ANDRÉA FRANCISCA FERNANDES BARBOSA

ANDRÉA FRANCISCA FERNANDES BARBOSA

Graduação em Quimica Bacharelado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte(2001), graduação em Quimica Licenciatura pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2005), Mestrado em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2004) e Doutorado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2008).
Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química, atuando principalmente nos seguintes temas: Extração de amostras,Cromatografia Gasosa, Inibidores de Corrosão e Caracterização de complexos.
Foi professora da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e atualmente, professora adjunta da Universidade Federal do Semiárido (UFERSA).

CLAUDIA ALVES DE SOUSA MUNIZ

CLAUDIA ALVES DE SOUSA MUNIZ

Professora Adjunta da Universidade Federal Rural do Semi-Árido. 
Possui graduação em Química Licenciatura (2002), mestrado em Química (2005) e Doutorado em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2008).  
Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química Geral, Química Aplicada a Engenharia e Química Orgânica, Química Analítica, atuando principalmente nos seguintes temas: tensoativo, síntese de compostos orgânicos, fluidos de corte, emulsões, lubrificantes, quebra de emulsão, tratamento de água e óleo.

CLEONILSON MAFRA BARBOSA

CLEONILSON MAFRA BARBOSA

Graduado em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Especialista em Docência no Ensino Superior pela Universidade Potiguar (UnP). Mestre em Ciências e Engenharia de Materiais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Doutor em Ciências e Engenharia de Materiais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), com o doutorado sanduíche nos Estados Unidos, na Case Western Reserve University no centro de pesquisa Eletronics Design Center e orientado pelo Diretor e Prof Chung Chiun Liu.
Professor de Processos Químicos no Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN). 
Tem experiência na área de caracterização de materiais, com ênfase em tratamento/beneficiamento mineral. 

EMANUEL DA SILVA VIEIRA

EMANUEL DA SILVA VIEIRA

Graduado em Engenharia Química,
Ex-Bolsista Ciência sem Fronteiras,
Especialista em Fluidos e Técnico em Petróleo e Gás.

 

 

GERALDO ALVES DINIZ

GERALDO ALVES DINIZ

Graduado em engenharia químca pela UFRN (1979). Especialista em Tutoria para Licenciatura Diversas a Distancia. Especialista em Educação, Gestão e Tecnologia.
Eximio especilista em produção de sal marinho.
Chefe de Divisão de Produção de Sal Grosso e Coordenador do Polo U.A.B. - Macau.
Atua no controle de qualidade da Salinas do Nordeste - SALINOR.

IZABELLY LARISSA LUCENA

IZABELLY LARISSA LUCENA

Professora adjunto I da Universidade Federal do Semi-Árido (UFERSA).
Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal do Ceará (2006) e mestrado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Ceará (2008) e doutorado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2013).
Tem experiência na área de Engenharia Química, com ênfase em Operações de Separação e Mistura, atuando principalmente nos seguintes temas: Petróleo, Tensoativos, Destilação molecular, Adsorção, Biodiesel, Transesterificação e Esterificação.
 

JARDEL DANTAS DA CUNHA

JARDEL DANTAS DA CUNHA

Doutor em Ciências e Engenharia do Petróleo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) em 2013. Mestre em Ciências e Engenharia dos Materiais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) em 2008 e Engenheiro de Materiais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) em 2004.
Docente do curso de Engenharia do Petróleo da Universidade Federal do Semi-árido (UFERSA).
Tem experiência na área de Engenharia dos Materiais, com ênfase em Corrosão de Dutos e Equipamentos onde atuou como Engenheiro pela Fundação Norte-Rio-Grandense de Pesquisa e Cultura (FUNPEC) em contratos com a Petrobras e Transpetro dos anos de 2004 a 2010.
Possui atuação nas áreas: Síntese de precursores poliméricos, pigmentos cerâmicos, corrosão induzida por microorganismos (CIM), pintura industrial e Monitoramento e Gerenciamento da Corrosão.

JOSÉ JÚNIOR BEZERRA

JOSÉ JÚNIOR BEZERRA

Graduado em Química Industrial, pela Universidade Federal do Ceará – UFC em 1977.
Experiência profissional:
Ministério da Indústria e Comércio - Função de assessoramento superior -  FAS.
CIMSAL – Comércio e Industria de Moagem e Refinação Sta. Cecília Ltda.
- Cargos: Gerência industrial; Químico Consultor; Supervisor de Compras.

JOSIVAN BARBOSA MENEZES FEITOZA

JOSIVAN BARBOSA MENEZES FEITOZA

Possui graduação em Agronomia pela Escola Superior de Agricultura de Mossoró (atualmente UFERSA) - 1986, mestre em Ciências dos Alimentos pela Escola Superior de Agricultura de Lavras (Atualmente UFLA) - 1992 e doutor em Ciências dos Alimentos (Fisiologia Pós-Colheita) pela Universidade Federal de Lavras (1996).
Foi coordenador do Programa de Pós-graduação em Agronomia - Fitotecnia (1997 a 1998) e coordenador de Pesquisa e Pós-graduação da ESAM (1998 - 2003). Foi Diretor da ESAM no período de Fevereiro de 2004 a Agosto de 2005. Conduziu o processo de transformação da ESAM em Universidade Federal. Foi Nomeado Reitor pro tempore da UFERSA a partir da sua criação em 1º. de Agosto de 2005.
Foi membro do Conselho Estadual de Ciência e Tecnologia (CONECIT) e do Conselho Técnico-Científico da Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN (EMPARN).
Foi Presidente do CODESFE (Conselho de Desenvolvimento das Instituições Federais de Ensino Superior Isoladas e em Desenvolvimento).
Foi nomeado como primeiro Reitor da UFERSA em 31 de julho de 2008.
Foi Secretário de Planejamento do Município de Mossoró - RN. 

KÉSIA KELLY VIEIRA DE CASTRO

KÉSIA KELLY VIEIRA DE CASTRO

Possui graduação em Licenciatura em Química pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, mestrado e doutorado em química pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Atualmente é professora Adjunta na UFERSA, atuando na Licenciatura em Educação do Campo, nos componentes curriculares de química, instrumentação para o ensino de química, além ser professora e orientadora dos estágio supervisionados nas escolas rurais e urbanas. 
Encontra-se vice-coordenadora da licenciatura em Química na modalidade à Distância da UFERSA.
Desenvolve trabalhos com estágio supervisionado, ensino de química, e catálise aplicada a indústria de petróleo.
É membro do programa ciência para todos no semiárido potiguar, que visa estimular a realização das feiras de ciência escolares, regionais e a Feira de Ciência do Semiárido Potiguar.

LEONARDO ALCÂNTARA ALVES

LEONARDO ALCÂNTARA ALVES

Possui formação em química com Mestrado (2009) e Doutorado em Química (2013) pela Universidade Federal do Ceará, tendo trabalhos desenvolvidos nas áreas de Produtos Naturais e Biocátalise.
Atualmente é professor do quadro efetivo de Professores de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal do Rio Grande do Norte - Campus Apodi e do Programa de Pós graduação em Ensino - POSENSINO, uma associação entre a Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN), a Universidade Federal Rural do Semi-árido (UFERSA) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN).
É Coordenador do Curso de Licenciatura em Química do IFRN - Campus Apodi e Coordenador Acadêmico dos Cursos de Mestrado e Doutorado junto à Escola de Ciências da Universidade do Minho/Portugal em convênio com o IFRN.
Líder do Núcleo de Pesquisa em Educação e Química (NUPEQ). Orienta trabalhos nas áreas de Ensino de Ciências Naturais, Química Orgânica, Química de Produtos Naturais e Biocatálise nos níveis de graduação e pós-graduação com trabalhos publicados em periódicos e eventos nacionais e internacionais nas referidas áreas de estudo.

MARCIANO HENRIQUE DE LUCENA NETO

MARCIANO HENRIQUE DE LUCENA NETO

Graduação em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1996).
Mestrado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1999).
Doutorado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2005).
Atualmente é professor contratado pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) ministrando disciplinas do curso de Química e Professor da Rede Pública estadual do Rio grande do Norte, trabalhando com o ensino de química no nível médio

MARIA DE FATIMA VITORIA DE MOURA

MARIA DE FATIMA VITORIA DE MOURA

Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1986), mestrado em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1994) e doutorado em Química (Química Analítica) [Sp-Capital] pela Universidade de São Paulo (1998).
Atualmente é Professora Adjunto III da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Tem experiência na área de Química Analítica, com ênfase em Análise Térmica, Espectroscopia IV, Espectroscopia de Absorção Atômica, Espectroscopia de Absorção Molecular, atuando principalmente nos seguintes temas: análise de alimentos, análise de medicamentos.

MÔNICA RODRIGUES DE OLIVEIRA

MÔNICA RODRIGUES DE OLIVEIRA

Professora Adjunta da Universidade Federal Rural do Semi-Árido.
Possui graduação em Química Bacharelado (2001), mestrado em Química (2003) e Doutorado em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2014).
Atuação na área de química analítica e ambiental, envolvendo aplicações de extração de metais, tensoativos e sistemas microemulsionados.
 

NILDO DA SILVA DIAS

NILDO DA SILVA DIAS

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (1999), mestrado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Campina Grande (2001), doutorado em Agronomia pela Universidade de São Paulo - USP/ESALq (2004) e Pós doutorado pela Universidade da Califórnia Riverside (UCR) - US Salinity Laboratory (2014).
Atualmente é professor Associado II da Universidade Federal Rural do Semi-Árido; Bolsista de Produtividade em Pesquisa - Nível 1 D e Coordenador do Programa de Pós Graduação em Manejo de Solo e Água.
Tem experiência na área de manejo ecológico e conservação dos solos e da água, com ênfase em tecnologia sociais de convivência com o semiárido, atuando principalmente nos seguintes temas: agricultura familiar camponesa e educação do campo, barragens subterrâneas, reuso de água na agricultura, captação e armazenamento de água, manejo e controle da salinidade na agricultura e reaproveitamento de resíduos biodegradáveis.

SHIRLENE KELLY SANTOS CARMO

SHIRLENE KELLY SANTOS CARMO

Graduação (2008), Mestrado (2010) e Doutorado (2015) em Engenharia Química pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Com ênfase em projetos de pesquisa na área de Modelagem, Simulação e Controle de processos.
Professora adjunta e Membro do Conselho Universitário da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA)- RN.
Membro do Núcleo Docente Estruturante e Coordenadora do Grupo de pesquisa em Processos e Análises Químicas (GPAQ) do curso de Ciência e Tecnologia no Campus Pau dos Ferros/ UFERSA.
Membro da Sociedade Brasileira de Ciências Forenses e Ministrante do Curso Química Forense a serviço da Investigação Criminal.

TEREZA NEUMA DE CASTRO DANTAS

TEREZA NEUMA DE CASTRO DANTAS

Possui graduação em Química pela Universidade Federal do Ceará (1975), Mestrado em Química Orgânica pela Universidade Federal do Ceará (1979), Doutorado Terceiro Ciclo (1981) e Doutorado de Estado em Química (1983), ambos pelo Institut National Polytechnique de Toulouse, França.
Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e bolsista de Produtividade em Pesquisa1 Cdo CNPq.
É membro do conselho editorial do Brazilian Journal of Petroleum and Gas - BJPG.
Tem experiência nas áreas de Tecnologia Química e Química de Produtos Naturais, atuando nas áreas petróleo, gás e meio ambiente, envolvendo aplicações de óleos vegetais, tensoativos e sistemas microemulsionados.