Autores

Tavares Leandro, D.T.L. (IF SERTÃO PERNAMBUCANO) ; Alencar Ferreira, A. (IF SERTÃO PE) ; Lima de Souza, G. (EREM SÃO SEBASTIÃO) ; da Silva Delmondes, A. (IF SERTÃO PE) ; Santos Cordeiro, R. (IF SERTÃO PE) ; Alencar Gomes Luz, C.D. (IF SERTÃO PERNAMBUCANO) ; Anelio Duarte Junior, N. (EREM SÃO SEBASTIÃO) ; Souza Marques, V. (IF SERTÃO PERNAMBUCANO)

Resumo

Atualmente, é frequente trabalhar com atividades lúdicas nas escolas, como ferramenta didática para auxiliar os estudantes no entendimento de disciplinas consideradas complexas e abstratas, como é o caso da Química. Este trabalho mostra a experiência vivida pelos alunos bolsistas do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID) do Subprojeto de Química, do IF Sertão Pernambucano, Campus Ouricuri, na Escola de Referência em Ensino Médio São Sebastião. Com a aplicação do jogo didático, denominado Dominó Atômico, dando base ao conteúdo de modelos atômicos nas turmas de 1º ano do ensino médio. Sendo assim, determinado como um recurso que pode utilizado para ampliar a metodologia de ensino, transmitindo os conteúdos de forma simples de modo a melhorar o processo de ensino-aprendizagem.

Palavras chaves

Ferramenta Didática; Jogo Didático; Ensino de Quimica

Introdução

Ensinar química é uma tarefa difícil e amparada por muitos docentes pelo método tradicional. O ensino se torna voltado para o repasse e memorização do conteúdo, visto que muitos estudantes acabam perdendo o interesse pela disciplina, o que acaba gerando uma visão pessimista, vendo-a como abstrata e de difícil compreensão. Assim, é importante que novos recursos didáticos sejam utilizados para despertar nos alunos o interesse em aprender a química, como aborda (SANTANA, 2006), “Quando o estudo da Química faculta aos alunos o desenvolvimento paulatino de uma visão crítica do mundo que os cerca, seu interesse pelo assunto aumenta”. O jogo didático pode ser usado para trabalhar conteúdos ditos “chatos” pelos discentes, de uma forma mais dinamizada e prazerosa, despertando o interesse em aprender e aprimorar habilidades que não seriam possíveis de serem notadas. De acordo com (PIAGET, 1975): “Os jogos sempre constituíram uma forma de atividade inerente ao ser humano, representando uma ferramenta de entretenimento, raciocínio, diversão e integração social desde o seu início. Através de uma atividade lúdica como o jogo, é possível recriar uma realidade, moldá-la e de certa maneira, vivenciá-la [...]”. A partir desta reflexão o presente trabalho tem como finalidade mostrar como a utilização de jogos lúdicos pode dinamizar e modificar o ambiente dentro da sala de aula tornando o aprendizado mais agradável. Assim, Durante as aulas de química, nas turmas de 1º ano do Ensino Médio, da EREM São Sebastião, foi aplicado um o jogo didático denominado “Dominó Atômico”, como uma ferramenta que pode ser utilizada para possibilitar uma melhor compreensão sobre o conteúdo dos principais Modelos Atômicos e sobre os temas que estão intercalados neste conteúdo, como a História da Alquimia.

Material e métodos

O jogo foi planejado de acordo com a grade curricular prevista, referente ao conteúdo do 2º bimestre, os principais modelos de constituição da matéria. Antes da aplicação do jogo o professor responsável pela turma ministrou as aulas teóricas relacionadas aos modelos atômicos. Após observação das aulas os bolsistas do Programa Institucional de Iniciação à Docência PIBID, planejaram, elaboraram e executaram a aplicação do jogo didático nas turmas. De acordo com (CAMPOS et al, 2002), “[...] os jogos aplicados no estudo da química ou de outras disciplinas devem ter regras, contribuindo para a autonomia do educando, de forma que incentivem os alunos a entenderem o que foi aplicado pelo professor”. O material utilizado para a confecção do jogo foi de baixo custo e de fácil acesso, sendo eles: folhas A4, tesoura e plástico adesivo que foi utilizado para plastificar as peças, além da utilização do computador para digitar as perguntas. Foram elaboradas perguntas e respostas referentes ao conteúdo dos modelos atômicos, onde formam dispostas em 28 (vinte e oito) peças que se encaixavam como a de um jogo de dominó. O jogo, como sugestão deve ser aplicado por no mínimo 2 (dois) e no máximo 4 (quatro) alunos. Vale ressaltar que as mesmas regras aplicadas a um dominó normal são seguidas nesse caso. Para iniciar o jogo pode ser utilizada qualquer peça, a partir daí, joga os competidores que tiverem as peças que se encaixem na peça que está sobre a mesa, por exemplo, em um lado da peça tem-se a seguinte pergunta “é considerada como ciência e magia”, joga o aluno que tiver a reposta que é “alquimia”, ou então joga o aluno que tiver a resposta da outra pergunta presente na mesma peça, assim segue o jogo até que o primeiro jogador encaixe todas as suas peças, tornando-se então o vencedor.

Resultado e discussão

Durante as aulas teóricas ministradas pelo professor sobre o conteúdo: modelos atômicos; os alunos demonstraram pouco interesse durante a aula, desmotivados e dispersos na maior parte da aula. Com aplicação da atividade lúdica do jogo do dominó atômico foi possível observar que os alunos apresentaram um comportamento diferenciado, pois deixaram de lado as conversas paralelas, havendo uma interação entre eles. Como pode ser visto na figura 1, que mostra a participação e o envolvimento dos alunos durante o jogo. Complementando afirma (VIGOTSKI, 1994) “[...] o jogo proporciona alterações das estruturas, promovem o desenvolvimento cognitivo [...]”. A utilização de novos métodos didáticos como o jogo lúdico deve ser utilizada pelos professores como uma ferramenta alternativa para se trabalhar os conteúdos que são considerados mais complexos, como afirma (REIS, 2001), “atividades lúdicas, utilizadas de forma crítica e criativa, tornam-se um rico e interessante material didático que dão oportunidade ao professor de ampliar sua ação educativa”, que irá promover no aluno a vontade e o interesse em estudar, pois tornará a aula mais animada e prazerosa, a atividade lúdica tem o intuito de incentivar e motivar o aluno a buscar desenvolver a reflexão do que está sendo ensinado, levando a construção de seu conhecimento., como aborda o autor (MIRANDA, 2001): “Mediante o jogo didático, vários objetivos podem ser atingidos, relacionados à cognição; afeição; socialização; motivação e criatividade”. A partir de mudanças simples na metodologia utilizada dentro da sala de aula para ensinar à química, assim os docentes contribuem não só para a formação acadêmica de seus alunos, mas também de cidadão consciente de seu papel na sociedade.

Figura 01

Aplicação do jogo “Dominó Atômico”, na turma do 1º ano, do Ensino Médio, da EREM São Sebastião, Ouricuri-PE. Fonte: Autor, 2015.

Conclusões

Após a realização da atividade didática através do jogo Dominó Atômico, concluiu-se que o mesmo, funciona como uma excelente ferramenta facilitadora do processo de aprendizagem, tornando a aula mais dinamizada e divertida, pois além de estimular a interação entre os alunos, desperta nos mesmos o interesse em conhecer mais sobre o que o jogo aborda. O jogo lúdico teve importante função educativa, pois ao mesmo tempo em que proporcionou diversão demonstrou capacidade de ensinar, possibilitando o processo de ensino-aprendizagem de modo contextualizado e dinâmico.

Agradecimentos

Primeiramente a Deus pelo dom da vida e da sabedoria, a CAPES e ao IF Sertão Pernambucano, Campus Ouricuri pela assistência fornecida, e a toda equipe da EREM São Seb

Referências

CAMPOS, L. M. L.; BORTOLOTO, T. M.; FELÍCIO, A. K. C. A Produção de Jogos Didáticos Para o Ensino de Ciências: Uma Proposta Para Favorecer a Aprendizagem. Departamento de Educação – Instituto de Biociências da UNESP. São Paulo, p. 1-14, 2002.
MIRANDA, S. No fascínio do jogo, a alegria de aprender. Ciência Hoje, v.28, p. 64-66, 2001.
PIAGET, J. A Formação do Símbolo na Criança. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1975.
REIS, M. S. A. As revistas em quadrinhos como recurso didático no ensino de ciências. Ensino em Revista, v. 9, n. 1, p. 105-114, 2001.
SANTANA, Eliana Moraes de - A Influência de atividades lúdicas na aprendizagem de conceitos químicos. Universidade de São Paulo, Instituto de Física - Programa de Pós-Graduação Interinidades em Ensino de Ciências, 2006.
VYGOTSKY, L. S. A Formação Social da Mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 5. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1994.