ÁREA: Química Ambiental

TÍTULO: MICROBIOLOGIA E FATORES FÍSICO-QUÍMICOS DO CÓRREGO CASCAVEL

AUTORES: AUTORES: SANT’ANA,G.R.S.(1 E 2); MACIEL, J.R.(1); REAL,F.A.L.V.(1);MOTA, C.L.(1); AZEVEDO, L.J. (1).
(1) FATEC SENAI ROBERTO MANGE, ANáPOLIS-GO; (JOICERM@GMAIL.COM)
(2) SECRETARIA MUNICIPAL DO MEIO AMBIENTE, GOIâNIA-GO-SEMMA (GRSSANTANA@YAHOO.COM.BR)


RESUMO: RESUMO: Em Goiânia-Goiás, os programas de monitoramento sistemáticos em corpos d’água do município, são extremamente raros. Isso é verdade, tanto para dados básicos como para controle da qualidade da água ou alterações do ambiente. Baseado nestes fatos realizamos o trabalho, com a preocupação de fazer um programa educativo e de monitoramento do córrego Cascavel em Goiânia. Foram feitas coletas de água no córrego Cascavel em março e abril que estenderão até setembro, em pontos escolhidos na nascente. Foram feitas análises físico-químicas: pH, nitrito, oxigênio dissolvido, temperatura da água, sólidos dissolvidos e análises microbiológicas, com a identificação de microorganismos indicadores de poluição de origem fecal. Estes dados foram comparados com o parâmetros de corpos d’água classe 1.

PALAVRAS CHAVES: palavras chaves: microbiologia, cascavel, qualidade da água.

INTRODUÇÃO: INTRODUÇÃO: A história da água sobre o planeta Terra é complexa e está diretamente relacionada ao crescimento da população humana, causando problemas de saúde que afetam o homem diretamente, com o desenvolvimento de microorganismos que se desenvolvem na água ou têm parte de seu ciclo de vida em vetores que crescem em sistemas aquáticos (PARANHOS, Rodolfo). Goiânia não foge a estes problemas, seus córregos, com a crescente urbanização sofreram degradação na qualidade da água, pois recebem alguns pontos de lançamento de esgoto.
O córrego Cascavel foi escolhido para a realização deste trabalho, por ser uma área de grande importância, a vida do Rio Meia Ponte, que é responsável pelo abastecimento da cidade, sendo que encontrarmos instalados hortaliças e residências, que podem está comprometendo a qualidade da água do córrego. As análises estabelecidas no monitoramento foram físico-químicas e microbiológicas, relacionando-as com a estrutura do ecossistema e as investigações sistemáticas das variáveis ambientais como: pH, concentração de nutrientes e etc, apresentando estes dados à comunidade com o intuito de estimulá-los a preservar o Córrego Cascavel.



MATERIAL E MÉTODOS: MATERIAIS E MÉTODOS: Para a realização deste estudo, foram realizadas coletas mensais, localizado entre as Alamedas Ana Maria Morais Velano, Avenida Nadra Bufaiçal, Alameda Alcides Araújo Romão Setor Faiçalville em Goiânia-Goiás. Foram escolhidos pontos de coleta e analisados 6 parâmetros físico-químicos e microbiológicos e microorganismos de poluição de origem fecal. As amostras de água foram coletadas em uma profundidade de 15 cm, na nascente do córrego, outro próximo à chácara de hortaliças e outros pontos de nascente próximo à residências, sendo acondicionadas em caixa com gelo, levadas ao laboratório ao menor tempo possível. As cianobactérias foram coletadas com o auxílio e uma rede específica para fitoplâncton.
Alguns parâmetros, tais como: pH, condutividade, oxigênio dissolvido, temperatura da água, condutividade, sólidos dissolvidos, foram determinados em campo, através de uma sonda multi-parâmetro de marca YSI 6600. Os dados geográficos foram coletados com GPS GARMINI modelo 45.
Para a quantificação dos coliformes totais na amostra, foi utilizado o método dos tubos múltiplos que permite determinar o número mais provável (NMP) de microrganismos.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: RESULTADOS E DISCUSSÃO: Tabela 1. Apresenta os resultados referentes aos meses de março e abril de 2006, a partir de análises preliminares, o qual terá um monitoramento até o mês de setembro.
Análises Ponto 1 Ponto 2 Ponto 3
Variáveis Unidade Mar/06 Abr/06 Mar/06 Abr/06 Mar/06 Abr/06
pH 5,69 5,62 6,17 6,21 6,66 6,56
Oxigênio
Dissolvido mg/L 3,67 3,54 5,11 5,18 4,71 5,75
Nitrito mg/L 124,01 125,08 42,25 44,67 78,22 80,41
Sólidos Totais mg/L 19 22,7 15 13,3 25,4 26,8
Temperatura ºC 24,7 24 24,4 22,5 24,7 23,1
Apresentaram mais de 200 coliformes fecais por 100 mililitros em 80% das amostras, excedendo o padrão (RESOLUÇÃO CONAMA Nº 20). As bactérias do grupo coli são habitantes normais do intestino humano ou de outro animais homeotermos, onde vivem saprofiticamente, podendo ou não causar dano ao hospedeiro.( SILVA, Neusely da)
Os dados revelam contaminação em todos os pontos, já que os fatores físico-químicos são relacionados com microbiológico, como por exemplo o nitrito, o qual é um elemento indispensável para os microrganismos, o qual esta em grande quantidade em nos pontos.




CONCLUSÕES: CONCLUSÃO: O córrego Cascavel localiza-se próximo a residências e chácaras. Recebendo grande carga de matéria orgânica destes locais, como fezes de animais, que são ricos em nitrogênio, provocando a contaminação por Eschericia coli, além das cianobactérias que em grande quantidade prejudicam a oxigenação da água.
Este trabalho serve de alerta as comunidades próximas ao córrego Cascavel e faz com que eles se sensibilizem da problemática e saibam que o início da resolução destes, começa com eles, a partir do conhecimento do que eles podem ou não fazer para melhorar as condições do córrego.

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA:BIBLIOGRAFIA: BICUDO, Carlos; BICUDO, Denise. C. Amostragem de Liminologia; 1ª edição. São Carlos: Rima Editora, 2004, 351 p.
ESTEVES, F. A. Fundamentos de Liminologia; 1ª edição. Rio de Janeiro: Editora Interciência LTDA, 1998, 575 p.
FERREIRA, Wanda F. Canas; SOUZA, João Carlos F. de. Microbiologia; ed. Lisboa: Editora Lidel, 2000. 350 p.
PARANHOS, Rodolfo. Alguns Métodos para Análise da Água; 1 ed. Rio de Janeiro: Cadernos Didáticos, 1996. 281 p.
RESOLUÇÃO CONAMA Nº. 20, de 18 de junho de 1986.
SILVA, Neusely da. Manual de Métodos de Análises Microbiológicas de Água; 1ª ed. São Paulo, 2004, 94 p.