ÁREA: Química Analítica

TÍTULO: A IMPORTâNCIA DA IMPLEMENTAçãO DA METODOLOGIA PRIMáRIA ID-ICPMS NA DIVISãO DE METROLOGIA QUíMICA DO INMETRO

AUTORES: ARAUJO,T.O. –INMETRO; QUARESMA, M.C.B. –INMETRO; OLIVEIRA, L. C. C. –INMETRO; BAZILIO, F. S. –INMETRO.

RESUMO: RESUMO: A implementação da metodologia primária de medição por espectrometria de massa com plasma indutivamente acoplado com diluição isotópica (ID-ICPMS) para determinação de metais pela Divisão de Metrologia Química (Dquim) do Inmetro será concluída no segundo semestre de 2006. Esta metodologia possibilitará a certificação de materiais de referência (MR) para construção de curvas de calibração e controle de qualidade das análises de metais em diversas matrizes. Estes materiais de referência certificados (MRC) fornecerão rastreabilidade às medições realizadas por laboratórios do País.

PALAVRAS CHAVES: palavras-chaves: material de referência; método primário de medição; diluição isotópica

INTRODUÇÃO: INTRODUÇÃO: Os métodos primários de medição (MPM) são métodos que possuem as mais altas qualidades metrológicas, para o qual uma declaração completa de incerteza pode ser feita em termos de unidades do Sistema Internacional de Unidades (SI) e cujos resultados são, portanto, aceitos sem referência a um padrão ou grandeza sob medição. Os MPM já definidos pelo “Bureau International des Poids et Mesures” (BIPM) para a quantidade de matéria são: gravimetria, coulometria, titulometria, espectrometria de massas por diluição isotópica e calorimetria (DSC).

MATERIAL E MÉTODOS: MATERIAL E MÉTODOS: A produção e certificação de material de referência são imprescindíveis e têm caráter estratégico para o Brasil tendo em vista que não há produção desses materiais no País. A utilização de materiais de referência certificados agrega valor aos produtos nacionais através da confiabilidade depositada nos resultados das análises desses produtos, além de facilitar sua inserção no mercado internacional. A metodologia primária ID-ICPMS tem um grande potencial para certificação de materiais de referência em diversas matrizes, pois o modelo de certificação da maioria dos institutos nacionais de metrologia (INM) utiliza um método primário para certificar seus MR.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: RESULTADOS E DISCUSSÃO: O Inmetro certificou em parceria com o “Laboratory of the Government Chemist” (LGC), do Reino Unido, cobre e chumbo em cachaça por ID-ICPMS (análises realizadas nos laboratórios de LGC) e espectrometria de absorção atômica (análises realizadas no Inmetro). Esse material foi utilizado em um programa de ensaio de proficiência e será disponibilizado para comercialização como MRC.




CONCLUSÕES: CONCLUSÃO: Com a implementação do MPM ID-ICPMS a Dquim estará apta a prover ao País com MRC importantes para seu desenvolvimento e para a expansão do mercado para seus produtos, além de representar o País perante a comunidade metrológica internacional com o que há de mais avançado em metodologia analítica.

AGRADECIMENTOS:AGRADECIMENTOS: Ao CNPq e à Finep pelo apoio financeiro.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA:REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFIAS: Não houve nenhuma bibliografia citada no texto.