ÁREA: IC-Iniciação Científica

TÍTULO: DIVULGAÇÃO E APRENDIZAGEM DA CIÊNCIA

AUTORES: CHIMENEZ, T.A. - UEMS; MAGALHÃES, K.F. - UEMS; BENEDETTI-FILHO, E.; FIORUCCI, A.R. - UEMS
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS (TIAGOANDRADEROCK@HOTMAIL.COM)


RESUMO: A contextualização é um fator importante no processo de aprendizagem dos alunos. A aplicação do projeto utiliza uma abordagem metodológica diferenciada para mini-cursos com conteúdos químicos para alunos do 3°ano de escolas públicas. As atividades envolveram conteúdos teóricos e práticos aliados à contextualização dos conteúdos, visando despertar o interesse pela química. Foram escolhidos experimentos que pudessem ser realizados por alunos do ensino médio utilizando materiais alternativos e relacionados a cada um dos conteúdos abordados. Prepararam-se os mini-cursos utilizando-se animações, figuras das teorias e experimentos. Os resultados demonstraram que o interesse pela ciência aumentou significativamente após a realização dos mini-cursos e a relação aluno/professor foi melhorada.



PALAVRAS CHAVES: aprendizagem, contextualização, experimentação.

INTRODUÇÃO: Pesquisas sobre o Ensino de Química têm revelado que, de modo geral, este vem sendo praticado desvinculado da realidade e de maneira compartimentada (PITOMBO et al., 1998), apresentando um forte caráter propedêutico (LOUTERS et al., 1999). Devido a isso há “uma preocupação constante com os educadores na atualidade na priorização de metodologias aptas a tornar o processo ensino-aprendizagem mais produtivo” (HERRON et al., 1999). Apesar de ocorrer publicações cada vez mais marcantes em Ensino de Química, aulas experimentais de Química continuam problemáticas, seja pela ausência de material e infra-estruturas adequadas, sejam por serem muitas vezes um “recreio intelectual”, no qual os alunos reproduzem experimentos sem conexão com sua realidade e fora da teoria aplicada. Devido a este contexto na educação das ciências foi desenvolvido este projeto com o objetivo de aproximar os alunos da importância e do quanto é atraente os conteúdos relacionados à ciência química. O projeto foi desenvolvido através de mini-cursos contextualizados em atividades extra-classe envolvendo experimentos com materiais alternativos. Desta forma, divulgou-se a importância da Química para a sociedade.



MATERIAL E MÉTODOS: Foi realizado primeiramente um levantamento bibliográfico sobre temas que pudessem ser amplamente contextualizados. Depois de coletado o material teórico, teve início a elaboração das apostilas oferecidas nos mini-cursos aos alunos participantes do projeto. Experimentos elaborados dentro das expectativas de contextualização, relacionados às teorias propostas e utilizando materiais alternativos foram inseridos nas apostilas. A apostila possui também algumas questões de vestibular para aproximar os alunos da necessidade do aprendizado consistente. Foi elaborado um questionário com perguntas objetivas para avaliar a aceitabilidade dos mini-cursos e se a contextualização com experimentação promoveu um aumento do interesse pela Ciência. Os materiais e reagentes utilizados foram materiais de baixo custo e de fácil aquisição no comércio local procurando-se substituir as vidrarias e reagentes de elevado custo.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Após o levantamento teórico, optou-se por se realizar experimentos de química orgânica, reações químicas e cinética química. Os experimentos escolhidos para a realização dos mini-cursos preencheram os requisitos como, teoria de fácil compreensão, facilidade de sua realização por alunos do ensino médio e que pudessem ter seus materiais envolvidos substituídos por materiais alternativos de uso cotidiano. Avaliando os questionários observou-se que a totalidade dos participantes aprovou a metodologia proposta e que até aquele momento nenhum aluno tinha realizado experimento envolvido com a química. Os alunos participantes responderam as questões de vestibular com maior facilidade após a aula teórica e as atividades práticas. Verificou-se também que durante a realização dos experimentos ocorria uma maior participação dos alunos, situação esta relatada pelos professores das disciplinas. O projeto foi efetivo enquanto uma proposta de divulgação da ciência, onde a química passou a ser observada por outra ótica. Um fato importante é que dos 25 alunos participantes, 3 optaram em realizar vestibular para química e destes um já é acadêmico do Curso de Química.




CONCLUSÕES: O objetivo do projeto foi amplamente alcançado, inclusive o acadêmico que foi ingresso no Curso de Química, já vem desenvolvendo atividades de divulgação científica. Nota-se que a divulgação da Ciência é um fator importante para a sociedade, e que muitos materiais do dia-a-dia resultam de descobertas promovidas pela Química. Porém, a sociedade não conhecendo suas interações com uma Ciência deixa de reconhecer a importância do profissional desta área na sociedade. Os mini-cursos possibilitaram uma melhor relação aluno/professor contribuindo para uma melhoria no processo ensino aprendizagem.

AGRADECIMENTOS:A PROEC pela bolsa concedida ao acadêmico Tiago Andrade Chimenez.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA:HERRON, J. D. & NURRENBERN, S. C. Chemical education research. J. Chem. Educ., 76 (10): 1354, 1999.

LOUTERS, L. L. & HUISMAN, R. D. J. Chem. Educ., 76 (2): 196, 1999.

PITOMBO, L. R. M. & MARCONDES, M. E. R. Interações e Transformações - GEPEQ, Editora EDUSP, São Paulo, 1998.