Autores

Cardoso, T. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS) ; Miranda, M.E. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS) ; Oliveira, H. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS) ; Azevedo, V. (UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS)

Resumo

A educação ambiental nasceu com o objetivo de gerar uma consciência ecológica em cada ser humano, preocupada com o ensejar a oportunidade de um conhecimento que permitisse mudar o comportamento volvido à proteção da natureza. O desenvolvimento sustentável deve estar também aliada à educação ambiental, a família e a escola devem ser os iniciadores da educação para preservar o ambiente natural. Este trabalho teve como objetivo principal proporcionar aos alunos (indivíduos) o entendimento da importância do saber ambiental. Foi desenvolvida em ambiente escolar com observação em sala de aula e realização de seminários com os alunos. Observou-se que a comunidade escolar ainda apresenta pouco conhecimento a cerca de questões ambientais consideradas importantes para o planeta e pra os seres vivos.

Palavras chaves

Ensino de Quimica; Pratica de Ensino; Educação ambiental

Introdução

A questão ambiental está presente no cotidiano da sociedade contemporânea e tem representado um novo desafio para preservação dos recursos naturais e da qualidade de vida da humanidade. A crise ambiental que o planeta vive, pela exploração indevida, tem mobilizado vários setores da sociedade como autoridades civis, instituições governamentais e não governamentais, Está preocupação mundial como o meio ambiente tem motivado a realização de vários encontros internacionais e locais, visando a discussão e a elaboração de propostas de soluções para o assunto (ABREU, 2004). A educação ambiental é um processo interativo, onde o estudante assume o papel de elemento central do processo de ensino-aprendizagem em qualquer nível, participando ativamente no diagnóstico dos problemas ambientais e busca de soluções, sendo preparado como agente transformador, através do desenvolvimento de habilidades e formação de atitudes, por meio de uma conduta ética, condizentes ao exercício da cidadania.De acordo com Loureiro (2002), a preocupação ambiental transcorre hoje vários setores e se reflete no ensino e na escola. As orientações pedagógicas hoje em dia, afirma que na perspectiva da contextualização, alguns conteúdos da química abordados no ensino básico podem ser relacionados com questões ambientais, como alternativa didático-pedagógico que dará suporte aos alunos de realizarem uma reflexão consciente acerca dos problemas ambientais. Portanto, é preciso promover a conscientização e preparação dos professores da rede pública acerca da educação ambiental, para que sejam capazes de gerar a conscientização dos estudantes em todos os níveis só processo educativo sobre o que devem fazer para preservar o meio ambiente.

Material e métodos

Este trabalho possui cunho cientifico acadêmico do PIBID e tem por método a pesquisa exploratória e descritiva. Segundo Andrade,(2006) pesquisas exploratórias são informações obtidas através de fontes bibliográficas com a finalidade de proporcionar maiores informações sobre determinado assunto, definindo objetivos ou formulando hipóteses de uma pesquisa. A pesquisa exploratória foi realizada em livros da biblioteca da Escola Estadual Brandão de Amorim e na Biblioteca da Universidade do Estado do Amazonas (CESP). Foram realizadas pesquisas em sites e apostilas de quimica ambiental. Segundo Andrade, (2006), pesquisa descritiva são fatos descritos, observados, registrados, analisados sem interferência do pesquisador. O trabalho realizado baseia-se na observação dos fatos tal como ocorre na realidade, foi observado o comportamento dos alunos e a pesquisa foi realizada com 23 alunos de faixa etária de 17 a 23 anos, para avaliar o nível de consciência ambiental dos alunos.

Resultado e discussão

Inicialmente, quando da aplicação do debate em sala de aula, observou-se que a maioria dos os alunos apresentavam conhecimentos básicos de educação ambiental. Após a apresentação dos seminários, os alunos passaram a fazer questionamentos interessantes acerca da educação ambiental, eles conseguiram relacionar o conteúdo proposto no seminário com a temática ambientalista. Para apresentação desse resultado, foi elaborado um vídeo com as dos apresentações dos seminários, dos alunos do 3 ano 2.

Conclusões

A Educação ambiental deve ser inserida na educação em química deste o ensino fundamental, priorizando os fenômenos cotidianos para que os alunos possam ter noções básicas da educação ambiental bem como de sua importância. Nesta pesquisa foi possível obter subsídios e conhecimento acerca do tema Educação Ambiental no Ensino de Química destacando a necessidade de sua pratica para a preservação do meio ambiente. Observou-se que os alunos passaram a ter comportamentos mais adequados e conscientes na escola a parti dos seminários.

Agradecimentos

Agradecemos em especial a professora Patricia Moraes nossa orientadora no PIBID, Escola Brandão de Amorim - Parintins - AM.

Referências

ABREU, Daniela Gonçalves; EDUCAÇÃO AMBIENTAL, NAS ESCOLAS DA REGIÃO DE RIBEIRÃO PRETO – SÃO PAULO, 2004.

BRASIL. A Lei N° 9.793. A Educação Ambiental tornou-se lei em 27 de Abril de
1995.

BRASIL. Lei nº 9.795, de 27 abril de 1999. Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 28 abr.1999.

EDUCAÇÃO AMBIENTAL. Disponível em http://www.seplan.to.gov.br/dma/ educação/Apresentação _educacao.pdf.

GUIMARÃES, M. A dimensão ambiental na educação. Papirus, Campinas, SP, Coleção Magistério: Formação e trabalho pedagógico. 1995.

LOUREIRO, Carlos Frederico Bernardo. SOCIEDADE E MEIO AMBIENTE: A Educação Ambiental em Debate. 2 ed. São Paulo-SP, CORTEZ. 2002.

Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio.Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Brasilia. 1999.