Mesa Redonda 1:
Educação para desenvolvimento sustentável.
Participantes: Engª. Bruna Xavier da Silva - Samsung da Amazônia.
                        Engº. Eli Cardoso Lessa - AMBEV.
Moderador:    Prof. Dr. Raphael Salles Ferreira Silva – IFRJ-Maracanã / ABQ.

Tema de Debate 1:

Discutindo o EAD (Ensino a Distância).
Participantes: Prof. Dr. Airton Marques da Silva – UECE / ABQ.
                         Prof. Dr. Antonio Carlos Magalhães – UFC / ABQ.
Moderador:    Prof. Dr. Sergio Roberto Bulcão Bringel - INPA / ABQ-AO.

 

Momento com autor:
Livro: Linguagem e Ensino de Ciências: Ensaios e Investigações. Autores: Bruno Ferreira dos Santos e Luciana Sá, Ano: 2014, Editora da Unijuí;
Livro: Conhecimento Tradicional e Química: Possíveis Aplicações. Autora: Anelise Regiani, Ano 2014, Editora CRV;
Livro: Educação, relações étnico-raciais e resistência: as experiências dos Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas no Brasil. Autores: Marques, E. P. S.; Silva, W. S.. (Org.). Ano 2016, 1ed. Assis: Triunfal Gráfica e Editora. 
Coordenador:   Prof. Dr. Agnaldo Arroio – FE-USP / ABQ.

 

Oficina:
Desenvolvimento de cosméticos naturais e sua contextualização no Ensino de Química.
A contextualização no ensino de Química é uma proposta que visa inserir o aluno à realidade científica levando em consideração sua cultura, seus valores humanísticos e éticos. O ensino de Química não pode se restringir a aulas expositivas que enfatizam a memorização de fatos, leis e teorias que estão desvinculadas com a formação sociocultural do discente. Nessa direção, o curso aborda o desenvolvimento de cosméticos como propostas pedagógicas que contemplem a contextualização de conteúdos da química e experimentos que estimulem a criatividade e desenvolvam subsunções para a aprendizagem significativa.
Ministrante: Prof. Dr. Geverson Façanha da Silva - UEA / Mauricio de Nassau.