Relatório Técnico

A Associação Brasileira de Química e sua Regional Rio de Janeiro realizaram nos dias 6 a 8 de agosto de 2018, no Centro de Eventos do Hotel Novo Mundo, o 16º Simpósio Brasileiro de Educação Química – SIMPEQUI

A Secretaria do evento foi aberta as 8 horas para retirada de material pelos pré-inscritos e para novas inscrições. As 10 horas ocorreu a Solenidade de Abertura. Participaram, além da Presidente da ABQ, Maria de Fátima Vitória da Moura, o Presidente do Evento, Raphael Salles Ferreira Lima, o Presidente do CRQ-III Região, Rafael Barreto Almada; o Coordenador Geral do Departamento de Química do Colégio Pedro II, Edson de Almeida Oliveira, e o Presidente da Comissão Científica do evento, Jorge Cardoso Messeder.

A conferência de abertura sob o tema “Inovações no ensino: O que realmente é novo?” foi proferida pela Profa. Dra. Alice Ribeiro Casimiro Lopes, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro - UERJ.

Na parte da tarde, o evento iniciou com uma atividade científico-cultural, com a presença de alunos do ensino fundamental do CIEP Municipalizado Henrique de Souza Filho (CIEP Henfil), localizado na cidade de Duque de Caxias, baixada fluminense. A Profa. Denise Ana Augusta dos Santos Oliveira, professora desses alunos, explanou o trabalho especial que desenvolve ao contar histórias de cunho sociocientífico. Em seguida, houve a apresentação da contadora de histórias, a profissional Karina Queiroz. A atividade representou um marco no evento por fazer a ligação entre os profissionais que militam no setor de educação, notadamente no de educação química, muitos professores de ensino médio, e até do fundamental, e novas propostas para como ensinar.

Ainda na parte da tarde foi ministrada a palestra “Gestão da escola e qualidade da educação: Perspectivas e desafios” ministrada pelo Prof. Dr. Jorge Nassim Vieira Najjar, da Universidade Federal Fluminense, apresentado pela Secretária de Educação de Niterói, Profa. Dra. Flavia Monteiro de Barros Araujo, e a mesa redonda “Professores de química frente às mudanças: Formação versus prática e outros dilemas” com a participação da Profa. Dra. Flavia Maria Teixeira dos Santos, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, do Prof. Dr. Gustavo Affonso de Paula, da Escola SESC, de Prof. Dr. Ricardo Gauche, da Universidade de Brasília.  A moderação foi do Prof. Dr. Jorge Cardoso Messeder, do Instituto Federal de Educação do Rio de Janeiro e Diretor de Educação da ABQ. Todas as atividades do 1º dia foram plenárias.

A Programação do 2º dia iniciou-se com o curso 1 “Metodologia da pesquisa no ensino de química” ministrado pela Profa. Dra. Giseli Capaci Rodrigues, da UNIGRANRIO. Ainda na parte da manhã foram ministradas duas palestras: “Esta aluna é negra, mas é tão inteligente!” com o Prof. Dr. Leonardo Maciel Moreira, da UFRJ-Campus Macaé; e “Parceria escola universidade na construção de práticas educativas no ensino de química” com a Profa. Dra. Maura Ventura Chinelli, da UFF. Fechando a manhã, nos dois auditórios ocorreram em paralelo duas sessões de encontros temáticos, sendo apresentados seis trabalhos selecionados para apresentações orais. Os trabalhos convidados foram oriundos da Universidade de Passo Fundo no RS, da UFRJ (2), da UNINTER de Alagoas, da Universidade de Uberlândia e da Universidade Estadual do Paraná.

Na parte da tarde, o evento retomou a Programação com uma sessão de autores que reuniu Maura Ventura Chinelli, da UFF, e Fábio Merçon, da UERJ, que apresentaram seus últimos livros. No espaço de exposições ocorreu a primeira parte de apresentação da Exposição de Produtos para o Ensino de Química – EXPEQ. Trata-se de uma mostra de produtos específicos, com ou sem patentes, apresentados por seus criadores que participaram de uma premiação. Esta é uma nova atividade científica e educacional do SIMPEQUI.

Ainda nesta tarde ocorreu a 1ª sessão de pôsteres de trabalhos, o curso 2 “Dispositivos móveis no ensino de química” ministrado pela Profa. Dra.  Maria das Graças Cleophas, da UNILA do Paraná, e a Oficina 1: “Metodologias de ensino de ciências em espaços não formais e informais”, ministrada pelo Prof. Dr. Bruno Andrade Pinto Monteiro, da UFRJ-Campus Macaé.

No dia 8 de agosto, no primeiro horário ocorreu a 2ª aula do curso 1. Também foram ministradas as palestras “Perspectivas para o ensino de ciências na escola”, com o Prof. Dr. José Guilherme da Silva Lopes, da UFJF e “Mestrados profissionais em ensino de ciências como propostas para desenvolvimento profissional docente”, com o Prof. Dr. Marcus Vinicius da Silva Pereira, do IFRJ-Campus Rio de Janeiro. Em seguida, mais duas sessões de Encontros Temáticos, desta feita com a apresentação de trabalhos oriundos do IFPR-Campus Palmas, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, da Universidade Federal da Bahia, do IFRJ, da Universidade Federal de Alagoas e da Universidade Federal de Goiás.

A parte da tarde foi aberta com outra sessão de autores. Desta feita apresentaram-se José Guilherme da Silva Lopes, da UFJF; Maria Bernadete Pinto dos Santos e Eluzir Pedrazzi Chacon, ambas da UFF; e Raphael Salles Ferreira Silva, do IFRJ-Campus Rio de Janeiro e Presidente do evento. Outra sessão da EXPEQ ocorreu com a apresentação de novos produtos.

Fechando o ultimo dia ocorreu a segunda aula do curso 2 “Dispositivos móveis no ensino de química” ministrado pela Profa. Dra.  Maria das Graças Cleophas, da UNILA do Paraná, a 2ª sessão de pôsteres de trabalhos, e a Oficina 2: “Produção de cartões artesanais: química verde sob o enfoque da arte e trabalho social”, ministrada pelas Profas. Valéria Pereira e Suyane Alvarenga, ambas do CEFET/RJ.

A Comissão de Avaliação dos Produtos da EXPEQ foi composta pelos Profs. Maria de Fátima Vitória de Moura, da UFRN e Presidente da ABQ; Marcus Eduardo Maciel Ribeiro, do IF Sul e presidente do Simpequi 2019; e Roberio Fernandes Alves de oliveira, Diretor Técnico-Científico da ABQ. Os 3 primeiros colocados receberam, além do certificado alusivo as colocações, prêmios, sendo que o 1º colocado recebeu um mil reais. Após as avaliações, o resultado foi:

1º Colocado: THAÍS PETIZERO DIONÍZIO, da UFRJ. Produto: La casa de Química.

2º Colocado: BEATRIZ DO NASCIMENTO OLIVEIRA, da UFAL. Produto: Utilização de jogos como meio de ensino.

3º Colocado: MARCO ANTONIO BATISTA VALENTE, do Colégio Pedro II. Produto: Quebra-cabeça 3D do Diagrama de Linus Pauling: a importância da produção de jogos didáticos acessíveis para o ensino de Química no Ensino Médio.

Alguns números importantes do SIMPEQUI:

  • Participantes: 218.
  • Cursos: 2 com 41 inscritos.
  • Oficina: 2 com 59 inscritos.
  • Palestras: 5.
  • Mesa redonda: 1.
  • Momento com o autor: 2 com 5 autores.
  • Comunicações orais: 4 com 12 trabalhos.
  • Trabalhos Recebidos: 175.
  • Trabalhos Aceitos: 149.

 

Trabalhos apresentados em Comunicações Orais:

Dia 7 de agosto - 11 horas – Auditório Ouro

Trabalho 592: Revitalizando a ação pedagógica por meio da experimentação e uso de tecnologias - Taiane Bacega – UPF-RS.

Trabalho 610: O uso de TIC na contextualização do tema combustíveis no ensino de química - Cinthia Diniz de Almeida – UFRJ.

Trabalho 615: O sabão reciclado de óleo de cozinha: A inserção do saber popular como proposta de ensino de química numa escola estadual, em Maceió, AL - Karine Garcia Matos – UNINTER.

Coordenador: Prof. Dr. Airton Marques da Silva - UECE / ABQ.

Dia 7 de agosto - 11 horas – Auditório Prata

Trabalho 364: Caminho Radioativo: Um jogo didático vinculado ao ciclo de experiência Kellyana - Sandro Marcio Araujo Paes – UFRJ.

Trabalho 637: O papel do planejamento na formação de licenciandas(os) de química - Rafael Martins Mendes - FACED-UFU.

Trabalho 658: Soluções: Interpretações de alunos do ensino médio acerca da concentração e suas unidades - Camila Marques de Giuli – UEL-PR.

Coordenador: Prof. Dr. Raphael Salles Ferreira Silva – IFRJ-Maracanã / ABQ.

Dia 8 de agosto - 11 horas – Auditório Ouro

Trabalho 305: Estrela Verde: análise semiquantitativa para avaliar a verdura química do método de extração da cafeína do chá preto - Juliana Aparecida Bolzan – IFPR-Campus Palmas.

Trabalho 608: Avaliação do ambiente virtual de aprendizagem e seus recursos midiáticos segundo os estudantes do curso de licenciatura em química do IFMT em EaD - Marcelo Franco Leão – UFRGS.

Trabalho 652: A divulgação científica no facebook: Uma análise do perfil de algumas páginas - Lucas Vivas de Sá – UFBA.

Coordenadora: Prof. Dr. Eluzir Pedrazzi Chacon – UFF.

Dia 8 de agosto - 11 horas – Auditório Prata

Trabalho 341: Contribuições do método de aprendizagem cooperativa Jigsaw no entendimento dos modelos atômicos e para a inserção da história da química no ensino médio - Lucas Peres Guimarães – IFRJ.

Trabalho 420: Interfaces das práticas pedagógicas educacionais na disciplina de química - Ellen dos Santos Silva Barros – UFAL.

Trabalho 628: Uso de vídeos como recurso pedagógico para o ensino de química no ensino médio - Nilma Silvania Izarias – IFG.

Coordenador: Eng. Quim. Roberio Fernandes Alves de Oliveira - ABQ.

Patrocinaram o 16º Simpequi, a CAPES, o CNPq, o CRQ-III Região, o Colégio Pedro II e premiou o 1º colocado da  EXPEQ com um mil reais a empresa Premier Wine.

As Comissões Científica e Organizadora se sentiram recompensadas pelos resultados obtidos. A EXPEQ terá sua 2ª versão em Porto Alegre no ano de 2019. A formatação do evento seguirá o mesmo quadro. O evento será de 5 a 7 de agosto sob o tema “Educação Química no Século XXI: Como se forma um professor de Química hoje?”.