ÁREA: Educação em Química

TÍTULO: GESTÃO DE RESÍDUO NO LABORATÓRIO DE QUÍMICA DO CENTRO DE CAPACITAÇÃO TECNOLÓGICA DO MARANHÃO (CETECMA) - UNIDADE SÃO LUÍS

AUTORES: BARBOSA, L.P.(CETECMA); SANTOS, J.W.N. .(CETECMA); SILVA, I.G. da (CETECMA); AMORIM, S.R.B (IC).; RAMOS, E.M.(IC).

RESUMO: No Brasil, a geração de resíduos químicos em instituições de ensino sempre foi um assunto muito pouco discutido. O CETECMA-São Luís vem implementando um programa de gerenciamento de resíduos químicos gerados nos cursos de Iniciação em Química, Química Aplicada à Metalurgia e Tecnologia de Produtos de Higiene e Limpeza. Com a gestão dos resíduos gerados no Laboratório de Ensino de Química foi possível minimizar os riscos com a estocagem de reagentes em locais adequados, inserção nos cursos citados de aulas sobre a gestão de resíduos químicos, a modificação de roteiros de aulas experimentais minimizando as quantidades e toxicidade dos reagentes.

PALAVRAS CHAVES: resíduos químicos.

INTRODUÇÃO: No Brasil, a geração de resíduos químicos em instituições de ensino sempre foi um assunto muito pouco discutido. Pela inexistência de um órgão fiscalizador, na grande maioria das instituições a gestão dos resíduos gerados nas suas atividades rotineiras de laboratório é inexistente, ocasionando um descarte inadequado. Atualmente, a questão ambiental ocupa lugar de destaque na sociedade, as instituições de ensino não podem mais simplesmente ignorar sua posição de geradora de resíduos. Assim sendo, o Centro de Capacitação Tecnológica do Maranhão - São Luís (CETECMA-São Luís) implementou um programa de gerenciamento de resíduos químicos gerados no Laboratório de Ensino de Química.

MATERIAL E MÉTODOS: O CETECMA-São Luís, a exemplo de outras instituições brasileiras, vem implementando um programa de gerenciamento de resíduos químicos gerados nos cursos de Iniciação em Química, Química Aplicada à Metalurgia e Tecnologia de Produtos de Higiene e Limpeza. Como os cursos variam de 80 a 200 horas e 90% das aulas são práticas, algumas ações tornaram-se rotinas de laboratórios: a estocagem de resíduos gerados nas atividades práticas, tratamento passivo, confecção de um banco de dados para reagentes, reaproveitamento de resíduos e neutralização de alguns resíduos.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Com a gestão dos resíduos gerados no Laboratório de Ensino de Química foi possível minimizar os riscos com a estocagem de reagentes em locais adequados, inserção nos cursos citados de aulas sobre a gestão de resíduos químicos, a modificação de roteiros de aulas experimentais minimizando as quantidades e toxicidade dos reagentes. Como ações para conscientização de alunos, professores e funcionários foram realizados seminários sobre a importância e necessidade da gestão de resíduos químicos.






CONCLUSÕES: É necessário um programa de gestão de resíduo para que haja uma minimização no volume de resíduo gerado, além de propiciar seu correto descarte e destinação final. No atual cenário, há a necessidade de iniciativas para o desenvolvimento e implementação de programas de gestão de resíduos, além da troca de experiências e da divulgação de resultados pontuais.

AGRADECIMENTOS:- SECRETARIA DE ESTADO DA CIENCIA E TECNOLOGIA, ENSINO SUPERIOR E DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO
- CONSÓRCIO ALUMAR

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA:Jardim, W. F. Gerenciamento de resíduos químicos em laboratórios de ensino e pesquisa. Química Nova 21(5) (1998)