ÁREA: Físico-Química

TÍTULO: MAPAS DE POTENCIAL ELETROSTÁTICO MOLECULAR E A REATIVIDADE QUÍMICA DAS BENZAZEPINAS POR MEIO DE CALCULO AB INITIO.

AUTORES: COSTA, E.B-UFPA ELIERGEBC@YAHOO.COM.BR;LOBATO, M.S.-UFPA;PINHEIRO, J.C.;SILVA, S.L.-UFPA.

RESUMO: No presente trabalho realizamos o estudo com a molécula 8-Bromo-7-metoxi-1-metil benzazepina e seus derivados que se ligam aos receptores cerebrais de serotonina (5-HT2C) os quais estão envolvidos em diversos processos fisiológicos.
Para compreender a interação da molécula e seus derivados com o receptor, foram feitos mapas de potencial eletrostático molecular MEPS (Gábor,et al, 1995), utilizando o programa MOLEKEL para a visualização das moléculas(BERNADINELLI, et al,1994).


PALAVRAS CHAVES: benzazepina, 5-ht2c , mep

INTRODUÇÃO: A formação de drogas a base de benzazepinas tem como intuito a ação anti-depressiva, controle da ansiedade, redução de apetite, entre outros. Através da ligação com os receptores cerebrais de serotonina 5-HT2C os quais estão envolvidos nestes processos fisiológicos.
O receptor 5-HT2C é um dos menos estudados receptores de 5-HT, alguns são bastante reconhecidos. O receptor 5-HT2C está envolvido na regulação da alimentação. Contudo existem outros receptores que bloqueiam a atuação do receptor 5-HT2C ( BLEICHER, et al,2004). As benzazepinas se ligam ao receptor aumentando sua atividade em relação aos bloqueadores de sua atividade.
Nosso objetivo é contribuir para o aumento do entendimento das interações moleculares dos compostos benzazepinicos com os receptores 5-HT2C através do estudo de seus mapas de potencial eletrostático molecular MEPS, predizendo os sítios e a direção do comportamento da reação para uma possível síntese, fazendo uma análise qualitativa da reatividade das benzazepinas.


MATERIAL E MÉTODOS: Para o desenvolvimento deste trabalho utilizamos o programa GAUSSIAN 98, com método de química quântica ab initio para otimização da estrutura da benzazepina, utilizando o funcional HF (Hartree Fock) e base gaussiana 3-21G*.
Na construção dos mapas de potencial eletrostático molecular usamos o programa MOLEKEL e os cálculos foram feitos em um computador AMD ATHLON DUAL CORE 2,0 GHZ com 4GB de memória RAM.


RESULTADOS E DISCUSSÃO: Os mapas de potencial eletrostático molecular (MEP) para 8-Bromo-7metoxi-1-metil benzazepina e derivados são mostrados na figura 1.
Na figura 1, os MEPS são similares na região do metoxi responsável na ativação e direcionamento dos processos de substituição eletrofilica como o descrito experimentalmente na literatura.
FIGURA 1: MEPs da 8-Bromo-7metoxi-1-metilbenzazepina e seus derivados respectivamente.




CONCLUSÕES: Os estudos de modelagem propiciaram a obtenção dos mapas de potencial eletrostático molecular (MEPs) das benzazepinas descrevendo seus possíveis sítios de reatividade.

AGRADECIMENTOS:UFPA
LQTC-LABORATORIO DE QUIMICA TEORICA E COMPUTACIONAL.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA:Bleicher,K.H;Green,L.G;Martin,R.E and Mark Rogers-Evans.Ligand identification for G-protein-coupled receptors:a lead generation perpective.2004,8:287-296.

G.Bernardinelli et al.Computational Studies of the Structures and properties of potential antimalarial Compounds Based on the 1,2,4-Trioxane Ring Structure.1 Artemisinin-Like Molecules,J.Quant.Chem.:Quant.Symp.Suppl,EUA,nº21,p.117-131,1994.

Náray-Szabó,Gábor;Ferenczy,Gyorgy G.Molecular Electrostatics.Chemical
Review,EUA,vol.95,nº4,p.829-846,1995.