ÁREA: Química Ambiental

TÍTULO: EFEITO DA SAZONALIDADE NA ALCALINIDADE DA ÁGUA DO RIO APODI/MOSSORÓ NO PERÍMETRO URBANO DA CIDADE DE MOSSORÓ

AUTORES: SOUZA, R. B. 1-UERN; MARTINS, D. F. F 1 -UERN, SOUZA,L. D.2 -UERN
1-ALUNO(A) DE INICIAçãO CIENTíFICA – RONILSONBATISTA@HOTMAIL.COM
2-PROFESSOR DO DEPARTAMENTO DE QUíMICA DA UERN


RESUMO: Este trabalho visa analisar a alcalinidade parcial e total do rio Apodi/Mossoró visto a necessidade de estudos sobre a qualidade de sua água, já que o mesmo se apresenta visualmente poluído. As amostras foram coletadas nos períodos chuvoso e seco dos anos de 2004 e 2005 no perímetro urbano da cidade de Mossoró em nove pontos distintos, podendo-se assim observar baseados nos resultados obtidos que o aumento da alcalinidade esta diretamente ligada a descarga de esgotos.

PALAVRAS CHAVES: poluição dos rios, alcalinidade e sazonalidade.

INTRODUÇÃO: A água é um bem natural de grande importância para todos os seres vivos. Em todo o mundo, aparentemente, o homem esqueceu disto, apesar de se dizer muito preocupado com a natureza.
A escassez deste recurso natural passa a preocupar, razão pelo qual passou a ser considerada bem público e protegida por leis. A ação antrópica altera consideravelmente a qualidade da água, fazendo com que a mesma não possa ser utilizada para determinados fins. O lançamento de esgoto sem o tratamento prévio é o caso mais grave de poluição quantitativa do rio Mossoró, motivo pelo qual estudos relacionando a descarga dos esgotos com a poluição são necessários, já que o mesmo é o único recurso hídrico superficial de grande porte de toda região oeste potiguar.
A quantidade de poluentes lançados em rios sejam eles provenientes de qualquer fonte geradora é um grave problema em função deles alterarem tanto o ecossistema do rio como a economia e vida dos ribeirinhos.
Este trabalho teve como objetivo analisar o nível de poluição do Rio Apodi/Mossoró em relação a variável alcalinidade na cidade de Mossoró nos períodos chuvoso e seco nos anos de 2004 e 2005.


MATERIAL E MÉTODOS: As amostras analisadas foram colhidas no ano de 2004 e 2005 nos períodos chuvoso e seco de cada ano e tiveram suas alcalinidades analisadas usando reagentes com grau analítico e a metodologia prescrita no standart methods of APHA.



RESULTADOS E DISCUSSÃO: Pode-se perceber pelos resultados que tanto para a. alcalinidade parcial, quanto para a alcalinidade total, os valores são maiores no período chuvoso nos dois anos investigados, exceto no ponto 4 para as medidas de alcalinidade parcial. Os valores são também maiores em pontos onde as descargas de esgotos domésticos (principal poluente) são maiores (pontos 4 e 6). Estes resultados mostram o efeito das ações antrópicas da sazonalinalidade na poluição do rio. A diminuição da alcalinidade no ano de 2004 para 2005 no período chuvoso é conseqüência do aumento proporcional de poluentes ácidos nos esgotos que neutralizam os componentes básicos da água. Comparando o período chuvoso com o seco percebe-se que o volume de água deste é menor que no período chuvoso, causando o deslocamento da alcalinidade para valores menores, indicando um forte efeito da sazonalidade das chuvas.Com respeito à localização, a mudança de concentração nos diversos pontos da cidade mostrou que a alcalinidade aumenta dos bairros para o centro da cidade, sendo provavelmente resultado das descargas de esgotos in natura observadas em diversos pontos.




CONCLUSÕES: Os resultados obtidos permitem concluir que a alcalinidade está diretamente ligada a descarga dos efluentes (esgotos), sendo os maiores valores obtidos onde a descarga é maior. Constata-se também que no período de chuvas a alcalinidade apresenta em geral valores maiores que no período seco. Percebe-se também diferença nos valores entre os anos de 2004 e 2005, para ambos os períodos mantendo-se a característica geral, quanto menor a quantidade de água menor a alcalinidade. Assim existe uma forte relação entre a sazonalidade das precipitações e a alcalinidade medida no período investigado.

AGRADECIMENTOS:PRODEPE,UERN,DEPARTAMENTO DE QUÍMICA.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA:APHA – American Public Health Association. Standart methods for the examination of water and wastewater. 18 th ed. Washington, 1992.