ÁREA: IC-Iniciação Científica

TÍTULO: APLICAÇÃO DO REAGENTE ME-BDBD COMO INDICADOR ÁCIDO-BASE.

AUTORES: VIEIRA,D. R.; ARAÚJO, A. S.; NOVAES, C. G.; OLIVEIRA, H. R. DE; VIANA, R. P. N.; YAMAKI, R. T.; LEMOS, V. A..
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA – CAMPUS DE JEQUIé (YAMAKI@UESB.BR)


RESUMO: Neste trabalho foi realizado o estudo do reagente ácido 6-[2´-(6´-metilbenzotiazolilazo)]-1,2-diidroxi-3,5-benzenodissulfônico (Me-BDBD) como indicador nas titulações de ácidos fortes com bases fortes. Este reagente possui dois intervalos de viragem na região do visível. O erro da titulação foi determinado obtendo-se valores para a primeira e a segunda viragem igual a 0,64%. Para avaliar a sensibilidade e a precisão deste reagente como indicador, foram realizadas também, titulações usando a fenolftaleína em concentrações equimolares. Os resultados da titulação utilizando o indicador fenolftaleína e o Me-BDBD, não apresentaram diferenças significativas para o nível de confiança de 95%.

PALAVRAS CHAVES: indicador ácido/base, derivado de benzotiazol, titulometria

INTRODUÇÃO: Nos últimos anos reagentes derivados do tiazolilazo têm sido muito utilizados em sistemas de pré-concentração de metais. Esses compostos formam complexos coloridos com vários íons metálicos, sendo aplicados também na quantificação de metais por espectrofotometria UV/visível e como indicadores nas titulações complexométricas [1]. O ácido 6-[2´-(6´-metilbenzotiazolilazo)]-1,2-diidroxi-3,5-benzenodissulfônico (Me-BDBD), Figura 1, foi sintetizado e aplicado em sistemas de pré-concentração de metais para íons Cu(II) [2]. No estado sólido cristalino, apresenta a coloração marrom e baixa solubilidade em água. As constantes de desprotonação dos dois grupos OH deste ácido foram determinadas por espectrofotometria UV/visível na força iônica 0,1 mol.L-1 em NaCl a 25 oC. Os valores encontrados foram 4,60 e 9,48 [3]. Em solução etanólica (13%) o Me-BDBD absorve em 426, 540 e 590 nm em pH 1,8, 7,3 e 11,3 respectivamente, ou seja, este reagente apresenta mudança de cor com a variação da concentração hidrogeniônica do meio, podendo ser utilizado como indicador ácido-base. Neste trabalho, foi realizado o estudo do reagente Me-BDBD como indicador nas titulações de ácidos fortes com bases fortes.

MATERIAL E MÉTODOS: O erro da titulação utilizando o reagente Me-BDBD como indicador ácido-base foi determinado titulando alíquotas de 25 mL da solução de HCl na concentração igual a 0,0995 mol.L-1, com solução de NaOH 0,1059 mol.L-1 em presença deste indicador. Durante a titulação foram feitas medidas de pH para cada alíquota da solução de NaOH adicionada. Para avaliar a sensibilidade e a precisão deste novo reagente como indicador, foram realizadas também titulações usando a fenolftaleína. Foram utilizadas 10 gotas da solução dos indicadores Me-BDBD e de fenolftaleína em alíquotas de 25 mL de HCl. As soluções desses indicadores foram preparadas em 50% de etanol na concentração igual a 1,572 x 10-3 mol.L-1 . A solução de HCl foi titulada com solução de NaOH na concentração igual a 0,08915 mol.L-1. Foram realizadas quatro titulações para cada indicador.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: O reagente Me-BDBD possui dois intervalos de viragem na região do visível. O primeiro ocorre no pH entre 3,60–5,60, com mudança de cor de alaranjado para rosa e o segundo no pH entre 8,48–10,48, com variação da cor de rosa para violeta. Para calcular o erro da titulação foi considerado como volume teórico, o volume de NaOH gasto no pH igual a 7,0. O intervalo de confiança obtido, com 95% de confiança, foi igual a 23,49 ± 0,084 mL e para a primeira e segunda viragem foram iguais a 23,34 ± 0,070 mL e 23,64 ± 0,045 mL, respectivamente, obtendo-se valores para o erro da titulação da primeira e da segunda viragem iguais a 0,64%. A concentração da solução de HCl obtida utilizando-se fenolftaleína foi igual a 0,1012 mol.L-1 com desvio padrão (S) igual a 4,3 x 10-4 . Para o Me-BDBD, na primeira viragem esta concentração foi igual a 0,1009 mol.L-1 e S igual a 2,9 x 10-4 e na segunda 0,1016 mol.L-1 e S igual a 3,0 x 10-4. O teste t indica que os resultados da titulação não apresentam diferenças significativas para o nível de confiança de 95%. A precisão dos resultados obtidos foi também bastante satisfatória sendo comprovada pelo teste F.




CONCLUSÕES: Com os resultados obtidos conclui-se que o reagente Me-BDBD é muito eficiente para ser utilizado como indicador ácido-base nas titulações de ácidos fortes com bases fortes. A vantagem deste reagente é que por ser um ácido diprótico e apresentar mudanças de cor nas duas desprotonações, possui dois intervalos de viragem de fácil detecção com baixo erro na titulação.

AGRADECIMENTOS:CNPq, FINEP, FAPESB.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA:[1] HOVIND, H. R. Thiazolylazo dyes and their applications in Analytical Chemistry. Analyst, v.100, p.769-795, 1975.
[2] LEMOS, V. A.; VIEIRA D. R., NOVAES C. G., ROCHA M. E., SANTOS M. S., YAMAKI RT. Preconcentration Systems Using Polyurethane Foam/Me-BDBD for Determination of Copper in Food Samples. Microchimica Acta v.153, n.3-4, p.193-201, 2006.
[3] YAMAKI, R. T.; LEMOS, V. A.; VIEIRA, D. R.; ROCHA, M. E.. Síntese e caracterização de um novo reagente azocorante derivado do 2-aminobenzotiazol. In: XXVI Congresso Latino Americano/27 Reunião Anual Da Sociedade Brasileira De Química, 2004, Salvador-BA. Livro de resumos QA-260. 2004.