Relatório Técnico


A Associação Brasileira de Química promove a cada ano uma série de eventos que tem como objetivo desde a difusão da química em seu estado da arte, até a capacitação de profissionais por cursos ministrados ou a troca de conhecimento e novas técnicas e estudos desenvolvidos com palestras, mesas-redondas, painéis, workshops, proporcionando o intercâmbio entre profissionais do exterior e de vários estados brasileiros.

Dentre os eventos realizados com este propósito, foi realizado nos dias 24 a 26 de abril de 2013 no Centro de Eventos da Universidade Luterana do Brasil – ULBRA – Campus Canoas, o 6º BIOCOM –  SIMPÓSIO NACIONAL DE BIOCOMBUSTÍVEIS.

Pela segunda vez o Simpósio ocorre na cidade de Canoas, RS, em ambas nas instalações da ULBRA.

Com uma Programação bem diversificada, recebeu participantes dos vários pontos do País como Mato Grosso, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Norte, Brasília, além de oriundos de varias cidades do Rio Grande do Sul.

O BIOCOM teve seu início na noite do dia 24 com uma Solenidade de Abertura, presentes o Reitor da ULBRA, representante da UFRGS, do CIENTEC, além dos Presidentes da ABQ e do evento, este o Prof. Dr. Luiz Antonio Mazzini Fontoura.

Seguindo-se a Solenidade de Abertura foram realizadas uma palestra com o Prof. Décio Luiz Gazzoni da EMBRAPA Agropecuária que falou sobre Agroenergia e uma mesa redonda, em que o Prof. Décio foi o moderador, em que se apresentaram os Drs. Nicolás Ferrari da Alur S.A. do Uruguai e Victor Castro da CARBIO da Argentina. O tema foi o Biodiesel no Mercosul.

Nos dois dias seguintes o evento teve continuidade das apresentações de palestras, mesas redondas e seções de pôsteres dos trabalhos aprovados. Vale a pena uma visita ao endereço do evento onde encontram-se os trabalhos apresentados (www.abq.org.br/biocom/edicoes-anteriores.html) e a Programação completa além das apresentações.

No dia 25 ocorreram a palestra da Profa. Marcia Valle Real da UFF, cedida a Secretaria de Ambiente do Rio de Janeiro que falou sobre os biocombustíveis para os transportes. Em seguida foi a vez da mesa redonda sobre Biogás e a matriz energética contando com os Professores Juan Bussi da Universidade de la Republica do Uruguai e Guilherme Cabral da Sulgás. Fabricio Santana da FURG falou sobre Bioeletricidade e Aderson Pessoa Junior da ANP falou sobre Etanol Biocombustível. Ao final do dia a mesa redonda Biocombustíveis e empreendedorismo contando com as apresentações de Mauricio Gomes da Maxiquim, Vivian Mutti Silva da UFRGS e arli Santos da PUC-RS.

No dia 26 as atividades iniciaram com a palestra de Luciana Almeida Silva da UFBA que falou sobre produção fotocatalítica de hidrogênio e ainda na parte da manhã apresentaram-se Robson Lewis, consultor da Petrobras Biocombustíveis, Eduardo Siqueira Cavalcanti do INT e Marcela Ganen Flores da ANP na mesa redonda sobre novas especificações do biocombustível. Técnicas de catálise heterogênea para obtenção de combustíveis foi tema de Juan Bussi da Universidade de la Republica do Uruguai. Fausto Freire da Universidade de Coimbra em Portugal falou sobre a avaliação do ciclo de vida. Ao termino do dia e do evento ocorreu a mesa redonda etanol combustível com Jaime Finguerut da CTC, Boris Stambuk da UFSC e Adilson Gonçalves da USP-Lorena.

A ABQ fechou os dois anos da passagem do BIOCOM pelo Rio Grande do Sul contabilizando crescimento do evento em numero de trabalhos e de participantes. Estiveram presentes 156 pessoas, com 45 trabalhos enviados, 38 aceitos e 37 apresentados em formato de pôster.

Em 2014/2015 o BIOCOM estará no Centro-Oeste, mas precisamente na cidade de Cuiabá, Mato Grosso.