ÁREA: Química Ambiental

TÍTULO: O CURSO TÉCNICO EM MEIO AMBIENTE DO COLÉGIO UNIVERSITÁRIO DA UFMA: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA INOVADORA

AUTORES: CARDOSO, F.V-UFMA; ABREU, J.A-UFMA; REIS, R.J.-UFMA.

RESUMO: A partir dos anos 80, e até os dias de hoje, a questão ambiental passou a ser um tema de discussão em todos os segmentos da sociedade. A formação de profissionais com conhecimento e consciência da questão do meio ambiente tornou-se indispensável diante deste contexto. Nessa perspectiva, foi criado no ano de 2002 o Curso Técnico em Meio Ambiente no Colégio Universitário (escola de aplicação da UFMA). O curso tem duração média de um ano e meio, com carga horária total de 1200 horas, sendo desenvolvido com aulas teóricas e práticas, dispõe de uma infra-estrutura moderna que consiste de salas de aulas climatizadas e laboratórios de: química; biologia e informática. No período de 2002-2005, 106 alunos concluíram as disciplinas do curso, sendo que destes 12 se formaram e 7 estão empregados.

PALAVRAS CHAVES: ciências, educação, ambiental

INTRODUÇÃO: A partir da década de 60 a sociedade começou a tomar consciência de que nosso planeta não era uma fonte inesgotável de recursos naturais, bem como, que o descarte inadequado de resíduos: sólidos; líquidos e gasosos, estava causando impactos irremediáveis aos ecossistemas. A partir dos anos 80 e até os dias de hoje, abraçada pela mídia, a questão ambiental passa a ser um tema de discussão em todos os segmentos da sociedade (JARDIM, W.F. 2001).
Nesse contexto tornou-se indispensável a formação de profissionais capazes de atuar de forma consciente e transformadora na sociedade, garantindo assim um desenvolvimento sustentável.
Diante dessa conjuntura a Universidade Federal do Maranhão, através de sua escola de aplicação, o Colun, criou no ano de 2002, o Curso Técnico em Meio Ambiente (CTMA-COLUN), com a finalidade de capacitar técnicos com conhecimento e consciência da questão ambiental, que possam trabalhar de forma consciente para o desenvolvimento do nosso Estado sem prejuízo dos ecossistemas.


MATERIAL E MÉTODOS: O CTMA-Colun oferece as disciplinas: climatologia; ecologia aplicada; educação ambiental; estatística aplicada; geografia aplicada; gestão de efluentes; gestão da qualidade do ar; gestão de recursos hídricos; hidrologia; legislação ambiental; metodologia e projetos ambientais; organização do trabalho; planejamento físico e ambiental; planejamento rural e urbano; princípios básicos de gestão; química ambiental; redação técnica; topografia básica e uso e cobertura do solo. Tem duração média de um ano e meio, com carga horária total de 1200 horas, incluindo estágio curricular, sendo desenvolvido com aulas práticas e teóricas, e ainda, com atividades de pesquisa de campo, visitas técnicas a: empresas; industrias; áreas degradadas por atividade humana; aterros sanitários e áreas de preservação ambiental. Dispõe de uma infra-estrutura moderna, com salas de aulas climatizadas e laboratórios de: química; biologia e informática com acesso à Internet. Com um atendimento máximo de 35 alunos por semestre, vem garantindo assim uma formação consistente aos seus educandos.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: No período de 2002-2005, 106 alunos concluíram as disciplinas do curso, sendo que destes 12 se formaram e 7 estão empregados e exercendo a função de técnico em meio ambiente, e ainda, 20 foram aprovados em vestibulares. Como resultados alcançados podemos citar: ocupação dos laboratórios de química; biologia e informática, a conscientização da importância da questão ambiental; um número significativo de técnicos empregados, bem como de alunos que deram continuidade aos estudos, sendo aprovados em vestibulares, manifestação de interesses de empresas pelos alunos do CTMA-Colun, e ainda, incentivo a uma formação cidadã, profissional e continuada.




CONCLUSÕES: O CTMA-Colun tem contribuído significativamente para o desenvolvimento sustentável do Estado do Maranhão, tendo em vista a formação de profissionais conscientes e atuantes em todos os segmentos da sociedade, no que diz respeito à questão ambiental, e ainda, ter se transformado num ambiente de discussão e conscientização da comunidade no tocante ao tema.

AGRADECIMENTOS:Ao Colégio Universitário
À Universidae Federal do Maranhão

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA:JARDIM, W. F.; Introdução à Química Ambiental; Cadernos Temáticos de Química Nova na Escola, ed. Especial; p. 3-4, São Paulo. Maio. 2001.