ÁREA: Educação em Química

TÍTULO: O JOGO DE DOMINÓ MODIFICADO PARA ENSINAR DIFERENTES CONCEITOS DE QUÍMICA

AUTORES: BENEDETTI, L.P.S. - UEMS; BENEDETTI-FILHO, E. - UEMS; ROSA, P.C. - UEMS; FIORUCCI, A.R. - UEMS
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS (LUZIAUEMS@YAHOO.COM.BR)

RESUMO: Os símbolos e as expressões, muito utilizados na química, acabam muitas vezes prejudicando o bom andamento da disciplina no nível médio, pois, com as poucas aulas de químicas os alunos ficam pouco familiarizados com os mesmos (LEITE. 2001). O jogo de dominó, adaptado com estes símbolos, vem auxiliar neste aprendizado e pode ser utilizado em diferentes conteúdos da química. O objetivo deste trabalho foi desenvolver uma atividade lúdica envolvendo o conceito do jogo de dominó para promover a fixação de diferentes conceitos de química ao nível de ensino médio.

PALAVRAS CHAVES: jogo didático, construtivismo, ensino-aprendizagem

INTRODUÇÃO: No ensino de química uma das dificuldades encontradas é a memorização de símbolos e convenções. Para alguns educadores “memorização” pode não ser a melhor palavra, mas a realidade é que, com as poucas aulas de química no nível médio, é muito difícil que os alunos se familiarizem com as expressões comuns que envolvem a química, como os símbolos dos elementos químicos, por exemplo. A partir desta preocupação, foram feitos estudos de como este aprendizado poderia ser realizado através de jogos didáticos. O jogo de dominó por ser simples de ser confeccionado e jogado, se mostrou uma ótima ferramenta, que envolve um número grande de alunos em cada partida e pode ser jogado simultaneamente por vários grupos, além de poder ser adaptado para diferentes tópicos da química e, até mesmo, em outras disciplinas. Assim, o objetivo deste trabalho foi confeccionar um jogo de dominó adaptado com as atividades de memorização de química para o ensino médio, tais como nomenclatura química ou símbolos dos elementos químicos, por exemplo.

MATERIAL E MÉTODOS: O primeiro jogo confeccionado apresentava 15 símbolos de elementos químicos e seus nomes, cada peça com um símbolo e um nome, combinados da mesma maneira que um jogo de dominó convencional, totalizando 225 peças. As peças foram feitas de cartolina (6x2cm) como base e as figuras impressas e coladas conforme as combinações necessárias. Para jogar a turma foi dividida em grupos com até 10 alunos. Cada aluno começa o jogo com 20 peças, podendo pegar do monte restante quando necessário. Vence o jogo quem ficar sem nenhuma peça. A partir deste mesmo modelo, outros jogos com diferentes elementos, outro com cátions e ânions e o último com moléculas de diferentes funções orgânicas, todos com 225 peças e jogados da mesma maneira. No caso do jogo com cátions e ânions cada peça continha de um lado o símbolo de um íon e do outro lado o nome de um íon. Para as funções orgânicas, 15 moléculas de com diferentes funções orgânicas foram escolhidas, de um lado da peça a estrutura e na outra metade do nome IUPAC de uma das moléculas selecionadas, juntamente com o nome da função orgânica entre parênteses.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Os jogos foram realizados com os alunos do 3º ano do nível médio de uma escola pública da cidade de Dourados - MS. Os resultados foram satisfatórios, pois os alunos passaram a sentir-se mais à vontade com os símbolos utilizado na química. Após o jogo foi aplicado um questionário onde a totalidade dos alunos considera o jogo “importante para seu aprendizado’; 91% dos alunos responderam que o jogo realizado “melhora a memorização dos símbolos”; 95% afirmam que os jogos “aceleram o processo de aprendizagem”; todos os alunos participantes declararam interesse na continuidade de realizar outros jogos em sala de aula ou fora do horário normal. O próprio ambiente da sala refletiu o grande interesse dos alunos. E, muitos dos alunos, sem perceber, acabaram assimilando os diferentes símbolos apresentados. Este tipo de atividade é muito importante, pois a dificuldade com estes símbolos e outros termos científicos podem prejudicar o entendimento de outro conteúdos de química.




CONCLUSÕES: O trabalho realizado reduziu consideravelmente o desinteresse dos alunos pelas aulas de química, pois a dificuldade com a memorização fazia com que deixassem de aprender outros conceitos ou aprendiam com muita dificuldade. Os alunos e o professor se mostram interessados na continuidade do trabalho com jogos que vem ocorrendo na escola participante do projeto. Observou-se que houve uma melhora na relação aluno/professor, demonstrado pelo interesse em Química e pelo aumento nas discussões em sala.

AGRADECIMENTOS:A PROPP/UEMS pela bolsa de IC concedida a acadêmica Luzia Pires dos Santos Benedetti.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA:LEITE, M. S. S. C. P. & ALMEIDA, M. J. M. “Compreensão de termos científicos no discurso da ciência”. Ver. Brás. Ens. Fis., 23 (4): 1-18, 2001.