ÁREA: IC-Iniciação Científica

TÍTULO: AVALIAÇÃO DOS CRONOTIPOS DOS ALUNOS DO 3º ANO DO ENSINO MÉDIO DAS ESCOLAS ESTADUAL EURICO GASPAR DUTRA E PRESIDENTE MÉDICI DE NAVIRAÍ-MS

AUTORES: BELÉM, A – UEMS (ABISAGUEBELEM_20@YAHOO.COM.BR).
BARBA, I. S. – UEMS (INESBARBA@UEMS.BR)



RESUMO: A cronobiologia é uma ciência que pode ser aplicada à educação, convêm dizer que entre os seres humanos existem indivíduos com atividades predominantes matutinas, outros pelas atividades vespertinas, ou intermediárias. Muitas dificuldades de aprendizado podem ser decorrentes de diferenças nas características cronobiológicas existentes entre os indivíduos. A pesquisa teve como objetivo detectar os cronotipos dos alunos do 3º ano do Ensino Médio das Escolas Estadual Eurico Gaspar Dutra e Presidente Médici de Naviraí-MS. Foi aplicado o questionário proposto por HORNE e OSTBERG (1976), adaptado por CARDINALI et. Al. (1992) apud INAMINE e STABILLE. Constatou-se que entre os referidos alunos predomina o cronotipo intermediário, que é estatisticamente esperado em uma população.

PALAVRAS CHAVES: cronobiologia, aprendizagem, cronotipos

INTRODUÇÃO: A cronobiologia é o ramo das ciências biológica contemporânea que tem se preocupado com o estudo da organização temporal dos seres vivos. Na qual estuda os determinantes além da ritimicidade, ou seja, ritmos circadianos temporais dos fenômenos fisiológicos e bioquímicos relacionados às diversas horas do dia (CIPOLLA-NETO e CAMPA apud GONÇALVES e STABILLE, 2001).
Os alunos estão sujeitos aos horários de aula da série que cursam e, por outro lado os professores estão sujeitos aos horários de trabalhos diversificados, dependendo da área de atuação.
Neste trabalho além das pesquisas bibliográficas também foram realizados estudos sobre os cronotipos, dos alunos do 3º Ano do Ensino Médio das Escolas Estadual Eurico Gaspar Dutra e Presidente Médici de Naviraí, a fim, de contribuir com os processos de avaliação e analisar a influência no ensino aprendizagem, ou seja, no rendimento, na disciplina de química.
O benefício do estudo foi comprovar a relevância do problema, dos diversos fatores descritos na cronobiologia principalmente os relacionados ao ensino aprendizagem, ou seja, ao processo em que os indivíduos se ajustam a uma nova situação temporal, imposta pelo esquema de estudo.


MATERIAL E MÉTODOS: Este trabalho foi desenvolvido através de pesquisas bibliográficas, utilizou-se muito o recurso interativo da Internet, como suplementação teórica. O questionário foi aplicado com os alunos do 3º ano das Escolas Estadual Eurico Gaspar Dutra e Presidente Médici de Naviraí – MS, para identificação de tipos cronobiológicos proposto por HORNE & OSTBERG (1976) e adaptado por CARDINALI et al. (1992) apud INAMINE, STABILLE, com 15 perguntas aceitando-se apenas uma resposta para cada questão, para a pontuação das alternativas das questões objetivas utilizou-se o quadro 1, sendo que para a análise utilizamos a estatística descritiva.
Quadro 1: Pontuação das alternativas das questões constantes no questionário de avaliação do tipo cronobiológico proposto por HORNE e OSTBERG (1976) e adaptado por CARDINALI et.al. (1992) apud INAMINE, STABILLE.


RESULTADOS E DISCUSSÃO: Com base na análise dos questionários aplicados aos 89 alunos, no turno matutino e noturno observou-se que entre os alunos predomina o cronotipo intermediário e ao fazer as análises referentes às notas de química, constatou-se que os cronotipos influenciaram no rendimento, conseqüentemente, na aprendizagem dos mesmos. Os alunos do período matutino, com o cronotipo intermediário têm alcançado maior rendimento na disciplina de química, porque os indivíduos com este cronotipo, possuem maior flexibilidade de alocação do horário sono/vigília e podem realizar suas tarefas em qualquer período do dia. No entanto, os alunos do período noturno, na sua maioria com cronotipo intermediários, na análise da pesquisa não obtiveram boas médias. Os alunos do período noturno com cronotipos vespertinos alcançaram melhor desempenho, porque os indivíduos que apresentam cronotipo vespertino possuem o hábito de dormir e acordar tarde, alcançando o rendimento máximo à noite. A cronobiologia contribui para a melhoria da qualidade de vida e deve subsidiar as programações de estudos, com a melhoria no desempenho.




CONCLUSÕES: A maioria dos alunos apresentou cronotipo intermediário, sendo que a predominância destes tipos intermediários é, portanto, estatisticamente esperado em uma população, pois esses alunos podem realizar suas tarefas em qualquer período do dia, também obtiveram melhor desempenho em química, em comparação aos alunos do período noturno.Apenas os alunos do noturno com o cronotipo vespertino alcançaram melhor desempenho em química.

AGRADECIMENTOS:Agradeço a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul por ter financiado este projeto de Iniciação Científica

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA:GONÇALVES, Vladimir; STABILLE, Sandra Regina. Cronotipos dos Professores da 1ª a 4ª Séries do Ensino Fundamental das Escolas Municipais Emílio Ribas e Edílson Teixeira Coelho, do município de Jardim Alegre-PR, em 1999. Arq. Apadec. 5(2): jul. dez., 2001.









INAMINE, Tereza Mitsuko; STABILLE, Sandra Regina. Avaliação dos Cronotipos dos Alunos da 8ª Série Matutina da Escola Estadual Professor Custódio Netto de Telêmaco Borba, PR, 1997. Arq. Apadec, 4(1): jan., jun., 2000.