Autores

Leite, B.S. (UFRPE)

Resumo

É consenso que as Tecnologias têm proporcionado uma mudança extraordinária nas práticas docentes e com a introdução dos Recursos Didáticos Digitais, fica mais evidente e clara a necessidade de renovar as práticas educacionais e consequentemente os modelos pedagógicos. A imersão das Tecnologias no Ensino de Química tem possibilitado diversos trabalhos no processo de ensino e aprendizagem. Contudo pouco se tem disponibilizado em termos de divulgação desses materiais didáticos, como o livro, por exemplo. Este trabalho relata a elaboração e organização de um livro com diversos recursos didáticos digitais para o ensino de química, no intuito de contribuir como recurso nas disciplinas voltadas para o uso das Tecnologias no Ensino de Química.

Palavras chaves

Ensino de Química; TIC; Livro

Introdução

A palavra “Livro” tem origem no Latim “liber”, que designa a camada de tecido abaixo da casca das árvores, por onde a seiva flui. Pode-se, então, compreendê-lo como um produto intelectual, que encerra conhecimentos (seiva) individuais ou coletivos que devem ser divulgados (fluir), para que possam ser utilizados. Trata-se de um produto elaborado para o consumo humano. Um livro didático pode ser definido como um instrumento impresso, intencionalmente estruturado para se inscrever num processo de aprendizagem, com o fim de melhorar a eficácia. Já o livro Paradidático tem como objetivo complementar, aprofundar, ampliar ou mesmo resumir os estudos de um determinado tema ou tópico de conteúdo de uma ou mais disciplinas. Existem diversos livros que abordam os métodos e as técnicas para se utilizar os computadores nas atividades de ensino e de aprendizagem. Nesse sentido, é importante destacar que apenas quatro livros “abrem a caixa-preta” da temática Tecnologias e Ensino de Química. Em relação a esses quatros livros, Eichler e Del Pino (2006) apresentam a obra “Ambientes Virtuais de Aprendizagem: desenvolvimento e avaliação de um projeto em educação ambiental” destaca os métodos e as técnicas para se utilizar os computadores nas atividades de ensino e de aprendizagem. O livro apresenta o desenvolvimento de um projeto de produção de materiais didáticas computacionais, abordando proposições pedagógicas do projeto, as tecnologias utilizadas para o seu desenvolvimento e as atividades de avaliação realizadas com professores e diferentes realidades da escola. O livro “Computadores e linguagens nas aulas de ciências” de Marcelo Giordan sintetiza os principais estudos sobre elaboração de significados e interações discursivas em situações de uso do computador, desde uma perspectiva sociocultural. Para tanto, Giordan (2008) discute os principais fundamentos e princípios da ação mediada, construção teórico-metodológica desenvolvida por James Wertsch a partir das contribuições de Lev Vigotski, Mikhail Bakhtin e outros estudiosos, na direção de alicerçar as investigações sobre conceitos e procedimentos de análise que nos permitam interpretar processos de elaboração de significados e interações discursivas que se realizam na presença do computador. O livro é apresentado em sete capítulos, sendo os dois primeiros de explicitação e discussão conceitual de teorias que vão dar suporte aos estudos realizados. Mello (2009) em seu livro “O Ensino de Química em Ambientes Virtuais” apresenta resultados atuais e imprescindíveis para compreender um aspecto central do EaD: a questão do tempo virtual. Mello (2009) propõe considerar a virtualidade como fator inerente à dimensão temporal da cybercultura, algo inusitado que não deve ser tomado ao natural, como o ciclo do dia-noite, mas como criação humana, histórica e socialmente determinada. Para sustentar suas reflexões, a autora dialoga com filósofos antigos e contemporâneos que se ocuparam em compreender o tempo na constituição do sujeito e das sociedades de suas épocas. Além do argumento teórico, Mello (2009) desenvolve uma sólida metodologia de investigação empírica, que abarca a construção de um ambiente virtual exclusivo para tratar da metodologia de ensino de química para situações de uso do computador. Por fim, Leão (2011) organiza o livro “Tecnologias na Educação: uma abordagem crítica para uma atuação prática” reunindo discussões sobre as Tecnologias no ensino e algumas aplicações, propiciando ao leitor algumas possibilidades de aplicação das tecnologias no contexto educacional. Livro bastante recomendado para debates sobre as Tecnologias e suas aplicações. Na primeira parte, uma abordagem crítica, os cinco primeiros capítulos tratam de questões teóricas fundamentais a incorporação das TICs em processos educacionais, bem como a reflexão que devemos fazer para uma adequada utilização destas em nossas salas de aula. Na segunda parte (“para uma atuação prática”), o livro traz outros cinco capítulos com relatos de alguns procedimentos práticos para aqueles que pretendem utilizar as TICs no processo de ensino e aprendizagem, fundamentados por uma rica base teórico-metodológica, bem como indicações e referências atuais, que ajudarão sobremaneira ao leitor avançar neste universo das TICs na Educação. A partir desse quadro, o objetivo deste estudo foi elaborar um material didático para auxiliar professores e estudantes no uso das tecnologias no ensino de química e da importância do livro enquanto instrumento de apoio aos professores de química no desenvolvimento dos conteúdos escolares com apoio das Tecnologias. Nesse sentido, defende- se que a produção de material didático seja elaborada e divulgada no coletivo de professores de diferentes áreas e níveis de ensino. Também, conjectura-se quais contribuições o livro possibilita para a formação inicial e continuada dos estudantes dos Cursos de Licenciatura em Química no Brasil.

Material e métodos

A presente pesquisa se insere numa abordagem quantitativa utilizando-se como fonte principal os dados obtidos a partir do levantamento no google books (https://books.google.com). Segundo Creswell (2009) um projeto de levantamento apresenta uma descrição quantitativa ou numérica de tendências, atitudes ou opiniões de uma população, estudando-se uma amostra dessa população. A partir dos resultados da amostra, o pesquisador generaliza ou faz afirmações sobre a população. Nesse sentido o trabalho foi desenvolvido em três etapas (Levantamento de dados, análise dos livros encontrados e elaboração do livro). Inicialmente foram realizadas buscas no google books com as tags “Tecnologias” e “Química” apresentando centenas de livros com essa temática. Para filtrar esses resultados foram pesquisados os termos “Tecnologias no Ensino” revelando cerca de 50 títulos com essa palavra-chave. Por fim, na busca da palavra- chave “Tecnologias no Ensino de Química” nenhum livro foi apresentado nesse mecanismo de busca. A partir dessa primeira etapa, foram realizadas buscas em periódicos e anais de eventos da área de Química. Na qual foram identificados quatro livros que abordam as tecnologias no ensino, destacados a seguir: Livro 1: Ambientes Virtuais de Aprendizagem: desenvolvimento e avaliação de um projeto em educação ambiental; Autores: Marcelo Leandro Eichler e José Claudio Del Pino; Ano de publicação: 2006. Livro 2: Computadores e linguagens nas aulas de ciências; Autor: Marcelo Giordan; Ano de publicação: 2008. Livro 3: O Ensino de Química em Ambientes Virtuais; Autor: Irene Cristina de Mello; Ano de publicação: 2009. Livro 4: Tecnologias na Educação: uma abordagem crítica para uma atuação prática; Autor: Marcelo Brito Carneiro Leão; Ano de publicação: 2011. Na segunda etapa foram analisados os livros publicados na temática “Tecnologias e Química”, descritos acima. A partir dessa análise, na terceira etapa, o livro “Tecnologias no Ensino de Química: teoria e prática na formação docente” (LEITE, 2015) foi elaborado.

Resultado e discussão

Levando em consideração os livros elaborados com foco no uso das tecnologias no Ensino de Química, a produção do livro “Tecnologias no Ensino de Química: teoria e prática na formação docente” reúne diversos caminhos que podem ser utilizados pelos professores e estudantes de Química para uma prática docente no uso das Tecnologias. Nesse mesmo sentido, Leite (2014) acredita que o educador, antes centro das informações e dos conhecimentos, adquire novas habilidades de mediador ou orientador e, no exercício de sua profissão, passa a considerar: o perfil dos alunos, seus conhecimentos prévios, suas preferências de aprendizagem, seus estilos cognitivos e os conteúdos e métodos de como aplicar e/ou transmitir conteúdos embasados por várias teorias de aprendizagem. Nesse contexto, foram discutidos essas novas habilidades na elaboração do livro “Tecnologias no Ensino de Química: teoria e prática na formação docente” (figura 1). O livro busca expor perspectivas e experiências voltadas para o Ensino de Química. Com o intuito de apresentar possibilidades e/ou estratégias de ensino com o uso de recursos tecnológicos, entendendo que um novo perfil é exigido dos professores (de química no nosso caso) em suas práticas pedagógicas diante dos “novos” estudantes. Notoriamente as Tecnologias da Informação e Comunicação têm sido bastante acionadas na prática docente e nas recomendações dos PCNs+ de 2002: “No recorte específico do nosso campo de conhecimento, é necessário que o aluno reconheça o papel da informática na organização da vida sociocultural e na compreensão da realidade, relacionando o manuseio do computador a casos reais, ligados ao seu cotidiano, seja no mundo do trabalho, no mundo da educação ou no da vida privada” (BRASIL, 2002, p. 218). Diante de uma prática de ensino que vem deixando a educação fatigada, ou muitas vezes distanciada das possibilidades de interação das Tecnologias da Informação e Comunicação, quanto à procura por meios que proporcionem o aluno a continuar seus estudos, faz-se necessária a descoberta e o uso de práticas mais coerentes com a realidade social em que está inserida a escola. O livro trata de um tema bastante atual no Ensino Superior no Brasil, o uso das Tecnologias no Ensino, abordando aspectos teóricos e suas possíveis aplicações, sendo desenvolvido com o intuito de auxiliar na formação inicial e continuada de professores, em especial na utilização de Recursos Didáticos Digitais no Ensino, e como eles podem fazer uso desses recursos em sua prática docente. A partir de uma linguagem simples e com o apoio das imagens, o professor conhecerá e aprenderá sobre diversas ferramentas pedagógicas. O livro apresenta orientações para que o professor esteja apto a desenvolver com autonomia seus projetos escolares junto com seus alunos. Os capítulos trazem discussões e algumas aplicações das Tecnologias no Ensino de Química, exemplos práticos realizados por diversos pesquisadores no Brasil. Em seu primeiro capítulo, o livro trata de questões importantes da relação entre as tecnologias e o ensino, descrevendo as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), a formação inicial e continuada de professores de química, dentro do contexto das TICs. Nesta parte inicial uma ênfase é dada ao uso da Internet como uma ferramenta de construção do conhecimento em ambientes com uso das TICs. O segundo capítulo a Web é discutida, em especial a Web 2.0 e a Web 3.0, descrevendo os aspectos conceituais e as ferramentas que são disponibilizadas por elas. É dada especial atenção às ferramentas de busca acadêmica, como o Google. No capítulo III, destaca uma análise da sociedade atual, tratando de temas como cybercultura e cyberespaço, desaguando na alfabetização e letramento digital. Caminhando no processo de conexão das tecnologias com a educação, o livro apresenta uma interessante revisão sobre as Teorias de Ensino e Aprendizagem que podem dar suporte a ambientes educacionais com uso das TICs. A Educação a Distância é destacada com ênfase aos Ambientes Virtuais de Ensino e de Aprendizagem, separando-os nos seus aspectos conceituais e de funcionalidade. Nos dois últimos capítulos ocorrem uma apropriação das discussões anteriores, direcionando-se para abordagens no Ensino de Química. Nessa parte são apresentados conceitos e exemplos sobre Softwares de Química, Programas Computacionais de Química e Repositórios Digitais. O livro é finalizado com uma excelente descrição sobre recursos e estratégias importantes no contexto das TICs na Educação como, o Blog, as Wikis, a WebQuest, os podcasts, e finalmente exemplos concretos que irão ajudar a alunos e professores nessa jornada de utilizar as TICs na Educação, sem apenas “sofisticar o velho ensino tradicional”, e sim apropriando-se dessas estratégias como meio de tornar nosso ensino mais motivador e eficaz. São apresentados textos sucintos, escritos em uma linguagem acessível, objetivos e independentes uns dos outros. O livro foi escrito principalmente para estudantes e professores que buscam conhecer/aperfeiçoar sua prática docente mediada pelo uso das tecnologias. Ao final de cada capítulo a seção Para saber mais... sugere a leitura de livros que tratam do tema abordado, para uma ampliação das discussões. Além de alguns capítulos apresentarem Sugestões de filmes relacionados e que podem ser discutidos em sala de aula. Explorar as possibilidades tecnológicas no âmbito do contexto dos processos de ensino e aprendizagem deveria constituir uma obrigação para a política educacional, um desafio para professores e, por conseguinte, um incentivo para os alunos descobrirem, senão todo o universo que permeia a Educação, pelo menos o necessário, nesse processo, para sua formação básica, como ser integrante de uma sociedade que se transforma a cada dia.

Figura 1

Capa do livro Tecnologias no Ensino de Química

Conclusões

O livro “Tecnologias no Ensino de Química: teoria e prática na formação docente” visa subsidiar a consolidação de pilares bem-estruturados nos âmbitos epistemológicos, pedagógicos, organizacionais, tecnológicos e metodológicos, respondendo a algumas necessidades emergentes de um novo perfil de aluno e professor, baseado em paradigmas educacionais inovadores. Boa parte dos textos discutidos no livro foi extraído de trabalhos de pesquisa do autor, outros textos foram retirados de notas de aula das disciplinas ministradas na Universidade Federal Rural de Pernambuco, de pesquisas na área de Química Computacional e Ensino de Química, com o uso das Tecnologias no Ensino. Espera-se que esta obra venha auxiliar nas disciplinas que envolvem as TICs e o Ensino de Química, pois ela se trata de uma coletânea de textos, escritos em linguagem acessível e objetiva sobre estratégias de como utilizar algumas das ferramentas tecnológicas na prática docente. Não são receitas, são ideias, subsídios, sugestões aplicáveis ao Ensino de Química. Admite-se que este trabalho abre uma nova perspectiva sobre as potencialidades do uso das tecnologias no ensino, em especial Ensino de Química, que pode ser utilizada como uma ferramenta pedagógica e de pesquisa, e que sua utilização não pode ser vista como um substituto de outros recursos.

Agradecimentos

Ao LEUTEQ, UFRPE e ao CNPq pelo financiamento da pesquisa.

Referências

BRASIL. Ministério de Educação. PCN+ Ensino Médio: Orientações Educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Linguagens, códigos e suas tecnologias. Secretaria de Educação Média e Tecnológica – Brasília: MEC; SEMTEC, 2002. 244 p.
CRESWELL, J. W.Research Design: qualitative, Quantitative, and Mixed Methods approaches 3rd ed., Sage Publications, Inc, 2009.
EICHLER, M.L.; DEL PINO, J. C. Ambientes virtuais de aprendizagem: desenvolvimento e avaliação de um projeto em educação ambiental, Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2006.
GIORDAN, M. Computadores e linguagens nas aulas de ciências, Ijui: Unijui, 2008.
LEÃO, M. B. C. Tecnologias na educação: uma abordagem crítica para uma atualização prática UFRPE. Recife: EdUFRPE, 2011.
LEITE, B. S.M-Learning : o uso de dispositivos móveis como ferramenta didática no Ensino de Química. Revista Brasileira de Informática na Educação, 22(3), 2014, p. 55–68.
LEITE, B. S. Tecnologias no ensino de química: teoria e prática na formação docente, Curitiba: Appris, 2015.
MELLO, I. C. O ensino de Química em ambientes virtuais, Cuiabá: EDUFMT, 2009.