Autores

Siqueira, F.S.A. (UAST/UFRPE) ; Jorge, L.S.S. (UAST/UFRPE) ; Leite, B.S. (UFRPE)

Resumo

É notório que o termo divulgação científica está tendo destaque cada vez mais, porém, muitas pessoas por inúmeros motivos ainda o desconhecem. O presente trabalho apresenta o resultado de uma pesquisa quantitativa realizada com o intuito de investigar o conhecimento dos discentes sobre a divulgação científica das três séries do ensino médio de duas escolas de referência da cidade de Serra Talhada. Os dados obtidos foram alcançados por meio da aplicação e análise de um questionário. Os resultados sugerem que os estudantes das séries analisadas não têm um conhecimento formado a respeito da divulgação científica e que nem mesmo os professores dessas escolas, que deveriam ser difusores da ciência para seus alunos, compreendem o termo.

Palavras chaves

Divulgação Científica; Formação de professores; Ensino de Química

Introdução

A expressão Divulgação Científica (DC) comporta diversas áreas e atividades, como a de relações públicas em instituições de pesquisa, a museologia, a elaboração de livros, criação de sites e de outros informativos por parte de cientistas e interessados (TUFFANI, 2004). É algo que aos poucos vem ganhando notoriedade por parte de toda população, é através dela que o cientista pode mostrar à sociedade a importância e a necessidade de seus estudos e pesquisas de uma maneira mais acessível, isto é, com linguagem e conteúdos claros. Divulgar a ciência constitui também uma maneira de complementar a educação que, na maioria dos casos, ocorre de forma deficiente. A DC pode ser uma forma de atrair os jovens para o aprendizado de ciências, e também manter atualizados os professores do ensino fundamental e médio (VIEIRA, 1998). Entretanto muito mais que complementar a educação de jovens, atualmente a DC tem uma responsabilidade na educação científica que está diretamente ligada à construção e à manutenção de uma sociedade democrática. É necessário capacitar os cidadãos a decidir sobre o seu futuro. Se a sociedade não compreende nada sobre ciência, ou se permanece muda de admiração diante das maravilhas que podem realizar os cientistas, ela será pouco capaz de participar dos debates relativos às decisões que lhes dizem respeito (FOUREZ, 1995, p. 220). A partir dessa perspectiva, o presente trabalho tem o objetivo de mostrar qual o pensamento que os estudantes do ensino médio possuem a respeito da divulgação científica, e também de mostrar através de atividades do quanto se faz necessário uma maior DC em seu meio. Ademais, divulgar a ciência nas escolas públicas de Serra Talhada como incentivo para o ingresso nos cursos de química na Universidade Federal Rural de Pernambuco na UAST.

Material e métodos

Com a intenção de verificar como a Divulgação Científica é realizada nas escolas públicas de Serra Talhada esse trabalho seguiu os moldes de uma pesquisa quantitativa que segundo Rodrigues (2007, p.5) “traduz em números as opiniões e informações para serem classificadas, analisadas e utilizam-se técnicas estatísticas”. Inicialmente, das 8 escolas públicas de nível médio da cidade escolhemos duas para realização das atividades de divulgação científica. A escolha deu-se pela localização e melhor infraestrutura em relação às demais escolas. Logo após, foi-se aplicado questionário e realizada a leitura das respostas seguidas por uma análise de conteúdo, classificando-as para uma melhor interpretação. Em relação ao questionário, o mesmo constava de cinco perguntas e foi aplicado para 196 alunos das três séries do ensino médio das duas escolas, com o objetivo de verificar se os mesmos tinham conhecimento do termo “Divulgação Científica”, etc. As perguntas são descritas a seguir: Pergunta 1: Você já ouviu falar em divulgação científica? ( ) sim, Comente. ( ) não. O que você acha que significa. Pergunta 2: A atual escola já proporcionou atividades de divulgação científica? ( ) sim. Como foi a atividade. ( ) Não. Pergunta 3: Gostaria que a escola tivesse ou repetisse tal tipo de atividade? Justifique. Pergunta 4: Seus professores desenvolvem ou já desenvolveram atividades de divulgação científica? Pergunta 5: Se você fosse divulgar algo científico, qual disciplina você a teria como base: ( ) Matemática ( ) Química ( ) Física ( ) Biologia ( ) Outra. Por qual motivo escolheria essa disciplina? A análise das respostas, descritas a seguir, evidenciam que os professores nessas escolas deveriam ser difusores da ciência para seus alunos, contudo, esses não cumprem com esse papel.

Resultado e discussão

Os resultados de forma geral, nessa pesquisa, mostram a necessidade de uma alfabetização científica, tanto na formação continuada dos professores da rede de ensino básico, como na formação inicial dos discentes do curso de licenciatura em química. Diante desta situação, descrevemos nossa análise em relação ao questionário aplicado. Através das respostas obtidas pelo questionário pode-se perceber que cerca de 61% dos discentes de todas as séries não têm um conhecimento formado a respeito da divulgação científica, porém os alunos da terceira série, apresentaram maior desenvoltura nas respostas da primeira pergunta, o que nos leva a conjecturar que estes já têm alguma base do assunto. Esses alunos em suas respostas apresentaram algumas relações com a ideia de cientista. Para eles, a divulgação científica é “realizada por cientistas” refletindo a imagem do cientista como aquele que trabalha em laboratório, fazendo experimentos químicos, isolado do meio social, entre outras. Em relação ao segundo questionamento, 58% dos alunos afirmaram que as escolas realizam atividades de divulgação científica. Nas justificativas, os estudantes informaram que essas atividades foram na forma de feira de ciências. Grande parte dos discentes (97%) afirmou que desejariam que suas escolas realizassem atividades de divulgação científica, o que corrobora para que a DC nas escolas possa contribuir para a formação dos alunos, além de incentivar sua formação no ensino superior seja voltado para as áreas das ciências, no nosso caso para a química. Percebe-se que muitos alunos participam das atividades de DC e desconhecem o propósito destas. Também é notório que apenas trabalhos e atividades realizadas no âmbito das disciplinas de química, física e matemática é vista como uma DC na escola.

Conclusões

Mesmo vivendo em uma sociedade em que as informações estão surgindo a todo momento, é perceptível que DC não tem sido destacada, e que até mesmo na formação dos professores esta prática não é realizada, perdendo uma oportunidade de formar novos cientistas que divulgariam a ciência para seus alunos no ensino básico. Acreditamos que a DC realizada nesta pesquisa, pode contribuir para a escolha dos estudantes do ensino médio para sua formação superior em química. Por fim, a divulgação do conhecimento pelas vias não formais enriquece, tende a democratizar e catalisa o debate científico.

Agradecimentos

LEUTEQ (Laboratório para Elaboração e Utilização de Tecnologias no Ensino de Química), UAST, CNPq, PRAE/UFRPE.

Referências

FOUREZ, G. A construção das ciências: introdução à filosofia e à ética das ciências. São Paulo: Editora da UNESP, 1995.

RODRIGUES, William Costa. Metodologia Científica. FAETEC/IST: Paracambi, 2007.

TUFFANI, M., Divulgação Científica e Educação. In: Congresso Internacional de Divulgação Científica: Ética e Divulgação Científica – Os Desafios do Novo Século, 1, São Paulo. Anais. São Paulo: NJR/ECA/USP, 2004. p. 83 - 90.

VIEIRA, C. L., Pequeno Manual de Divulgação Científica: Dicas para cientistas e divulgadores de ciência. São Paulo: CCS/USP, 1998.