ÁREA: Química Orgânica

TÍTULO: CONSTITUINTES QUÍMICOS DO ÓLEO ESSENCIAL DE PIPER TRICHOCARPON C. DC.

AUTORES: ANDRADE, E.H.A. (PROGRAMA DE PóS-GRADUAçãO EM QUíMICA, UFPA, BELéM, PA.), GUIMARÃES, E.F.(INSTITUTO DE PESQUISA DO JARDIM BOTâNICO DO RIO DE JANEIRO, RJ.). MAIA, J.G.S., (DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA QUíMICA E DE ALIMENTOS, UFPA, BELéM, PA.)

RESUMO: RESUMO: o óleo essencial das folhas e galhos finos de Piper trichocarpon foi obtido por hidrodestilação e analisado por CG e CG/EM. 63 componentes foram identificados representando 93,9% do conteúdo total do óleo. A composição química apresenta 72,8% de sesquiterpenos (52,1% hidrocarbonetos e 20,7% oxigenados) e 19,8% de monoterpenos (17,2% hidrocarbonetos e 2,6% oxigenados).

PALAVRAS CHAVES: palavras chaves: piperaceae, piper trichocarpon, óleos essenciais

INTRODUÇÃO: INTRODUÇÃO: as informações etnobotânicas para espécies de Piperaceae da Amazônia são riquíssimas. O decocto das folhas de Piper marginatum é usado em doenças do fígado e vesícula, como tônica, carminativa, anti-espasmódica e cercaricida (RAMOS et al., 1986; FRISCHKORN et al., 1980); o chá das folhas de P. callosum é usado para acalmar dores do aparelho digestivo e no tratamento de dores reumáticas e musculares (VANDENBERG, 1993); o chá das folhas de P. aduncum é usado em doenças ginecológicas e desordens intestinais (VIEIRA, 1991) e etc. A importância comercial, econômica e medicinal das espécies de Piper tem atraído a atenção dos pesquisadores que têm direcionado os seus estudos para a avaliação das suas propriedades químicas e farmacológicas. Neste trabalho apresentamos a composição química do óleo essencial obtido das folhas e galhos finos de Piper trichocarpon coletado no município de Ananindeua no estado do Pará.

MATERIAL E MÉTODOS: PARTE EXPERIMENTAL: Folhas e galhos finos de Piper trichocarpon foram coletadas nos municípios Ananindeua, Pará. O espécimen foi identificado por E.F. Guimarães, especialista em Piperaceae, do JBRJ. As partes aéreas foram secas sobre telas numa sala climatizada, durante 7 dias, moídas e submetidas a hidrodestilação usando um sistema tipo Clevenger. A análise dos óleos foi feita através de CG e C G/EM em sistema Finnigan INCOS-XL equipado com coluna capilar de sílica DB-5MS (30m x 0,25 mm) nas seguintes condições operacionais: programa de temperatura: 60°C-240°C (3°C/min); gás de arraste: hélio; espectros de massas: por impacto eletrônico a 70eV.. A identificação dos constituintes foi baseada no índice de retenção linear calculado em relação aos tempos de retenção de uma série homóloga de n-alcanos e no padrão de fragmentação observados nos espectros de massas, por comparação destes com amostras autenticas existentes nas bibliotecas do sistema de dados e da literatura (Adams, 2001). A quantificação dos componentes foi adquirida por CG: HP 5890 operando com ionização de chamas, nas mesmas condições do CG-EM, com exceção do gás de arraste que foi hidrogênio.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: DISCUSSÃO DOS RESULTADOS: o rendimento do óleo volátil (mg/100g) obtido foi de 0,6% na amostra analisada. Foram identificados 63 constituintes representando 93,9% do conteúdo total do óleo essencial. A quantidade relativa (>0,4%)de cada constituinte está apresentada na tabela. Os componentes majoritários identificados no óleo de P. trichocarpon coletado em Ananindeua (PA) foram os sesquiterpenos beta-cariofileno (14,5%), trans-alfa-bergamoteno (10,6%), beta-selineno (7,0%), óxido de cariofileno (6,7%) e germacreno D (5,2%); o monoterpeno que predominou foi o beta-pineno com 9,4%.






CONCLUSÕES: CONCLUSÃO: os resultados obtidos neste trabalho revelaram que a espécie Piper trichocarpon também ocorre no estado do Pará e não apenas no estado do Amazonas como descrito na literatura (Yuncker, 1972). Fornece um óleo essencial com 72,8% de sesquiterpenos.

AGRADECIMENTOS:AGRADECIMENTOS: Os autores agradecem o apoio do Programa de Biodiversidade (PPBio) do MCT.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA:REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
-FRISCHKORN, C.G.B., FRISCHIKORN, H.E. AND CARRAZONI, E. (1980) Cercaricidal activity of some essential oils of plants from Brazil. Naturwissenschaften 65: 480-482.
-RAMOS LS, SILVA ML, LUZ AIR, ZOGHBI MGB, MAIA JGS. 1986. Essential oil of Piper marginatum. J. Nat. Prod. 49: 712-715.
-VANDENBERG, M.E. (1993) Plantas Medicinais na Amazônia: Contribuição ao seu conhecimento sistemático, 2ª ed., Museu Paraense Emílio Goeldi, Belém, p.62.
VIEIRA LS. 1991. Manual de Medicina Popular: A Fitoterapia da Amazônia, Faculdade de Ciências Agrárias do Pará, Belém, 248p.