Autores

Silva, A.M. (UFC) ; Oliveira, I.R. (UFC)

Resumo

Polímeros é um tema de grande relevância para os alunos do 3° ano do ensino médio, possibilitando desafios para o professor relacionar à teoria com a prática. Uma forma de aplicar o conteúdo de polímeros é através de oficinas e atividades experimentais. Foi realizado um projeto sobre o conteúdo polímeros para alunos do 3º ano do Ensino Médio da EEM Danísio Corrêa, Barreira-CE, onde foram aplicados questionários para os alunos, antes e depois da experiência, uma oficina com workshop, uma atividade experimental utilizando a fralda descartável que é bastante presente no nosso cotidiano e possui um polímero superabsorvente em sua composição, onde os alunos entenderam o poder superabsorvente do polímero “Poliacrilato de Sódio”. Também foi aplicado um questionário para os professores.

Palavras chaves

Polímeros; Workshop; Poliacrilato de Sódio

Introdução

Foi no século XX que o químico, Staudinger, formulou a hipótese macromolecular afirmando que existem moléculas muito grandes, as ‘macromoléculas’ (WAN; GALEMBECK; GALEMBECK, 2016). Por um longo período, os humanos processaram polímeros naturais, como lã, couro e borracha natural, para formar materiais úteis. Durante os últimos 60 anos ou mais, os químicos têm aprendidos a formar polímeros sintéticos pela polimerização de monômeros por meio de reações químicas controladas. A grande maioria desses polímeros sintéticos apresenta esqueleto de ligação carbono-carbono porque os átomos de carbono têm habilidades excepcionais em formar ligações fortes e estáveis entre si (BROWN apud MATTOS et al., 2013). Para minimizar a complexidade desse assunto, podem ser utilizados exemplos relacionados ao cotidiano, verificando-se as propriedades dos materiais poliméricos e relacionando-as com a sua estrutura molecular (MARCONATO; FRANCHETTI, 2002). As oficinas sobre o conteúdo de polímeros na disciplina de química orgânica foram aplicadas aos alunos do 3º ano do ensino médio da EEM Danísio Corrêa, Barreira-CE, e além disso também foi aplicado um workshop, questionário e uma atividade experimental a fim de contextualizar o ensino de polímero. Ao aplicar o conteúdo de Polímeros logo foi perceptível a necessidade de conhecimento por parte dos alunos, um assunto bastante encontrado em seu cotidiano, em plásticos, sacolas, garrafas de refrigerante, goma de mascar, a borracha do seu material escolar e muitos outros. Enfim, todos os objetivos da pesquisa foram aplicados através de uma metodologia diferenciada para o processo de ensino aprendizagem dos alunos, e alcançados com sucesso, pois os mesmos conseguiram aprender e entender o que são “polímeros”.

Material e métodos

A pesquisa foi realizada no município de Barreira-CE, na EEM Danísio Corrêa, para os alunos do 3º ano, constituído por 30 alunos. No primeiro contato com a turma foi aplicado o questionário, a fim de obter dados relacionados ao grau de conhecimento dos alunos sobre o conteúdo de Polímeros. Com base nos resultados obtidos foi perceptível a necessidade de conhecimento dos mesmos sobre o assunto. Visando essa necessidade, foi aplicada a oficina com o workshop como ferramenta de aprendizagem, com ênfase nos tópicos “O que são polímeros”, “Tipos de polímeros” “Polímeros Naturais e Sintéticos” e “Quais os polímeros utilizados no nosso cotidiano”. Após a aplicação da oficina com o workshop, foi executada uma atividade experimental com uma abordagem diferenciada e motivadora sem nenhuma dificuldade pela falta do laboratório de química, pois a experiência é rápida e fácil, podendo ser aplicada dentro da própria sala de aula. O título da experiência foi “PODER ABSORVENTE DO POLIACRILATO DE SÓDIO”, onde foi trabalhada com polímeros superabsorventes “a fralda descartável” um material do nosso cotidiano que possui o polímero superabsorvente chamado “Poliacrilato de sódio”. Nessa atividade os alunos trabalharam com a demonstração de uma propriedade polimérica que foi o poder de absorção do gel presente na fralda descartável composto pelo polímero. Para finalizar a execução do projeto, foi direcionado aos alunos o mesmo questionário aplicado no início, a fim de obter dados e verificar se os alunos adquiriram o conhecimento sobre Polímeros, o mesmo teve o acréscimo de uma pergunta “A experiência foi importante para você entender o assunto Polímeros? Por quê?”. Foi aplicado também um questionário para os professores.

Resultado e discussão

Dos 30 alunos que participaram da pesquisa só 3% já estudaram o conteúdo sobre polímeros. 27% acham o termo “polímeros” familiar e que ele seja algo que está presente em seu dia a dia, enquanto que 73% dos alunos disseram que não (fig. 1). A maior parte dos alunos, cerca de 87% disseram que o plástico é um polímero. Ao final da oficina com o workshop, onde foi apresentado de forma contextualizada o que era polímero, teve-se a resposta de muitos que agora sim eles sabem dizer o que é polímero, os mesmos até deram exemplos de polímeros presentes em seu cotidiano. A aplicação da atividade experimental foi através de uma metodologia atrativa dentro da própria sala de aula cujo título foi “Poder Absorvente do Poliacrilato de Sódio”, utilizando a fralda descartável que possui um polímero superabsorvente. O procedimento foi rápido e fácil, eles cortaram a fralda em tiras e retiraram os flocos de gel absorvente contidos no interior da fralda, e colocaram em um recipiente transparente e no mesmo foi adicionado ¼ de água. Em seguida solicitou-se que virassem o recipiente de cabeça para baixo e observassem o que tinha acontecido com o gel. Após a aplicação do experimento, 87% dos alunos responderam que a experiência foi importante (fig. 2), pois através da mesma foi possível aprender o que são polímeros, e 13% dizem ser muito importante, pelo novo conhecimento aprendido. Questionado aos professores, sobre as dificuldades para desenvolver uma abordagem diferenciada sobre o conteúdo de polímeros, cada professor teve uma justificativa diferente, de acordo com a fig. 3. 20% alega ser pouco tempo para planejar, 20%: falta de recursos; 20%: falta do auxílio do livro didático; 20%: a carga horária das aulas de química é pouca, e para 20%: falta de materiais.

Figuras 1 e 2 - Polímeros

Questionamento aos alunos sobre o tema Polímeros.

Figura 3 - Ensino de Polímeros

Dificuldades do Professor para desenvolver uma abordagem diferenciada sobre o conteúdo polímeros.

Conclusões

O desenvolvimento do projeto sobre polímeros aplicado na EEM Danisio Corrêa na turma do 3º ano veio com o objetivo de desenvolver através de oficinas o conteúdo sobre polímeros, para que assim os alunos pudessem ter o conhecimento do mesmo. Na aplicação dos questionários, da oficina com o workshop e a atividade experimental notou-se a necessidade de conhecimento por parte dos alunos com o conteúdo, mas também se observou interesse e a vontade dos mesmos em aprender esse assunto. Portanto, conclui-se que todos os objetivos almejados no decorrer desta pesquisa foram alcançados com sucesso.

Agradecimentos

1.Escola do Ensino Médio Danisio Corrêa, Barreira-CE. 2.Coordenação do Curso de Licenciatura Semipresencial de Química. 3.UFC Virtual.

Referências

MARCONATO, José Carlos; FRANCHETTI, Sandra Mara M. Polímeros Superabsorventes e as Fraldas Descartáveis: um Material Alternativo para o ensino de Polímeros. Disponível em:
<http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc15/v15a09.pdf>. Acesso em: 03 mar. 2016.

MATTOS, Déborah de Moura et al. Perspectiva da Introdução do Estudo de Polímeros no Ensino Médio pela síntese da Baquelite. Disponível em:
<http://annq.org/eventos/upload/1362690366.pdf>. Acesso em: 17 fev. 2016.

WAN, Emerson; GALEMBECK, Eduardo; GALEMBECK, Fernando. Polímeros Sintéticos. Disponível em:
http://qnint.sbq.org.br/qni/popup_visualizarConceito.php?idConceito=18&semFrame=1>. Acesso em: 03 mar. 2016.