Autores

Siqueira, F.S.A. (UAST/UFRPE) ; Jorge, L.S.S. (UAST/UFRPE) ; Leite, B.S. (UFRPE)

Resumo

Com a existência de diversas formas de divulgação científica, mídia, internet, etc. O presente trabalho apresenta o resultado de uma pesquisa realizada com o intuito de investigar como o blog, uma das ferramentas da web 2.0, é abordado na propagação da ciência. Os dados foram alcançados por meio de um levantamento na literatura nacional por meio de cinco plataformas de busca. Os resultados mostram que blogs de divulgação científica não são com abordagem da atualidade, e que estão com pouca notoriedade devido a quantidade de trabalhos encontrados.

Palavras chaves

Blog; Popularização da ciência; Divulgação científica

Introdução

Vive-se numa sociedade na qual se veicula um amplo espaço de informações, entre elas tanto da área tecnológica como científica. O progressivo crescimento na produção do conhecimento destas áreas, vem seguido de um aumento no número de publicações voltadas para a respectiva divulgação de seus resultados e a popularização da ciência em diversos meios, como revistas, internet, etc. O termo dado a esse processo é chamado de divulgação ou popularização científica que de acordo com Massarani (1998), pode ser definido como toda atividade de adaptação da linguagem científica para uma linguagem acessível a uma vasta audiência com o objetivo de explicar métodos, aspectos técnicos e outras informações científicas que possam interessar ao público. Entre as variadas formas de popularização da ciência, encontramos na Web 2.0 o blog. Segundo Leite (2015, p. 250), o blog “é uma página web pessoal de fácil criação e uso, com publicações cronológicas sobre a qual os leitores podem comentar facilmente. Um blog é um modo de distribuir notícia”. Os blogs são ferramentas que podem auxiliar na divulgação científica. Nessa perspectiva, a presente pesquisa tem como objetivo analisar a participação e propagação da ciência por meio dos blogs, descritos na literatura atual.

Material e métodos

Este artigo está inserido numa abordagem quantitativa utilizando-se como fonte principal os dados obtidos a partir de levantamentos realizados na rede. Segundo Creswell (2009) um projeto de levantamento apresenta uma descrição quantitativa ou numérica de tendências, atitudes ou opiniões de uma população, estudando-se uma amostra dessa população. A partir dos resultados da amostra, o pesquisador generaliza ou faz afirmações sobre a população. Segundo Leite (2015) até o final do século XX, quando o estudante precisava realizar um trabalho acadêmico sobre algum assunto desconhecido, necessitava se deslocar até uma Biblioteca para analisar fisicamente a obra de consulta, além de dispor de poucos livros e enciclopédias para tal. Os sites de busca (ou buscador; ou mecanismos de busca) auxiliam na procura dos materiais que se deseja na web. Com o objetivo de compreender a abordagem de blogs de divulgação científica (DC) em trabalhos acadêmicos foi realizada uma pesquisa de levantamento de literatura em cinco plataformas de pesquisa disponíveis na internet. Para pesquisas no meio acadêmico, Leite (2015) recomenda realizar as buscas nos mecanismos descritos a seguir: Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações-BDTD (http://bdtd.ibict.br), Google Acadêmico (https://scholar.google.com.br), BASE-Blelefeld Academic Search Engine (http://www.base-search.net/), Periódicos da Capes (http://www.periodicos.capes.gov.br), e Scielo (http://www.scielo.org), por apresentarem resultados mais relevantes para a comunidade científica.

Resultado e discussão

A partir dos mecanismos de busca escolhidos foram encontrados inúmeros resultados, contudo apenas 42 artigos (figura 1) se encaixavam com o perfil de nossa busca (blog, divulgação científica e popularização da ciência). O BASE e o Google Acadêmico foram os buscadores com maiores resultados. Nesse sentido, evidenciamos que o mecanismo de busca do Scielo, um dos mais utilizados por pesquisadores, não apresenta nenhum resultado para artigos tratando sobre blogs na divulgação científica, mesmo que tenha sido “desenvolvido para responder às necessidades da comunicação científica nos países em desenvolvimento” (LEITE, 2015, p. 64), o Scielo não apresentou resultados relevantes em nossa busca. Ademais, os conteúdos mais abordados nos artigos são: relação ciência e comunicação, ferramentas da web 2.0 na popularização científica, DC na internet e na mídia, utilização de blogs no ensino, abordagem de ciência e tecnologias, novas tecnologias da informação e da comunicação e Internet na sociedade atual. No que se refere a análise de blogs presente na rede foram encontradas discussões em apenas em 5 artigos no Google acadêmico e 4 no BASE. Cabe ressaltar que, dos resultados obtidos, alguns blogs de divulgação científica não estão mais ativos, outros estão com conteúdos desatualizados (o que torna o blog menos interessante, já que suas notícias são “antigas”, desmotivando os seguidores a acessarem). Em relação aos blogs encontrados na literatura, e que estão atualizados, esses apresentam um perfil de divulgar a ciência voltada para a saúde humana, descobertas científicas etc. Esses blogs evocam aos usuários a informação, curiosidade e instigação à leitura. Portanto, através dos resultados pode-se perceber que é necessário maior participação de blogs para divulgação científica.

Figura 1. Conteúdos encontrados nos artigos em cada plataforma.



Conclusões

Apesar do uso crescente da internet e consequentemente um maior uso de suas ferramentas, entre elas os blogs,ao longo do presente trabalho foi possível perceber que esses não têm expressão significativa em publicações, visto que a quantidade de trabalhos encontrados nos cinco mecanismos de busca não foi alta. Além disso, tanto os artigos encontrados, como os blogs contidos neles não são recentes, logo, a abordagem de blogs na DC mesmo sendo algo de suma importância não está sendo visto com relevância. Acreditamos que essa pesquisa se revela importante pois aponta novos rumos para a DC em blog.

Agradecimentos

LEUTEQ (Laboratório para Elaboração e Utilização de Tecnologias no Ensino de Química), UAST, CNPq, PRAE/UFRPE

Referências

CRESWELL, J. W. Research Design: qualitative, Quantitative, and Mixed Methods approaches. 3. ed. Sage Publications, Inc, 2009.
LEITE, B. S. Tecnologias no ensino de química: teoria e prática na formação docente. Curitiba: Appris, 2015.
MASSARANI, L. A divulgação científica no Rio de Janeiro: algumas reflexões sobre a década de 20. 1998. 177 f. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro. 1998.