ÁREA: Química Ambiental

TÍTULO: COMPARAçãO DOS RESULTADOS DE ANáLISES FíSICO QUíMICAS E MICROBIOLóGICAS DA áGUA DO CóRREGO CERCADINHO NA CIDADE DE BELO HORIZONTE-MG EM SUA NASCENTE E APóS RECEBIMENTO DO ESGOTO DOMéSTICO

AUTORES: MARTINS, D.F.C. - UNA; VIEIRA, C.A. - UNIFENAS, UNA, UIT; SILVA, N.P. - UNA; MOREIRA, W - UNA; DELVINO, F.M. - UNA

RESUMO: Amostras da nascente e após uma extensão de aproximadamente 500 metros de um córrego situado num bairro da cidade de Belo Horizonte - MG, foram recolhidas e analisadas fisicoquimicamente e microbiologicamente para comparação da emissão de poluentes. Os resultados revelaram elevada contaminação microbiológica (coliformes) e significantes alterações frente aos ensaios físico químicos.

PALAVRAS CHAVES: Água, poluiÇÃo, meio ambiente

INTRODUÇÃO: As atividades humanas podem gerar alterações no meio ocasionando desequilíbrios e provocando danos à natureza. Poluição pode ser qualquer alteração físico-química ou biológica que venha a perturbar ou desequilibrar um ecossistema. O agente causador dessas alterações denomina-se contaminante (VIEIRA, 2005).
Amostras de água de um córrego (Cercadinho) nascente no bairro Buritis na cidade de Belo Horizonte foram coletadas para avaliação de parâmetros físico químicos e microbiológicos. Os testes empregados tiveram como objetivo avaliar a "possível" contaminação da água pelo esgoto doméstico numa extensão de 500 metros (segunda coleta). Foram medidos: acidez e alcalinidade, pH, dureza em teor de CaCO3 e sulfatos, empregando métodos clássicos de química analítica.


MATERIAL E MÉTODOS: As amostras foram coletadas em dois pontos, na nascente e após uma extenção de aproximadamente 500 metros, utilizando vidro esterilizado em autoclave. As amostras foram analisadas quanto à acidez total e alcalinidade total, utilizando métodos de volumetria de neutralização pela técnica de titulometria ácido-base. Avaliou-se a dureza pelo processo de titulometria de complexação com EDTA. Para avaliação da acidez carbônica realizou-se o ensaio aquecento a amostra na presencça de fenolftaleína como indicador. Por fim a determinação de sulfatos foi realizada por método gravimétrico na precipitação com cloreto.
Os parâmetros microbiológicos foram avaliados utilizando a técnica dos tubos múltiplos, baseada na fermentação da lactose com produção de ácido e gás em 48 horas utilizando o meio LST, as amostras positivas foram inoculadas simultaneamente no meio verde brilhante(coliformes totais) e EC (coliformes fecais). O número de coliformes por mL foi calculado utilizando uma tabela apropriada (NOGUEIRA, 2003).


RESULTADOS E DISCUSSÃO: De posse dos resultados obtidos verifica-se uma variação significativa de todos os ensaios realizados. A acidez medida foi relativa a acidez carbônica, o que comprovou a priori que não foram emitidos poluentes com caráter ácido no córrego. Quanto à acidez e alcalinidade, sulfato, dureza e pH, os resultados estão de acordo com a regulamentação da legislação vigente (CONAMA, 2005). Os maiores níveis de sulfato podem ser explicados pelo lançamento de detergentes oriundos do esgoto doméstico. Níveis elevados foram observados quanto aos ensaios microbiológicos (coliformes), comprovando o lançamento de esgotos no mesmo.




CONCLUSÕES: Conclui-se que, de acordo com os resultados encontrados na análise da água do córrego Cercadinho na cidade de Belo Horizonte, parâmetros fisicoquimicos testados revelam a emissão de poluentes no leito do córrego, porém níveis elevados de contaminação microbiológica foram encontrados, principalmente na extensão de 500 metros da nascente do córrego. Esses dados revelam o "descaso" para com o saneamento da região e para com a qualidade da água, pois, o mesmo percorre grande território belo-horizontino e pode ser foco de disseminação de doenças.

AGRADECIMENTOS:Ao Centro Universitário UNA

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA:CONAMA - CONSELHO NACIONAL DO MEIO AMBIENTE. Resolução CONAMA no 020 - Classificação das águas, de 18 de junho de 1986. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 30 jul. 1986.

NOGUEIRA, Giovani, NAKAMURA, Celso V, TOGNIM, Maria CB et al. Qualidade microbiológica de água potável de comunidades urbanas e rurais, Paraná. Rev. Saúde Pública, abr. 2003, vol.37, no.2, p.232-236.

VIEIRA, C. A.; SILVA, V. V. Avaliação físico-química e microestrutural de hidroxiapatita (HA) e de briófitas para incorporação de metais pesados em tratamentos de efluentes industriais contaminados. In: 1º CONGRESSO INTERNACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA E DESENVOLVIMENTO REGIONAL DA FUNEDI/UEMG, 1, 2003, Divinópolis. Caderno de Resumos... Divinópolis: Universidade do Estado de Minas Gerais – Campus Divinópolis, 2003. p. 28.