ÁREA: IC-Iniciação Científica

TÍTULO: ELABORAÇÃO DE BANCOS DE DADOS DE REAGENTES E DE RESÍDUOS NOS LABORATÓRIOS DE ENSINO DE QUÍMICA

AUTORES: WONDRACEK*, M. H. P – UEMS, SIMONETI, J. A. – UEMS; LIMA, F. DE – UEMS

RESUMO: RESUMO: A fim de criar um programa de gerenciamento de resíduos na UEMS empenhou-se inicialmente em elaborar bancos de dados sobre reagentes e resíduos nos laboratórios de ensino de química e armazená-los em softwares de computador. Para tanto elaborou-se fichas de registro das aulas práticas e de cadastramento dos resíduos quanto à quantidade, toxidez, periculosidade, classificação, armazenamento, acondicionamento, etc. Os dados sobre reagentes foram coletados junto aos técnicos e FISPQ. Conseguiu-se cadastrar os reagentes do laboratório de ensino de química e os resíduos gerados nas aulas de Química Geral. Da análise dos resultados verificou-se que 7,7% dos produtos gerados são nocivos, 11,5% são tóxicos e que o acondicionamento e o tratamento dos reagentes e resíduos estão inadequados.

PALAVRAS CHAVES: banco de dados, gerenciamento, resíduos

INTRODUÇÃO: INTRODUÇÃO: Química verde, química limpa, ou ainda química benigna ao ambiente é a expressão química de desenvolvimento sustentável. Ela pode ser compreendida como a atividade química que utiliza técnicas e metodologias que diminuem ou eliminam o uso de matérias-primas ou produtos e subprodutos tóxicos, que agridem o ambiente (INAH BRIDER, 2006). Dentre as diversas fontes poluidoras estão as IES (Instituições de Ensino Superior), que geram poucos resíduos se comparado às indústrias, porém de grande diversidade. Muitas universidades implantaram programas de gerenciamento de resíduos, e a UEMS mesmo sendo uma universidade relativamente nova, com 12 anos de fundação, preocupa-se em desenvolver um projeto para a criação deste tipo de programa. Esse trabalho consiste na elaboração de bancos de dados de reagentes e produtos gerados nos laboratórios de ensino de Química o qual facilitará a criação, implantação e manutenção de um programa de gerenciamento de resíduos.

MATERIAL E MÉTODOS: MATERIAL E MÉTODOS: Fez-se pesquisa bibliográfica sobre programas de gerenciamento de resíduos das IES brasileiras, normas para tratamento de resíduos químicos, fichas de segurança de produtos químicos (FISPQ), etc. Optou-se por elaborar fichas de cadastros semelhantes à de Erichim (DEMAMAN, A.S, et al. 2004). Nas fichas adaptadas de registro das aulas práticas e de cadastramento dos resíduos constam campos sobre toxidade, quantidade, classificação, armazenamento, acondicionamento, etc. Os dados sobre reagentes foram coletados junto aos técnicos e FISPQ. Cadastrou-se os reagentes dos laboratórios de ensino e os resíduos químicos das aulas experimentais de Química Geral. A UEMS é constituída de 15 unidades distribuídas pelo Estado, sendo assim, é primordial que esses dados possam ser disponibilizados via Intranet e Internet. Para informatizar esse sistema de bancos de dados criou-se um programa cujo modelo está baseado naquele utilizado pela UFRGS (AMARAL, S.T, 2000). Após analisar e avaliar diversos programas e linguagens de programação concluiu-se que para atender as nossas necessidades a linguagem PHP com banco de dados mysql é apropriada.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: RESULTADOS E DISCUSSÃO: Da análise das fichas sabe-se que foram gerados 25 produtos diferentes nas aulas de Química Geral Experimental no ano de 2005 dentre os quais, 09 são sólidos (34,6%) e 17 são líquidos (65,4%). Esses foram classificados de acordo com seu destino, 23,1% como resíduos, 34,6% como insumo, 23,1% descartáveis na pia e 15,4% devem ser tratados antes da disposição final. Quanto à periculosidade tem-se que 7,7% dos produtos gerados são nocivos, 26,9% são irritantes, 3,8% são inflamáveis, 34,6% são produtos não perigosos, 23,1% são corrosivos, 11,5% são tóxicos, 15,4% são perigosos para o ambiente e 3,8% são muito tóxicos. Como conseqüência de nossa pesquisa percebeu-se que é necessário a elaboração e planejamento de um almoxarifado para o acondicionamento de reagentes e de um depósito para tratamento e estocagem dos produtos que são gerados nos laboratórios, visto que alguns desses são perigosos devido às características já citadas acima. O cadastro informatizado facilitará a criação e implantação do programa de gerenciamento, que deverá assegurar que todos os resíduos sejam tratados de forma apropriada e segura, desde a geração até a disposição final.




CONCLUSÕES: CONCLUSÕES: Constatou-se através do tratamento estatístico dos dados coletados sobre os reagentes e produtos gerados nos laboratórios de ensino de química que é importante identificar, classificar, quantificar, constatar periculosidade e toxidez, verificar a forma de armazenamento e acondicionamento. Esses bancos de dados facilitarão a elaboração de um projeto de criação de programa de gerenciamento de resíduos químicos. O sistema informatizado oferecerá algumas vantagens, pois as informações serão facilmente atualizadas e disponibilizadas na Internet e Intranet.

AGRADECIMENTOS:AGRADECIMENTOS: Agradeço a Pró-Reitoria de Pesquisa (PROPP) da UEMS pelo incentivo financeiro para a realização do projeto.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA:EDUCAÇÃO PÚBLICA: BIBLIOTECA - O ver-de novo.
Site: http://www.educacaopublica.rj.gov.br/biblioteca/quimica/quim02.htm, acessado em 12/06/2006.

DEMAMAN, A.S. et al. Programa de gerenciamento de resíduos dos laboratórios de graduação da Universidade Regional do Alto Uruguai e das Missões – Campus Erechim. Revista Química Nova, v. 27, n°4,p.674-677,2004.

AMARAL, S. T. et al. Relato de uma experiência: Recuperação e cadastramento de resíduos dos laboratórios de graduação do instituto de química na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Revista Química Nova, v. 24, n° 3,p.419-423,2001.