ÁREA: Educação em Química

TÍTULO: O CURSO DE QUÍMICA DO CENTRO DE CAPACITAÇÃO TECNOLÓGICA DO MARANHÃO (CETECMA): RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA INOVADORA

AUTORES: BARBOSA, L.P.-CETECMA; SANTOS, J.W.N.-CETECMA; SILVA, I.G.DA-CETECMA



RESUMO: As atividades práticas têm um aspecto relevante no despertar do interesse científico, oportunizam a exploração, a extensão e o limite de determinados modelos e teorias. Nessa visão, foram implantados os Centros de Capacitação Tecnológica do Maranhão (CETECMA) em 10 pólos de desenvolvimento regional, com ações voltadas para a Educação, a Ciência e o Trabalho, ofertando diferentes cursos. O curso de Iniciação em Química oferece diferentes módulos, com carga horária de 80 horas, em ambiente laboratorial de ensino, dotado de infra-estrutura moderna, com equipamentos e insumos indispensáveis à operacionalização do referido curso. No período de 2002-2005 foram capacitados aproximadamente 42.000 alunos na área de Ciências, sendo 13.600 (32%) somente no Curso de Iniciação em Química.

PALAVRAS CHAVES: ciências, química, ensino

INTRODUÇÃO: A educação em Ciências deve proporcionar aos estudantes a inquietação diante do desconhecido, buscando explicações lógicas e racionais, levando os alunos a desenvolverem posturas críticas, realizar julgamentos e tomar decisões fundamentadas em critérios objetivos, baseados em conhecimentos compartilhados por uma comunidade escolarizada (BIZZO, 1998).
Baseados nisso, as atividades práticas têm um aspecto relevante no despertar do interesse científico, oportunizam a exploração, a extensão e o limite de determinados modelos e teorias.
Nesta visão e atendendo à política formulada para a área de educação e de desenvolvimento científico e tecnológico, o Governo do Estado do Maranhão criou, em 2002, os Centros de Capacitação Tecnológica do Maranhão, em 10 pólos de desenvolvimento regional, com a finalidade de programar ações voltadas para a Educação, a Ciência, a Tecnologia e o Trabalho, ofertando diferentes cursos, como Iniciação em Biologia, Física e Química, dentre outros, destinados a egressos e alunos da Rede Pública de Ensino.



MATERIAL E MÉTODOS: O curso de Química oferece fundamentos ao estudo da química, classificação periódica, funções químicas, soluções e reações químicas, meio ambiente, química dos hidrocarbonetos e metalurgia. Tem uma carga horária total de 80 horas, distribuídas em 8 horas semanais, sendo que 90% das atividades são práticas, sempre fundamentada com um embasamento teórico prévio com o objetivo de um maior aproveitamento dos experimentos desenvolvidos. Todas as atividades são desenvolvidas em ambiente laboratorial de ensino, dotado de infra-estrutura moderna, com equipamentos e insumos indispensáveis à operacionalização do referido curso, com atendimento máximo de 25 alunos por turma, distribuídos em 05 bancadas, possibilitando a todos o manuseio de equipamentos e promovendo a elevação e o desenvolvimento de habilidades de cunho científico.



RESULTADOS E DISCUSSÃO: No período de 2002-2005 foram capacitados aproximadamente 42.000 alunos na área de Ciências, sendo 13.600 (32%) somente no Curso de Iniciação em Química. Como resultados alcançados podemos citar: plena ocupação dos laboratórios de química nas 10 unidades ; estímulo para um novo despertar vocacional na área das ciências; significativo número de alunos aprovados em vestibulares e concursos públicos; manifestação de interesse de empresas pelos alunos do CETECMA e ainda incentivo a uma nova cultura em relação ao trabalho, empreendimento e renda.




CONCLUSÕES: O CETECMA tem contribuído significativamente para o desenvolvimento tecnológico do Estado do Maranhão, em especial o Curso de Iniciação em Química por orientar os alunos a encontrarem respostas a seus anseios de ampliação e apropriação de conhecimentos através de modos de ensino mais flexíveis e menos formais.

AGRADECIMENTOS:Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia, Ensino Superior e Desenvolvimento Tecnológico-SECTEC
Consórcio de Alumínio do Maranhão-ALUMAR


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA:1. BIZZO, N. Ciências: fácil ou difícil. Ed. Ática, São Paulo, SP, 1998.144p.

2. INSTITUTO SUPERIOR DE ADMINISTRAÇÃO E ECONOMIA-ISAE. Pesquisa "Trajetória Sócio-ocupacional dos Egressos dos CETECMAs". Cursos de iniciação às Ciências e Informáticas Básicas. São Luís, 2003.