Autores

Casciano, P.N. (UFC) ; Theophilo, P.H. (UFC) ; Cavalcante, D.A. (UFC)

Resumo

Melhorias na qualidade do ensino de química são a base para a busca pela excelência dos processos de ensino e de aprendizagem. O presente trabalho teve como objetivo o desenvolvimento e aplicação de um experimento para estudo da transformação isotérmica de gases a partir da utilização de materiais reciclados e de fácil acesso. Foi desenvolvido através da produção de um kit utilizando materiais reciclados e de fácil acesso. Os dados obtidos comprovam Lei de Boyle-Mariotte.

Palavras chaves

Ensino de química; Lei de Boyle-Mariotte; Laboratório didático

Introdução

O ensino de química necessita de constante melhoria em suas práticas educacionais. Pesquisadores buscam criar novas atividades, melhorando a qualidade do ensino. (VEIGA et al., 2012). Apesar de existirem vários recursos como mídias, protótipos, jogos, kits, entre outros, uma alternativa bastante utilizada é o uso do laboratório didático. (CAPES, 2012). Esta ação promove uma maior interação dos estudantes com os conteúdos vistos em livros ou na sala de aula. Apesar disto, o elevado custo dos equipamentos e materiais utilizados, além de riscos na manipulação pelos estudantes pouco experientes pode inviabilizar a aplicação de certos tipos de experimentos. (DALPASQUALE et al., 2013). O objetivo desse trabalho é apresentar a experiência de montagem e aplicação de um kit para estudar a Lei de Boyle-Mariotte desenvolvido a partir de materiais reciclados e de fácil acesso.

Material e métodos

Para a realização do experimento foram necessários os seguintes materiais: Garrafa PET de 500 ml; Pito de pneu de carro colado à tampa com cola araldite; Cola epóxi de 2 horas de secagem; Seringa de vidro (5mL) lubrificada; Medidor de pressão de pneu de carro; Bomba de encher pneu. Como mostra a figura 1 (a). A montagem foi realizada conforme a figura 1 (b). Os alunos acoplam a bomba de encher pneu no pito da garrafa e insuflam ar até que o êmbolo da seringa de vidro esteja em um volume mínimo: geralmente em torno de 60 PSI ou aproximadamente 4 bar. A partir daí, o estudante seca a garrafa observando o deslocamento do êmbolo, registrando seu volume e fazendo as medições da pressão.

Resultado e discussão

Os valores obtidos de pressão relacionada com o volume como mostrados no gráfico a seguir. A partir da análise dos resultados é possível observar a relação entre pressão e volume descrita pela Lei de Boyle-Mariotte. Através deste experimento pode-se observar como o aumento da pressão de um gás provoca sua diminuição de volume. Também é possível investigar a relação entre estas duas grandezas levando em consideração que a temperatura permanece aproximadamente constante. (CHERNIKOFF et al., 1999).

Figura 1:

(a) Materiais utilizados para o desenvolvimento do experimento. (b) Experimento montado

Figura 2:

Gráfico da variação do volume em função da pressão

Conclusões

O desenvolvimento de uma alternativa à verificação da Lei de Boyle-Mariotte através do uso de materiais reciclados e de fácil acesso, diferentes dos tradicionalmente empregados no laboratório proporcionou a realização de um experimento interessante e seguro. Para experimentação e estudo de gases levou-se a uma maior contextualização, o que contribui positivamente para a qualidade do ensino de química.

Agradecimentos

Departamento de Química Analítica e Físico-química da Universidade Federal do Ceará

Referências

CAPES. Comunicado nº 001/2012 – Área de Ensino Orientações para novos APCNS ‐ 2012. Disponível em: <http://www.capes.gov.br/images/stories/download/avaliacao/Criterios_APCNs_Ensino.pdf>. Acesso em: 30 mai. 2015.

CHERNIKOFF, R. E.; RÚBIO, L. A.; CÁCERES, R. E.; RODRÍGUEZ, O. J. (1999). “Una sencilla experiencia para estudar la Ley de Boyle”. Cad. Cat. Ens. Fís., 16 (2): 176-179

DALPASQUALE, M.; LOPES, M. C.; ANAISSI, F. J. Análise Térmica Aplicada na Determinação da Energia de Ativação. Um Experimento de para o Laboratório Didático de Físico-Química. Orbital: the Electronic Journal of Chemistry, v. 5, p. 271-278, 2013.

VEIGA, M. S. M.; QUENENHENN, A.; CARGNIN, C. O Ensino de Química: algumas reflexões. In: I Jornada de Didática - o Ensino como foco e I Fórum de Professores de Didática do Estado do Paraná, 2012, Londrina. I Jornada de Didática - o Ensino como foco e I Fórum de Professores de Didática do Estado do Paraná. Londrina: UEL, v. 1. p. 189 - 198. 2012.