ÁREA: IC-Iniciação Científica

TÍTULO: TEOR E COMPOSIÇÃO DO ÓLEO ESSENCIAL DE AMOSTRAS COMERCIAIS DE CAPIM CIDREIRA (CYMBOPOGON CITRATUS (D.C.) STAPF)

AUTORES: PEREIRA, U. A.1 - UFV; MARTINAZZO, A. P2. - UFV; BARBOSA, L. C. A.1 - UFV; MALTHA, C. R. A.1 – UFV.
1UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIçOSA. AV. PH. ROLFS S/N – VIçOSA – MG. CEP: 36570-000. DEPARTAMENTO DE QUíMICA – LABORATóRIO DE ANáLISE E SíNTESE DE AGROQUíMICOS (LASA). (ULISSES_AP@YAHOO.COM.BR)
2UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIçOSA. AV. PH. ROLFS S/N – VIçOSA – MG. CEP: 36570-000. DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA AGRíCOLA.


RESUMO: O teor de umidade e a composição química do óleo essencial de Cymbopogom citratus (D.C.) Stapf (capim cidreira) foram analisados em nove amostras comerciais e na planta fresca. O óleo essencial foi obtido pela hidrodestilação, utilizando-se aparelho tipo Clevenger. O teor de óleo essencial encontrado na planta fresca foi de 0,76%, enquanto as amostras comerciais apresentaram variações de 0,2 a 1,2%. O teor de umidade na planta fresca foi de 78,37% e nas amostras comerciais ocorreram variações de 9,61 a 11,94%. Foram identificados trinta e três compostos, sendo o 6-metilep-5-en-2-ona, mirceno, neral, geraniol e geranial de ocorrência comum em todas as amostras analisadas.

PALAVRAS CHAVES: óleo essencial, capim cidreira, cg-em

INTRODUÇÃO: A espécie Cymbopogon citratus (D.C.) Stapf, originária da Índia, é bastante utilizada em todo mundo. No Brasil é popularmente conhecida como capim cidreira, capim-limão e capim santo (CASTRO e RAMOS, 2003). No âmbito internacional é conhecida como lemongrass e citronella. É indicada no tratamento da insônia, nervosismo, ansiedade, problemas respiratórios e gástricos, e também como digestivo estomacal, analgésico, antitérmico e diurético (CASTRO e RAMOS, 2003) e (GOMES e NEGRELLE, 2003).
O óleo essencial de capim cidreira é utilizado como aromatizante, em perfumaria, cosméticos e na produção da vitamina A, por isso tem procura no mercado nacional e internacional (ORTIZ et al., 2003). O estudo da composição química do óleo essencial de Cymbopogon citratus (D.C.) Stapf mostrou que o citral (mistura dos isômeros neral e geranial), geraniol, mirceno e nerol são os compostos de maior ocorrência (LEWINSOHN et al., 1998).
O objetivo deste trabalho foi analisar a composição química do óleo essencial de Cymbopogon citratus (D.C.) Stapf e os teores de umidade e de óleo em amostras comerciais obtidas em diferentes regiões do país.


MATERIAL E MÉTODOS: Foram analisadas nove amostras comerciais de Cymbopogon citratus (D.C.) Stapf. Duas amostras foram adquiridas no município de Viçosa-MG (amostras 1 e 2), quatro em Belo Horizonte-MG (amostras 3, 4, 5 e 6), uma em Juiz de Fora-MG (amostra 7) e duas em Cascavel-PR (amostras 8 e 9). A planta fresca (folhas) também foi analisada (amostra 10). Para a comercialização das amostras (1), (2), (7), (8) e (9) as folhas foram trituradas, e para a amostra (3) a (6) as folhas foram picadas.
As amostras foram submetidas a tratamento térmico em estufa (105 ºC, 24 h) para a determinação do teor de umidade. O óleo essencial foi obtido por hidrodestilação em aparelho tipo Clevenger por duas horas, utilizando-se pentano como solvente extrator.
Os extratos foram submetidos à análise pela espectroscopia no infravermelho, e em seguida analisados pela técnica CG-EM. A identificação dos compostos foi realizada por meio da comparação dos espectros de massas obtidos com aqueles existentes no banco de dados (Wiley 229.000) do aparelho e pelo cálculo do índice de Kovats. A quantificação dos compostos foi realizada pela técnica de CG.


RESULTADOS E DISCUSSÃO: O teor de umidade encontrado nas amostras comerciais variou de 9,61 a 11,45%. Na planta fresca esse teor foi de 78,37%. O teor de óleo essencial foi maior nas amostras em que as folhas foram picadas, variando de 0,7 a 1,2%. Nas amostras moídas o teor de óleo variou de 0,2 a 0,25%, e na planta fresca foi encontrado 0,76%. Esses resultados mostram que ocorreu perda de óleo durante o processo de moagem da planta.
Os espectros no infravermelho das amostras analisadas foram bastante semelhantes, mostrando a presença dos grupos funcionais característicos do neral e geranial, principais constituintes do óleo essencial.
A análise cromatográfica permitiu identificar e quantificar trinta e três compostos no óleo essencial de Cymbopogon citratus (D.C.) Stapf. Os principais compostos identificados foram monoterpenos, presentes em todas as amostras. Dentre os compostos identificados, o 6-metilept-5-en-2-ona, mirceno, neral, geraniol e geranial foram de ocorrência comum em todas as amostras. O teor de citral nas amostras variou de 40,65 a 77,81%. Também foram identificados sesquiterpenos, hidrocarbonetos saturados e outros compostos em menor proporção.





CONCLUSÕES: O teor de óleo essencial de Cymbopogom citratus (D.C.) Stapf é influenciado pelo tipo de processamento das folhas. A moagem levou à perda de óleo, pois os resultados mostraram que as amostras comercializadas na forma triturada apresentaram menor teor de óleo essencial, em relação àquelas em que as folhas foram apenas picadas.
Foram identificados trinta e três compostos no óleo essencial. Os compostos 6-metilept-5-en-2-ona, mirceno, neral, geraniol e geranial foram identificados em todas as amostras. O teor de citral nas amostras variou de 40,65 a 77,81%.


AGRADECIMENTOS:À Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (FAPEMIG) e ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA:CASTRO, L. O., RAMOS, R. L. D. 2003. Principais gramíneas produtoras de óleos essenciais. Boletim Fepagro, Boletim técnico da Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária, n. 11.

GOMES, E. C., NEGRELLE, R. R. B. 2003. Cymbopogon citratus (D.C.) Stapf: Aspectos botânicos e ecológicos. Visão Acadêmica, 4: 137-144.

LEWINSOHN, E., DUDAI, N., TADMOR, Y., KATZIR, I., RAVID, U., PUTIEVSKY E. e JOEL, D. M. 1998.Histochemical Localization of Citral Accumulation in lemongrass leaves (Cymbopogon citratus (DC) Staf.). Annals of Botany, 81: 35-39.

ORTIZ, S. R., MARRERO, G.V., TAMAJÓN, A.L.T. 2003. Efecto de diferentes densidades de plantación en Cymbopogon citratus (DC.) Stapf.. Rev. Cubana de Plant. Med. 2003.