ÁREA: IC-Iniciação Científica

TÍTULO: JORNAL DE QUÍMICA: UMA FORMA MULTIDISCIPLINAR, LÚDICA E CONTEXTUALIZADA DE DESMISTIFICAR A QUÍMICA COMO CIÊNCIA DIFÍCIL E ABSTRATA.

AUTORES: COSTA NETO, J.DE J.G.DA - CEFET-MA;
SIQUEIRA, L.F.S - CEFET-MA;
RIBEIRO, M.H.DE O. - CEFET-MA
PESSÔA, P.A.P - CEFET-MA
CARVALHO, R.DE C.S. - CEFET-MA
SILVA, H.R.DA - CEFET-MA
SANTOS, H.C.C.DOS - CEFET-MA
FARIAS, T.M. - CEFET-MA
OLIVEIRA, M.M. - CEFET-MA
RANGEL, J.H.G. - CEFET-MA


RESUMO: A química é vista como uma ciência difícil e chata, devido a cálculos matemáticos que utiliza para solucionar problemas específicos, fato que afasta e cria uma aversão a muitos alunos do ensino médio, que mesmo antes de inicia-la na escola, já afirma não gostar dela. Com isso criou-se um jornal de química divertido, contextualizado, crítico e multidisciplinar, que visa desmistificar a química como disciplina “chata”, abstrata e disfarçada de cálculos matemáticos, trazendo em sua essência matérias e charges bem legais que projetam a química de forma lúdica e mais atraente, influenciando assim, muitos alunos a buscarem novos conhecimentos à medida que se lêem as matérias contidas em um jornal super descontraído.

PALAVRAS CHAVES: jornal de química, lúdico, multidisciplinar

INTRODUÇÃO: A química até hoje é uma ciência vista como abstrata e sem aplicabilidade por grande parte do alunado que compõe o ensino médio, uma vez que estes encaram a química como uma matemática disfarçada de reações e ligações químicas, fato que afasta estes alunos da disciplina química, antes mesmo destes terem tido o primeiro contato com a ciência das transformações, fazendo com que o alunado já veja a química cheia de dificuldades, cálculos matemáticos e até passem a chamar essa ciência de “chata”, de forma antecipada, criando assim um bloqueio com relação a esta, diminuindo o interesse, curiosidade e defasando a quantidade de pessoas adeptas desta ciência teórica e empírica.
Pensando nisso houve o interesse de se criar um grupo de estudos em química – GEQ, fundado em 2003, que tem como principal objetivo difundir a química, como disciplina fácil, interessante e até divertida se manuseada de forma adequada. Por isso houve a idéia de criar um corpo textual, ou seja, um jornal, o qual englobasse de forma multidisciplinar, divertida e lúdica os conteúdos de química desenvolvidos nos três anos do ensino médio.

MATERIAL E MÉTODOS: Pensando em desmistificar a química como “difícil” e “chata”, surgiu a idéia de se criar algo que chamasse a atenção dos alunos do ensino médio de forma descontraída e contextualizada, para que estes pudessem assimilar os conteúdos de química com mais solidez. A partir disso houve os primeiros passos para a construção de um corpo textual que, além de prender a atenção destes, despertasse a curiosidade deles em procurar mais sobre tal assunto sem que fossem obrigados pelo professor. Então nesse contexto o jornal de química apareceu em sua 1° edição, contendo matérias muito divertidas e envolventes, além de charges Fig.1 que retratam nossa realidade político-social, criticando-a através de uma linguagem química, que a aborda de maneira multidisciplinar e lúdica.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Matérias como: Acidente ou Homicídio?Morre na Sibéria – Rússia. O renomado político químico Termogorbachev Reacionov!, HISTÓRIA: Relatos da Revolução sócio-química de 1917, Terrorismo na Nação Periódica: Roubo de ozônio, CAMSE (Campeonato Mundial de Salto Energético) e Ministério da Saúde Adverte: Engolir ar faz mal a saúde, Saúde: Formigas carniceiras atacam a comunidade do bacanga em São Luis, traz no seu cerne um texto bastante divertido, unindo ciência e humor, além de charges Fig.1 e curiosidades, onde professor poderá explorar de maneira salutar o tópico de seu interesse.Isso com certeza despertará o interesse do aluno pelo assunto de química. Tal projeto foi testado com alunos do ensino médio do CEFET-MA, com o intuito de verificar a aceitação dos mesmos pelos assuntos decorrentes.
A priori, muitos alunos demonstraram resistência, pelo fato de não levarem a sério tal recurso didático, porém após lerem as primeiras matérias, este descobriram como a química se encaixa no nosso dia-dia, arrancando sorrisos, interesse e curiosidade despertando em alguns deles à vontade de buscar mais conhecimento, trazendo-os agora,para o campo das transformações e reações químicas.




CONCLUSÕES: Com isso, muitos profissionais do ensino de química se interessaram por este recurso e até, pediram este corpo textual como material didático obrigatório nas escolas em que lecionam, e assim acompanhando de forma íntima e presente o conteúdo desenvolvido durante todo ano escolar.

AGRADECIMENTOS:Os autores agradacem ao CEFET-MA, ao DAQ,a FAPEMA e ao aluno de design da UFMA, João Manoel dos Santos pela realização deste importante trabalho educativo.



REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA:(1)CHASSOT, A.I. Ed: UNIJUÍ, 1992, 5, 43
(2)SANTOS, Wildson Luiz Pereira e SCHNETZLER, Roseli Pacheco, Educação em Química: Compromisso com a Cidadania, Editora Unijuí – RS 1997, 3° edição
(3)[on-line] http://www.jornaldaciencia.org.br, acessado em 30/05/06
(4)[on-line] http://nanokids.rice.edu/. Acessado em 30/05/06
(5)[on-line] http://www.humornaciencia.hpg.ig.com.br/.Acessado em 30/05/06
(6)[on-line] http://www.canalkids.com./.Acessado em 30/05/06
(7)[on-line] http://www.jornaldaciência.org.br/charges.jsp. Acessado e 30/05/06