ÁREA: IC-Iniciação Científica

TÍTULO: INTRODUÇÃO DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS QUIMICOS NOS LABORATORIOS DO CURSO DE QUIMICA DA UEMS

AUTORES: MASCARELLO*, M. (UEMS); SIMONETI, J. A. (UEMS); WONDRACEK, M. H. P. (UEMS)

RESUMO: RESUMO: Neste trabalho tem-se por objetivo avaliar os materiais existentes e utilizados no ensino de Química Geral Experimental e Inorgânica I, e fazer adaptações e/ou substituições dos componentes dos experimentos, sem o comprometimento da qualidade do ensino e de seu resultado final, visando à minimização dos resíduos na fonte geradora. Para a seleção dos experimentos utilizaram-se os seguintes critérios: fácil realização, quantidade e toxidez dos reagentes e resíduos, possível reaproveitamento dos produtos gerados, em seguida foram realizados testes para minimizar a geração dos produtos gerados. Com os procedimentos adotados observou-se a diminuição de 75% do consumo dos reagentes e conseqüentemente a diminuição de resíduos gerados no laboratório.

PALAVRAS CHAVES: resíduos, meio ambiente, química.

INTRODUÇÃO: INTRODUÇÃO: As atividades de laboratórios realizadas, seja em aulas experimentais ou atividades de pesquisa, geram resíduos que podem oferecer riscos ao meio ambiente ou à saúde (AMARAL, 2001). Nos laboratórios de ensino e pesquisa da UEMS na Unidade de Dourados os produtos gerados nas práticas não são adequadamente acondicionados. Diante dessa realidade surgiu a preocupação de pesquisadores e acadêmicos do curso de Química em tomar medidas de redução e controle dos resíduos químicos. O problema imediato a ser resolvido é a forma como atualmente os resíduos são produzidos e tratados nos laboratórios. Geralmente os experimentos são escolhidos apenas visando aplicar os conceitos teóricos, sem a preocupação com os produtos gerados. Neste trabalho tem-se por objetivo avaliar os materiais existentes e utilizados no ensino de Química Geral Experimental e Química Inorgânica I, e fazer adaptações e/ou substituições dos componentes dos experimentos, quando for viável, sem o comprometimento da qualidade do ensino e de seu resultado final, visando principalmente à minimização dos resíduos na fonte geradora e a formação de profissionais conscientes com relação à preservação do meio ambiente.

MATERIAL E MÉTODOS: MATERIAIS E MÉTODOS: Inicialmente levantou-se informações sobre as propriedades físico-químicas das substâncias utilizadas e produzidas nas práticas, já que algumas das prioridades do programa de gerenciamento são à diminuição do consumo e toxidez de reagentes, a implantação de técnicas de micro escala, a aquisição racional de reagentes e consequentemente a diminuição da geração de produtos. Pesquisou-se experimentos que contemplem os conteúdos ementas. Para a seleção dos experimentos utilizou-se os seguintes critérios: a sua fácil realização, a quantidade, toxidez e disponibilidade dos reagentes no laboratório, a quantidade, toxidez dos resíduos gerados e o possível reaproveitamento dos produtos gerados. Após a seleção fez-se testes com as devidas adequações para minimizar a geração de produtos e avaliou-se os resultados experimentais. Sempre que possível procurou-se atender o máximo dos itens citados anteriormente. Os procedimentos otimizados foram disponibilizados para execução da aula e os alunos foram orientados quanto à forma de descarte de cada resíduo. Os produtos foram coletados pelo bolsista e foram rotulados segundo a nomenclatura: Insumo, resíduo e rejeito.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: RESULTADOS E DISCUSSÃO: Para cada prática selecionada realizaram-se os testes em laboratório até a otimização entre a mínima geração de produtos e o não comprometimento do desenvolvimento de conceitos envolvidos, e após essas modificações as mesmas foram liberadas para sua realização em sala de aula. Os alunos receberam orientações sobre a forma apropriada de coleta e armazenamento dos produtos gerados, sendo disponibilizados frascos devidamente identificados e rotulados para o seu descarte. Com os procedimentos adotados observou-se a diminuição de 75% do consumo dos reagentes e conseqüentemente a diminuição de resíduos gerados no laboratório. Os produtos gerados e recolhidos nas práticas foram especificamente tratados conforme suas características. O planejamento de experimentos com o conceito de gerenciamento de produtos químicos e as melhorias nas práticas operacionais além de prevenir a geração de resíduos na fonte, minimiza os gastos com aquisição de reagentes. Os rejeitos ácidos e básicos são neutralizados e descartados na pia, os demais estão sendo armazenados em embalagens seguras e adequadas até a implantação integral de um programa de gerenciamento de resíduos químicos.




CONCLUSÕES: CONCLUSÕES: Os acadêmicos dos primeiros anos de Química não descartam nenhum produto gerado no laboratório antes da explicação e aprovação do professor evitando assim danos ao meio ambiente. Já se pode observar que outros professores estão interessados em implantar o gerenciamento de resíduos em suas disciplinas. A implantação de um programa de gerenciamento de resíduos exige antes de tudo mudança de atitude e, por isto, é uma atividade que traz resultados a médio e longo prazo, além de requerer a reeducação e uma persistência contínua.

AGRADECIMENTOS:AGRADECIMENTOS: Agradeço a Pró-Reitoria de Pesquisa (PROPP) da UEMS pelo incentivo financeiro para a realização do projeto.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA:AMARAL, S. T. et al. Relato de uma experiência: Recuperação e cadastramento de resíduos dos laboratórios de graduação do instituto de química na Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Revista Química Nova, v. 24, n° 3, p. 419-423, 2001.