ÁREA: Educação em Química

TÍTULO: RECICLAGEM DO PAPEL: A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO DE QUÍMICA

AUTORES: CAPIM1, SAULO LUíS, PROFª D. SC. OLIVEIRA2, DJANE DE FáTIMA
DEPARTAMENTO DE QUíMICA, CCT
UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAíBA – UEPB (LUISSAULO@BOL.COM.BR)


RESUMO: RESUMO: O objetivo deste trabalho é a inclusão da prática de ensino, onde a abordagem da Reciclagem do Papel possa ser um dos fatores que venham a estimular os alunos a uma melhor compreensão da Educação Ambiental. Utilizou-se a abordagem do tema Reciclagem do papel por meio de palestras e Oficinas de Reciclagem do Papel para os alunos de Química da 1ª Série do ensino médio em 01 (uma) Escola Publica e 01 (uma) Escola Particular na Cidade de Campina Grande/PB. Foi observado que houve uma maior interação por parte dos alunos, e conseqüentemente a aprovação do método de ensino praticado em sala de aula. Conclui-se que o resultado alcançado é o da satisfação por parte de todos e a idéia predominante de que a prática de ensino, como a reciclagem do papel, ajudam ao ensino de Química Ambiental.

PALAVRAS CHAVES: educação ambiental, reciclagem do papel, ensino de química

INTRODUÇÃO: INTRODUÇÃO: O ensino da Química, bem como os das demais ciências, requer uma ação pedagógica voltada para o desenvolvimento integral do aluno, procurando construir cidadãos críticos que têm possibilidades de apropriar-se de sua realidade e transformá-la construtivamente. A aquisição do conhecimento e o aprender só acontecem através da construção e interação, o professor tem que desenvolver conteúdos significativos em sala de aula para estimular situações desafiadoras, que pressupõem interações com os alunos e deles entre si e com o conhecimento. A química pode ser o instrumento pelo qual a Educação Ambiental deve ser vista como um processo de permanente aprendizagem que valoriza as diversas formas de conhecimento e forma cidadãos com consciência local e planetária. Mediante estas considerações, este trabalho pretende analisar a inserção da Química como instrumento da Educação Ambiental, no que se refere à Coleta Seletiva e Reciclagem do Papel. Contudo a Coleta Seletiva é extremamente importante e é o primeiro passo para a Reciclagem do Papel, porém para que se obtenha sucesso é necessária à participação dos alunos que devem ser informados e educados sobre o assunto.

MATERIAL E MÉTODOS: METODOLOGIA: O Ensino de Química e Educação Ambiental é um tema complexo e, sobretudo escasso quanto a literatura particular, haja visto que à própria Educação Ambiental è nova em sua concepção, quanto a inserção de temas do cotidiano no ensino de Química também é recente. Para realização deste trabalho foi realizado inicialmente um levantamento bibliográfico, em seguida após a pesquisa bibliográfica, foi efetuada uma palestra sobre reciclagem, em principal houve um enfoque maior em coleta seletiva e reciclagem do papel, demonstrando para os alunos a importância de ambos. Posteriormente houve em seguida a realização de uma oficina de papel demonstrando aos alunos como são efetuadas a reciclagem do papel e a formação de cartões, convites, agendas etc. Para a finalização deste trabalho foi elaborado um questionário onde foram coletadas através das respostas dos alunos as indagações feitas pelos mesmos. O público-alvo foi às turmas de 1ª série do ensino médio, sendo um total de 07 (sete) na Escola Pública Elpídio de Almeida e 03 (três) na escola particular Teensite na cidade de Campina Grande – PB, tendo em média 30 alunos por turma e perfazendo um total de 330 (trezentos) alunos.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: RESULTADOS E DISCUSSÃO: Concluindo-se as técnicas de reciclagem de papel para os alunos, os mesmos desenvolveram e produziram diversos tipos de cartões, convites, agendas e etc. Que foram expostos para todos os estudantes e professores das instituições aqui trabalhadas. Os resultados obtidos com o questionário para os estudantes chega a impressionar, pois basicamente 80% dos alunos não sabiam sobre coleta seletiva e reciclagem do papel. O nível de expectativa dos alunos foi o mesmo em todas as turmas trabalhadas das instituições de ensino onde foram realizados os trabalhos, e esta expectativa foi o fator mais importante para a concretização dos resultados.




CONCLUSÕES: CONCLUSÕES: Os resultados obtidos comprovaram que é de grande importância à abordagem da Química ambiental, reciclagem do papel por parte dos alunos e que os trabalhos desenvolvidos e expostos pelos mesmos proporcionaram maior interesse sobre o assunto abordado. Portanto, conclui-se que este método de ensino possa cada vez mais avançar e ser difundido pelos professores, para que a satisfação sentida pelo público aqui atingido, possa ser repassada para outros alunos que necessitam de uma melhor compreensão da Química Ambiental e dos temas Coleta Seletiva e Reciclagem do Papel.

AGRADECIMENTOS:

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA:REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: DIAS, G, F. Educação ambiental princípios e práticas. 2ª edição, São Paulo: Gaia, 1993. pág. 84.