ÁREA: IC-Iniciação Científica

TÍTULO: A CONSTRUÇÃO DE MODELOS ATÔMICOS FEITOS DE MATERIAL DE BAIXO CUSTO, COMO UMA ALTERNATIVA MULTIDISCIPLINAR DE MELHORAR O ENSINO DE QUÍMICA

AUTORES: SIQUEIRA, LAURINDA FERNANDA SALDANHA - CEFET-MA;
COSTA NETO, JONAS DE JESUS GOMES DA - CEFET-MA;
RIBEIRO, MARIA HILMES DE OLIVEIRA; - CEFET-MA
PESSÔA, PEDRO ALBERTO PAVãO; - CEFET-MA
CARVALHO, RITA DE CáSSIA SILVA; - CEFET-MA
SILVA, HUGO RODRIGUES DA; - CEFET-MA
SANTOS, HéRICA CRYS CRUZ DOS; - CEFET-MA
FARIAS, TEREZINHA MENDES; - CEFET-MA
OLIVEIRA, MARCELO MOIZINHO; - CEFET-MA
RANGEL, JOSé HILTON GOMES - CEFET-MA


RESUMO: A necessidade cada vez maior de se criar diferentes alternativas de ensino foi a base desse trabalho. Usando materiais disponíveis e de baixo custo confeccionaram-se protótipos de modelos de orbitais atômicos vislumbrando-se chamar a atenção dos alunos e dos próprios educadores para a formação de uma nova consciência sobre a química, deixando de lado conceitos de que a química é uma ciência chata, enfadonha e imutável. Objetivou-se também mostrar ao alunado que a química esta presente em seu cotidiano e não só na sala de aula. Este projeto incorporou áreas como design, física e matemática, utilizando materiais baratos como isopor, imãs, madeira, arames e mobilizando diversas pessoas para a composição de uma nova estratégia de ensino.

PALAVRAS CHAVES: modelos atômicos, ensino de química, material de baixo custo

INTRODUÇÃO: Um dos grandes desafios do ensino de química nas escolas é relacionar o conhecimento adquirido pelos alunos e o seu mundo cotidiano. Sendo assim, o ensino deve levar o aluno a compreender o universo químico e os fenômenos envolvidos mais diretamente com sua vida cotidiana, como por exemplo, um simples riscar de fósforos e ou derretimento de um cubo de gelo em um copo vazio. Softwares educacionais, Internet, cd´s, dvd’s, apostilas e livros didáticos nem sempre constituem ou fazem parte da realidade em escolas públicas do Maranhão. Percebendo tal situação, surgiu a idéia inicial da construção de modelos de orbitais atômicos, moléculas, etc, como ponto de partida para tornar os assuntos complexos da química, acessíveis e de fácil entendimento para o alunado. Fazer o aluno dar idéias, participar da confecção do seu próprio material de pesquisa, realizar montagens ou desenvolver maquetes, já constitui um aprendizado muito grande, e ainda, contribui positivamente para a aproximação entre as duas esferas principais do processo ensino-aprendizagem: o aluno e o professor.


MATERIAL E MÉTODOS: A montagem e a confecção dos modelos de orbitais atômicos envolveu o Departamento Acadêmico de Química e o setor de Design do Departamento de Desenho, os quais contribuíram para a montar as estruturas dos orbitais e moléculas de isopor e dos orbitais de madeira. Para isso, foram utilizados materiais de baixo custo como: estiletes, imãs, lixas e palitos de churrasco, para construção dos orbitais e moléculas de isopor. Para os orbitais de madeira, usou-se uma placa de madeira que foi serrada em forma de pequenos paralelepípedos, para então serem trabalhados em uma lixa giratória. Os lóbulos dos orbitais atômicos foram furados com finalidade de se encaixá-los nos eixos de arame, formando as ligações químicas envolvidas. A estrutura dos modelos de orbitais atômicos aqui citados pode seguir qualquer ilustração de livro didático de química, cabe à criatividade de cada aluno e professor.


RESULTADOS E DISCUSSÃO: Os modelos de orbitais atômicos chamaram atenção de alunos e professores, quando foram apresentados em encontros científicos e de educação, comprovando ser uma ótima iniciativa para todos os educadores desenvolverem com seus alunos (Fig.1). A partir dos modelos de orbitais atômicos os alunos podem descobrir as limitações de rotação de cada geometria molecular, a força das ligações envolvidas, além de poderem apresentar em trabalhos de amostras culturais e feiras de ciências. Havendo assim maior interesse do aluno, e, por conseguinte, maior aprendizado.




CONCLUSÕES: Uma simplória mudança de estratégia pode fazer com que aprendizado de um aluno se desenvolva imensamente. Alternativas, como a confecção de modelos de orbitais atômicos, são apenas o começo de uma evolução nos métodos educacionais de baixo custo, mas, para tanto, é necessário que o professor crie um vinculo estreito com seus alunos, de modo que estes participem de todas as etapas do processo, ao mesmo tempo, se beneficiando e aprendendo com várias esferas de conhecimento diferentes, e o professor exercite a interdisciplinaridade para que isso seja possível.


AGRADECIMENTOS:Agradecemos ao DAQ e ao departamento de Design do CEFET-MA e a FAPEMA pela execução de nosso projeto.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA:(1) Chanteau, S. H. & Tour, J. M. Synthesis of anthropomorphic molecules: The Nanoputians. Journal of Organic Chemistry. 2003, 68(23), 8750-8766.
(2) SANTOS, Wildson Luiz Pereira e SCHNETZLER, Roseli Pacheco, Educação em Química: Compromisso com a Cidadania, Editora Unijuí – RS 1997, 3° edição