Autores

Silva, A.J. (INC/BC/UFAM) ; Lopes, A.P. (INC/BC/UFAM) ; Rubem, C.M. (INC/BC/UFAM)

Resumo

Esta pesquisa mostra as dificuldades encontradas por professores e alunos nos conteúdos da disciplina de Físico-química. Através de observações e aplicação de questionários, verificaram-se as metodologias utilizadas. Os alunos relataram como principais dificuldades, interpretação de texto e domínio de regras matemática, e a contextualização dos conteúdos com o cotidiano. Com isso, perceberam-se a falta de interdisciplinaridade entre as disciplinas, contextualização dos conteúdos, e da dedicação e interesses dos alunos. Para que o ensino-aprendizagem seja satisfatório poderá ser necessário à utilização de recursos didáticos, contextualização dos conteúdos e aulas dinâmicas.

Palavras chaves

Dificuldades; Contextualização; Realidade

Introdução

As dificuldades no ensino-aprendizagem nos conteúdos de Química no Ensino Médio é uma realidade encontrada na maioria das escolas públicas. Principalmente quando é voltada para as questões da Físico-química, disciplina que exige dos alunos a interpretação e desenvolvimento matemático das questões. Segundo Ball (2006), “os alunos podem até entender a química, no entanto dentro da Físico-química o entendimento matemático não é suficiente para o desenvolvimento das questões”, por isso é preciso verificar quais os tipos de dificuldades encontradas pelos alunos com relação a estes conteúdos, devido o seu grau de complexidade, por ser uma disciplina que estuda a Física e a Química. Com as dificuldades de entender e contextualizar os assuntos, os alunos passam a não se interessar pelos conteúdos de Físico-química devido às dificuldades que a disciplina apresenta e como consequência disto surge à insatisfação e aversão dos alunos a disciplina de Química (Físico-química). Para reverter esse quadro, é preciso buscar novas metodologias educacionais e traçar metas para que os alunos sintam-se atraídos e motivados a aprenderem os conteúdos e terem bons resultados na aprendizagem. Pois, se “o conhecimento químico for promovido como um dos meios de interpretar o mundo e intervir na realidade, apresentado como ciência, com seus conceitos, métodos e linguagens próprias, o ensino de química terá uma contribuição de grande importância na vida dos alunos” (BRASIL, 2006). Deste modo, este trabalho vem detectar as dificuldades do processo ensino-aprendizagem dos conteúdos de química do 2° ano do Ensino Médio, analisar essas dificuldades apresentadas pelos professores e alunos, e assim, colaborar com metodologias para o ensino aprendizagem desta disciplina.

Material e métodos

Este trabalho foi executado em uma Escola Estadual no município de Tabatinga – Amazonas. Tendo como público alvo professores e alunos do 2° ano do ensino médio, sendo uma turma do turno matutino e outra do turno noturno, compondo um amostral de 51 alunos e dois professores (P1 e P2). O método da pesquisa usado foi o dedutivo, que tem suas preposições enfocadas na situação geral para explicar as particularidades e chegar à conclusão da afirmativa. A pesquisa foi classificada como estudo de caso, pois se propõe analisar a profundidades do fato, tendo em vista o objeto estudado. Houve também pesquisa bibliográfica, pois se baseou em documentos já existentes tais como livros, dicionários, jornais e revistas, além de publicações, resenhas e artigos científicos (SANTOS, 2005). A coletar dos dados, foi através da observação sistemática, para analisar as metodologias e recursos didáticos usados pelos professores. Questionários foram aplicados a professores e alunos os quais foram analisados e tabulados. Depois, das análises das respostas, o próximo passo foi apresentar algumas ferramentas de metodologias que auxiliarão no processo de ensino-aprendizagem e que servirão de motivação para o ensino de química, tais como: Guia de atividades experimentais; Dois jogos educativos (o jogo da Argola Química e a Caixa Química), adaptados para o ensino-aprendizagem de Química no 2° ano e Vídeo motivacional. O guia foi constituído por experimentos relacionados à Físico-química o qual poderá ser utilizado tanto nas aulas, como fonte de pesquisa dos alunos. Os jogos educacionais tem sua importância, na dinamização das aulas tornando-as atrativas, e podem envolver o aluno através de uma metodologia diferenciada.

Resultado e discussão

No período de observação, percebeu-se que os recursos mais utilizados pelos professores foram o livro didático, quadro branco e pincel. Também, observou-se que a Escola, possui sistema audiovisual que possibilita a reprodução de DVD, vídeos, filmes e projeções de aulas criadas no power point, que poderiam ser bastante explorados pelos professores, o que não foi constatado. De acordo com Códova e Perez (2008 apud PAZ et al., 2014) os recursos audiovisuais são eficazes, quando bem utilizados podem trazer contribuições importantes para o aprendizado do aluno, estímulos visuais e auditivos, garantindo a compreensão e assimilação dos conteúdos ministrados. Outro recurso a ser explorado seria o laboratório de ciências que poderia ser usado com mais frequência, pois segundo os alunos, as práticas experimentais, facilitam a aprendizagem e são atrativas, despertando a curiosidade e o aprendizado dos conteúdos ministrado, sendo absorvido com maior facilidade. A conversa paralela, a falta de atenção, horários de aulas reduzidos, assim como explicação dos professores, conteúdos e concentração nas aulas foram algumas dificuldades encontradas pelos alunos (Figura 1). Uma alternativa seria aproximar os conteúdos para a realidade dos mesmo. No quadro 1, percebe-se que além dos professores possuírem formação diferenciada, ambos sentem um pouco de dificuldade em ministrar o conteúdo de Físico-química, e os alunos não dominam os cálculos e também não conseguem interpretar o que se pede nas questões. Então, foram propostas aos professores, devido à complexidade dos conteúdos de Físico-química, aulas dinâmicas com mais experimentos, e aulas que possam atrair atenção para que possa despertar o interesse na disciplina, tais como: dinâmicas, debate e jogos didáticos.

Relatos dos professores

Principais dificuldades no ensino aprendizagem na disciplina de Físico-química.

Fatores que dificultam o aprendizado de Físico-química para os alunos.

Relatos dos alunos sobre suas dificuldades de aprendizagem.

Conclusões

As dificuldades no ensino-aprendizagem dos conteúdos de Físico-química na Escola em estudo foram constadas, principalmente devido à dificuldade na interpretação e em regras matemáticas. Embora a conversa paralela e a falta de atenção sejam fatores relevantes, indisciplina e distração agregam-se a esses fatores. A falta de contextualização poderá resultar em desinteresse, e para que o ensino-aprendizagem seja satisfatório é necessária à utilização de recursos didáticos, contextualização, aulas dinâmicas e realização de atividades experimentais que poderá envolver o aluno com a disciplina.

Agradecimentos

Ao Instituto de Natureza e Cultura da Universidade Federal do Amazonas - UFAM.

Referências

BRASIL. Secretaria de Educação. Orientações Curriculares para o Ensino médio; Brasília: MEC, 2006.
BALL, D. W. Físico-Química. Thomson, 2006, 877 p.
PAZ, G. L.; PACHECO, H. de F.; NETO; C. O. C.; CARVALHO, R. C. P. S. Dificuldades no ensino- aprendizagem de química no Ensino Médio em algumas escolas públicas da Região Sudeste de Teresina. Disponível em: http://www.ebah.com.br/content/ABAAAfqmQAG/dificuldades-no-ensino-aprendizagem-quimica-no-ensino-medio-algumas-escolas-publicas-regiao-sudeste-teresina > acessado em: 20 de junho de 2014.
SANTOS, I. E. dos. Manual de métodos e técnicas de pesquisa cientifica, 5 ed. revisada e atualizada – Niterói RJ: Impetrus 2005.