TÍTULO: DIFICULDADES NO ENSINO APREDIZAGEM DE QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO EM ALGUMAS ESCOLAS PÚBLICAS DA REGIÃO SUDESTE DE TERESINA

AUTORES: PAZ; G. L. (UESPI) ; NETO; C. O. C. (UESPI) ; OLIVEIRA; M. L. (UESPI)

RESUMO: Este estudo procura conhecer os fatores que dificultam o processo ensino-aprendizagem de Química em 4 escolas públicas da zona sudeste de Teresina-PI . A coleta de dados foi realizada com aplicação de um questionário com perguntas abertas e fechadas a todos os professores de Química da 2º série do ensino médio das 4 escolas. As maiores dificuldades encontradas pelos docentes para ensinar Química se referem à falta de recursos e interesse dos alunos. Os professores realizam atividades experimentais e contextualizam suas aulas, o que contribui para a aprendizagem dos alunos.



PALAVRAS CHAVES: química, dificuldades, ensino-aprendizagem

INTRODUÇÃO: O aprendizado da Química requer o envolvimento com a cidadania, com a ética e com a mudança na postura do professor em relação à sua prática didático-pedagógica (BERNARDELLI, 2004).
No entanto, observa-se que o ensino de química na maioria das escolas tem dado maior ênfase à transmissão excessiva de conteúdos e à memorização de fatos, símbolos, nomes, fórmulas, deixando de lado a construção do conhecimento científico dos alunos e a desvinculação entre o conhecimento químico e o cotidiano.
Tendo em vista essas preocupações, busca-se, sistematicamente, por meio deste estudo, compreender os fatores que dificultam o processo ensino-aprendizagem de Química, na 2ª série do Ensino Médio, em algumas escolas publicas da rede estadual de ensino da zona sudeste de Teresina.


MATERIAL E MÉTODOS: A pesquisa foi realizada com todos os professores de química da 2º série do ensino médio em 4 escolas da zona Sudeste de Teresina-PI, designados escolas A, B, C e D. A coleta de dados realizou-se através da aplicação de um questinário com perguntas abertas e fechadas relacionados ao processo de ensino-aprendizagem.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: As maiores dificuldades encontradas pelos docentes para ensinar Química se referem à falta de recursos e interesse dos alunos (Tabela 1).

Tabela 1.Dificuldades dos professores em ensinar Química

Quanto a realização de aulas experimentais, todos os professores afirmaram utilizar esta metodologia, mesmo aqueles das escolas C e D, as quais não possuem laboratório. Segundo Giordan (1999), a experimentação desperta interesse entre os alunos, independente do nível de escolarização, uma vez que esta tem caráter motivador, lúdico, vinculado aos sentidos. Nesse sentido, a experimentação pode aumentar a capacidade de aprendizado.
Sobre a contextualização (Gráfico 1), é perceptível que os professores notam a sua importância no processo ensino-aprendizagem e, portanto, a utilizam para ministrar suas aulas.

Gráfico 1. Professores que contextualizam suas aulas

Dessa forma, o estudo da química pode possibilitar ao educando uma visão crítica do mundo que o cerca, podendo analisar, compreender e utilizá-lo no cotidiano (CARDOSO & COLINVAUX, 2000).





CONCLUSÕES: A falta de recursos e o desinteresse dos alunos têm influenciado negativamente no processo de ensino-aprendizagem. Em contrapartida, as atividades experimentais contribuem para a aprendizagem dos alunos e auxiliam os professores em suas práticas pedagógicas.

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA: BERNARDELLI, M. S. Encantar para ensinar- um procedimento alternativo para ensinar Química. In:Convenção Brasil Latino América, Congresso brasileiro e encontro Paranaense de Psicoterapias Corporais. Foz do Iguaçu. Anais...Centro Reichiano, 2004. CD. Rom.

CARDOSO, S. P; COLINVAUX, D. Explorando a motivação para estudar química. Revista Química Nova, 23 (2), 2000. pp. 401-404.

GIORDAN, M.; O papel da experimentação no Ensino de Ciências. Química Nova na Escola, n.10, 1999.