ÁREA: Química Orgânica

TÍTULO: ÓLEOS ESSENCIAIS DE PIPER HUMAYTANUM YUNCKER

AUTORES: ANDRADE, E.H.A. (PROGRAMA DE PóS-GRADUAçãO EM QUíMICA, UFPA, BELéM, PA.), GUIMARÃES, E.F.(INSTITUTO DE PESQUISA DO JARDIM BOTâNICO DO RIO DE JANEIRO, RJ.). MAIA, J.G.S., (DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA QUíMICA E DE ALIMENTOS, UFPA, BELéM, PA.) E BASTOS, C.N (COMISSãO EXECUTIVA DO PLANO DA LAVOURA CACAUEIRA, CEPLAC, MARITUBA, PARá).

RESUMO: RESUMO: os óleos essenciais de três espécimes de Piper humaytanum foram obtidos por hidrodestilação e analisados por CG e CG/EM. 61 componentes foram identificados representando 90,6-95,4% do contudo total dos óleos. Todos os espécimens analisados são ricos em sesquiterpenos, principalmente beta-cariofileno (16,0-50,1%), assim como geranil cetona (10,8-15,4%).

PALAVRAS CHAVES: palavras chaves: piperaceae, piper humaytanum, óleos essenciais

INTRODUÇÃO: INTRODUÇÃO: as Piperáceas são ervas eretas ou escandentes, subarbustos, arbustos ou pequenas árvores, terrestres ou epífitas. Piper é o maior gênero da família Piperaceae, com mais de 700 espécies, das quais 266 ocorrem no Brasil cuja distribuição se concentra principalmente nos estados do Amazonas, Acre, Pará, Ceará, Pernambuco, Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná e Santa Catarina. Suas espécies se caracterizam como produtores de óleos essenciais, muitos dos quais de reconhecida importância econômica. Neste trabalho apresentamos a composição química dos óleos essenciais obtido das folhas e galhos finos de três espécimens (A, B e C) coletados no estado do Pará.



MATERIAL E MÉTODOS: PARTE EXPERIMENTAL: Folhas e galhos finos de Piper humaytanum foram coletadas nos municípios de Marituba (A) e Ananindeua (B e C), Pará. Os espécimens foram identificados por E.F. Guimarães, especialista em Piperaceae, do JBRJ.Obtenção do óleo essencial-As partes aéreas foram secas sobre telas numa sala climatizada, durante 7 dias, moídas e submetidas a hidrodestilação usando um sistema tipo Clevenger. A análise dos óleos foi feita através de CG e C G/EM em sistema Finnigan INCOS-XL equipado com coluna capilar de sílica DB-5MS (30m x 0,25 mm) nas seguintes condições operacionais: programa de temperatura: 60°C-240°C (3°C/min); gás de arraste: hélio; espectros de massas: por impacto eletrônico a 70eV.. A identificação dos constituintes foi baseada no índice de retenção linear calculado em relação aos tempos de retenção de uma série homóloga de n-alcanos e no padrão de fragmentação observados nos espectros de massas, por comparação destes com amostras autenticas existentes nas bibliotecas do sistema de dados e da literatura (Adams, 2001).

RESULTADOS E DISCUSSÃO: DISCUSSÃO DOS RESULTADOS: Os rendimentos dos óleos voláteis (mg/100g) obtidos variaram entre 0,2% e 0,7% nas amostras analisadas. Foram identificados 61 constituintes representando de 90,6% a 95,4% do conteúdo total dos óleos essenciais. A quantidade relativa de cada constituinte está apresentada na tabela 1. Todos os três espécimens demonstraram predominância de sesquiterpenos. Os principais sesquiterpenos identificados nos óleos das três amostras (A, B e C), respectivamente, foram beta-cariofileno (50,1%; 16,0% e 24,3%), (E)-nerolidol (5,2%, 2,6% e 12,8%), óxido de cariofileno (10,3%; 5,1% e 7,9%) e alfa-copaeno (6,2%; 7,3% e 4,0%), além dos sesquiterpenos o óleo dos três espécimens apresentou geranil cetona (15,4%, 10,8% e 11,4%).




CONCLUSÕES: CONCLUSÃO: os resultados obtidos neste trabalho revelaram que a espécie Piper humaytanum também ocorre no estado do Pará e não apenas no estado do Amazonas como descrito na literatura (Yuncker, 1972). Fornece um óleo essencial rico em sesquiterpenos, principalmente beta-cariofileno.

AGRADECIMENTOS:AGRADECIMENTOS: Os autores agradecem o apoio do Programa de Biodiversidade (PPBio) do MCT.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA:REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
-ADAMS, R.P. (2001). Identification of essential oil components by gas chromatography/quadrupole mass spectroscopy. Allured , Illinois.

-YUNCKER, O. (1972). The Piperaceae of Brazil, I. Piper-group I, II, II, IV. Hoehnea 2: 19-366.