ÁREA: Química Ambiental

TÍTULO: EXTRAÇÃO SIMPLES VERSUS BIODISPONIBILIDADE DE COBRE E ZINCO EM MILHO PLANTADO EM LATOSSOLO VERMELHO AMARELO E ORGANOSSOLO HÁPLICO CONTAMINADO COM ESSES METAIS PESADOS

AUTORES: JORGE, D.C.- UFRRJ; BARRA, C.M.- UFRRJ; LÃ, O.R.- UFRRJ; AMARAL SOBRINHO, N.M.A.-UFRRJ.

RESUMO: O milho (extrator biológico) é comparado com três extrações simples na avaliação de cobre e zinco em Latossolo Vermelho Amarelo(LVA) e Organossolo Háplico(OX). O milho dividido em: raiz(R) e Parte Aérea(PA) foi submetido à digestão. O solo, após plantio do milho, foi submetido à extração pelos três métodos e Cu/Zn nos extratos (solos e milho) foi determinado por AAS-chama. O extrator HOAc foi o mais adequado para avaliar Cu/Zn absorvido pelo milho cultivado no solo LVA, enquanto que o extrator Mehlich o foi para Cu/Zn no OX. A redução de massa de R e PA se deve ao aumento dos teores de Zn/Cu nos solos e as correlações negativas entre os metais nos extratos e as massas de R/PA de milho mostram efeito fitotóxico, mais no LVA que teve maior absorção de Zn, já que é mais disponível que Cu.

PALAVRAS CHAVES: milho; extração simples; (melich, hoac e dtpa)

INTRODUÇÃO: O solo está sendo utilizado como alternativa no controle da poluição ambiental, sendo utilizado para descarte de resíduos. Apesar dos efeitos benéficos, estes podem conter uma série de elementos potencialmente tóxicos. Os métodos de extração simples são utilizados em ciência do solo para dissolver somente a fase em o elemento esteja correlacionada com a disponível à planta. Esta técnica é aplicada para predizer a disponibilidade de elementos essenciais, diagnosticar deficiência e também metais pesados. Os extratores não são seletivos e a menor variação no procedimento analítico tem efeito significativo sobre os resultados. É necessário investigar as principais variáveis que interferem na reprodutibilidade quando se aplica um método de extração, escrever protocolos e validá-los (RAURET, 1998). Métodos químicos que se correlacionem com modelos biológicos também podem ser úteis em estimar os metais pesados biodisponíveis (WANG, 2003). Assim, para entender como funciona a química dos metais pesados no solo este trabalho comparou 3 extrações simples com milho (extrator biológico) para avaliar a biodisponibilidade de Cu e Zn em LVA e OX.

MATERIAL E MÉTODOS: Solos: LVA e OX (fração TFSA) foram incubados com Zn e Cu. Após um mês, milho foi plantado em potes para avaliar a biodisponibilidade de metais pesados. Após seis semanas de cultivo em casa de vegetação, as plantas foram colhidas, lavadas, secas e moídas e divididas em duas partes: aérea e raiz, e submetidas à digestão nitroperclórica. As amostras de solo, após a retirada das plantas, foram submetidas à extração com HOAc (REF), Mellich e DTPA. Os metais pesados (Zn e Cu) nos extratos de plantas e solos foram analisados por AAS-chama. O teste F (após análise de variância) e a Correlação de Pearson,(P

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Cu/Zn – LVA: Cu/Zn - extração simples, boa correlação com Cu(r>0,7)/Zn(r>0,6) - milho, sendo mais significativa (r>0,9) com Cu/HOAc-Cu/milho. Cu/Zn – OX: Cu - extração simples, teve correlação baixa com Cu (0,40,9) com Zn/Melich- Zn/milho. Zn (ligado fracamente aos óxidos e matéria orgânica/solo) foi mais extraído; Cu (ligado mais fortemente aos óxidos,principalmente amorfos e matéria orgânica) foi o mais retido (LÃ, 1998; LIMA,2002). Correlações negativas entre metais extraídos dos solos e massas de raiz e parte aérea de milho cultivados nesses solos mostram o efeito fitotóxico do aumento da contaminação do solo sobre o crescimento do milho (Figura 1). Esta redução de massa de raiz e parte aérea de milho deve-se ao aumento dos teores de Zn e Cu adicionados aos solos já que todas as outras condições foram mantidas. A fitotoxicidade se deve à elevada absorção de Zn , principalmente no LVA que tem este metal mais disponível que Cu (valor encontrado bem abaixo que FAGERIA (2000) - 110 mgZn/kg solo, avaliado pelo extrator Mehlich).




CONCLUSÕES: O ácido acético (HOAc) foi o extrator mais adequado para avaliar a biodisponibilidade cobre e zinco absorvido pelo milho cultivado no solo latossolo vermelho amarelo, enquanto que Mehlich foi o mais adequado para cobre e zinxo no organossolo háplico. Os valores de correlação negativos de metais extraídos pelos extratores aplicados aos solos e as massas de raiz e parte aérea de milho cultivados nos dois solos mostra o efeito de fitotoxicidade do aumento da contaminação do solo sobre o crescimento do milho.

AGRADECIMENTOS:UFRRJ-PIBIC/CNPq

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA:EMPRESA BRASILEIRA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA - EMBRAPA. Serviço Nacional de Levantamento e Conservação de Solos. Manual de métodos de análises de solos. Rio de Janeiro, 1997, 212p.
FAGERIA, N.K. Níveis adequados e tóxicos de zinco na produção de arroz, feijão, milho, soja e trigo em solo de cerrado. V.4, n. 3, p. 390-395, 2000.
LÃ, O. R. Extratores Seqüenciais de Metais Pesados do Solo. Dissertação de Mestrado: UFRRJ, 161p, 1998.
LIMA, M.E.; MIRANDA, M.B; AMARAL SOBRINHO, N.M.B.; LÃ, O.R.; BARRA, C.M., Planta versus solo – 1 Comportamento de diferentes extrações simples na avaliação da biodisponibilidade de metais pesados (Cd e Cu) em argissolo vermelho amarelo (AVA), Revista Universidade Rural, Série Ciências Exatas e da Terra, v. 21, 2, 49-53, 2002.
RAURET, G. Extraction procedures for the determination of heavy metals in contaminated soil and sediment, Talanta, 46, 449 – 455, 1998.
WANG, W.; SHAN, X.; WEN, B.; ZHANG, S. Relationship between extractable metals from soils and metals taken up by maize roots and shoots, Chemosphere, 53, 523 – 530, 2003.
WHALLEY, C.; GRANT, A. Assessment of the phase selectivity of the European Community Bureau of Reference (BCR) sequential extraction procedure for metals in sediment. Analytica Chimica Acta, v. 291, p. 287-295, 1994.