova na Escola, Canoas - RS, Nº 1, maio, 1995.
EVOLUÇÃO HISTÓRICA DA ALQUIMIA. Disponível em: http://mortesubita.org/jack/alquimia/textos-alquimicos/evolucao-historica-da-alquimia. Acesso em: 18 jun. 2008.
LIMA, Carlos. A Alquimia no Egito e na Arábia. Disponível em http://climazen.blogspot.com/2008/07/alquimia-no-egito-e-na-arbia.html. Acesso em: 11 ago. 2008.
MAAR, Juergen Heinrich. Historia da Química - Primeira Parte - Dos Primórdios a Lavoisier. Florianópolis: Conceito. 2008.
MARQUES, Gilberto Telmo Sidney. História e fundamentos da química. Fortaleza: Editora UECE e Fundação Demócrito Rocha. 2004.
MOCELLIN, Ronei Clécio. Lavoisier e a Longa Revolução na Química. Dissertação (Mestrado em Filosofia) – Curso de Pós-Graduação em Filosofia, Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 2003. 101p.
NANOTECNOLOGIAS. Disponível em: http://vega.eq.uc.pt/siteJoomla/index.php?option=com_content&task=view&id=116&Itemid=2http. Acesso em: 09 jun. 2008.
QUÍMICA É VIDA. Disponível em: http://www.abiquim.org.br/estudante/vida_frame.html. Acesso em: 09 jun. 2008.
SARDELLA, Antônio. Química. São Paulo: Editora ática, v. único, 2000.
VIDA E OBRA DE PARACELSO. Disponível em: http://www.sca.org.br/biografias/biografias.htm. Acesso em: 29 ago. 2008.