ÁREA: IC-Iniciação Científica

TÍTULO: A EDUCAÇÃO E PERCEPÇÃO AMBIENTAL DOS MORADORES DA BACIA DO RIO ANIL EM SÃO LUÍS,MARANHÃO

AUTORES: SILVA,JENNY KELLMA FERREIRA(IC),ARAUJO,GRACIELA DE OLIVEIRA(IC),BRITO,NATILENE MESQUITA(PQ),AMARANTE JR.,OZELITO POSSIDôNIO DE(PQ)



RESUMO: Este estudo foi constituído de visitas e entrevistas com os moradores da Bacia do Rio Anil em São Luís,Maranhão,quando foram observados os comportamentos dos moradores da comunidade ali existente,seus costumes,festividades e as representações sociais associadas ao ambiente.Foram ressaltados os comportamentos adequados e inadequados com relação ao manejo de resíduos sólidos,a conservação ambiental,entre outros,com o intuito de se relacionar a poluição ambiental em outros estudos na área com o comportamento dos moradores.As lendas e costumes locais foram analisadas durante as festividades juninas,momento de expressão máxima da cultura local,no intuito de se observar a existência de elementos que denotem a visão desta população com as questões ambientais que foram discutidas na pesquisa.

PALAVRAS CHAVES: educação ambiental,percepção ambiental,resíduos sólidos

INTRODUÇÃO: A problemática ambiental é tema de grande relevância,e sua análise e compreensão requer ponderação sobre os valores e ideais humanos adotados até o momento.É relevante neste processo,valorizar o conhecimento,o sentir e o operar de acordo com a importância das informações sem perder de vista as respostas afetivas,o comportamento,a conduta e a responsabilidade.É necessário que haja um compromisso entre o educador e a comunidade em que a pesquisa está inserida.Chamar a educação de ambiental é apenas delimitar um conjunto de aspectos da realidade que não tem sido contemplado regularmente pela educação institucionalizada,escolarizada,sendo uma tendência que o "ambiental" seja englobado pelo projeto educacional quando a escola e a sociedade apropriarem-se,comprometerem-se e discutirem as questões ambientais.Para tanto não se devem desprezar os conflitos,mas ao contrário,problematizando-se estas questões pôde-se funcionalizar a relação entre o homem e os demais elementos do ambiente estudado.

MATERIAL E MÉTODOS: O entendimento da percepção que um dado grupo tem do ambiente é de fundamental importância para se avaliar sua relação com o ambiente,sendo uma ferramenta de fundamental relevância quando se pretende propor um Programa de Educação Ambiental,que produza mudanças no modo de vida e no desenvolvimento sustentável,a partir desta consciência pessoal,foram colocadas em prática pesquisas sobre a percepção ambiental das crianças por meio de mapas mentais,efetuou-se entrevistas com mapas fechados,visando entender a percepção ambiental dos moradores da região de estudo onde da proposta a realização de atividades sócio-culturais(festividades juninas)afim de se obter a melhor interação entre homem-natureza na região da micro-bacia do Rio Anil.Além do que já foi sitado anteriormente,houve também o reconhecimento dos elementos culturais da comunidade em questão e a representação de seus valores relacionados ao ambiente e a sua interação com este,ou seja,diversas manifestações como dança,músicas,poesias,crenças,festejos,contos,entre outros,ou quais norteiam o relacionamento que se tornou existente durante a pesquisa homem,natureza e a expressão máxima de cultura com o intuito de preservar.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Durante a pesquisa pôde-se ter um diagnóstico preliminar da percepção da população ribeirinha a respeito do seu comportamento ambiental em relação a proximidade do rio às suas moradias,objetivou-se a criação do Programa de Educação Ambiental,que foi inserido nas escolas públicas próximas às áreas afetadas na forma de palestras informativas sobre a situação atual do rio,bem como formas de controle do despejo de resíduos domésticos e industrial que era bastante acentuado.A partir da simples avaliação aérea,bem como as fotografias obtidas em visita ao local do estudo definido pela presença de diferentes grupos sociais às margens do rio,verificou-se a expansão da malha urbana que impede o crescimento da vegetação ao longo do curso do rio,com a instalação de bairros e loteamento por toda a margem do mesmo,salvo uma pequena faixa de manguezais que ainda permanece(na margem direita).Notadamente,a partir do entendimento de que o comportamento dos moradores,bem como a realidade sócio-econômica e política dos mesmos,é não só responsável pelo estado atual do Rio Anil,no que diz respeito ao despejo de resíduos domésticos e industrial que chega a ser de 96% devido a ausência de saneamento.




CONCLUSÕES: Está pesquisa teve como objetivo caracterizar os principais problemas ambientais encontrados pelos moradores das margens do Rio Anil, pela ação ora dos mesmos ora por ação de despejos industriais. Além disso, foi feita a identificação sócio-econômica dos ribeirinhos, bem como a análise qualitativa dos resíduos encontrados na água do rio.Através dos resultados dessa pesquisa foram traçadas as estratégias do Programa de Educação Ambiental nos ambientes formal e não-formal,como meio de melhorar o gerenciamento de resíduos domésticos perfeitamente recicláveis e reaproveitáveis.



AGRADECIMENTOS:FAPEMA, pelo fomento da bolsa de IC; ao CEFET-MA, pela oportunidade de estudar e pesquisar sobre Educação Ambiental e a comunidade ribeirinha pela atenção.



REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA:BAIRD, Colin.Química ambiental.2ed.Porto Alegre:Bookman,2002.
CALDAS, E.P.A.O novo perfil do matemático.O Imparcial.São Luís,22 fev 2003.
CHAGAS, Aécio Pereira. Como se faz química: uma reflexão sobre a química e a atividade do químico. 3 ed.rev.Campinas,SP:Unicamp,2001.