ÁREA: Educação em Química

TÍTULO: O TEMA SOJA COMO ORGANIZADOR DA APRENDIZAGEM DE QUÍMICA NO ENSINO MÉDIO

AUTORES: SILVA, T. - UEL; BARRETO, S. R. G. - UEL



RESUMO: Resumo: Um bom aprendizado de Química torna o aluno um cidadão com melhores condições de analisar criticamente situações do cotidiano, como as relacionadas ao meio ambiente, riscos em sua área de trabalho e contaminação por agentes tóxicos. Sendo a soja o capital social dos alunos de Alvorado do Sul, este tema foi utilizado neste trabalho como organizador de um mapa conceitual capaz de distribuir os conceitos químicos de forma hierárquica e interligados ao tema soja. O mapa conceitual confeccionado resultou em uma associação de forma organizada do conteúdo acadêmico e do desenvolvimento cognitivo do aluno com um tema relevante.

PALAVRAS CHAVES: mapa conceitual, organizador, soja

INTRODUÇÃO: INTRODUÇÃO: Uma preocupação de educadores é a priorização de metodologias aptas a tornar o processo ensino-aprendizagem mais produtivo. Não restam dúvidas que situações relacionadas à disciplina química estão presentes no dia-a-dia das pessoas. Com um bom aprendizado, o aluno torna-se um cidadão com melhores condições de analisar criticamente situações do cotidiano, como as relacionadas ao meio ambiente, riscos em sua área de trabalho e contaminação por agentes tóxicos. Partindo do postulado de que aprender é relacionar, interagindo com linguagens que desafiem o aluno e promovam a compreensão de temas de vivência articulados a conceitos científicos, pensou-se num ensino que promova o pensamento crítico dos alunos, utilizando tema organizador relacionado ao cotidiano deles. Selecionou-se o tema ?Soja? presente e importante na vida dos alunos de Alvorada do Sul, pois esse tema é o capital social desses alunos. A proposta deste trabalho foi com a utilização do tema organizador e do programa de ensino para a 1a série do ensino médio da região, gerar um mapa de conceitos hierarquicamente organizados que propicie uma justificativa para a aprendizagem de conceitos química.

MATERIAL E MÉTODOS: Material e métodos: A montagem do mapa conceitual passou pelas seguintes etapas: 1- seleção de um texto, com a função de organizador prévio,de identificar da idéia geral. O texto escolhido foi?A soja é um alimento completo? ; 2- Escolha de uma questão problema que complementasse o texto ?Quando ingerimos a soja, estamos consumindo uma substância?? 3- Obtenção e análise dos conteúdos de química do programa de 1ª série do ensino médio das escolas de Alvorada do Sul, como propriedades da matéria, substâncias simples e compostas, misturas, estrutura atômica, classificação periódica, ligações químicas. Outros conteúdos estão incluídos como ética, agenda 21, saúde do adolescente, meio ambiente e consumo. 4. Elaboração de um mapa conceitual a partir da questão problema e do texto com a idéia geral. Esta idéia foi diferenciada progressivamente e de forma hierárquica contemplando os conteúdos do plano de curso. 5- Seleção de textos extraídos de jornais e revistas, denominados como paradidáticos, que interligaram os conteúdos como ética, agenda 21, saúde do adolescente, meio ambiente, e trabalho e consumo aos conceitos químicos. 6- Colocação também no final do mapa a questão problema inicial

RESULTADOS E DISCUSSÃO: RESULTADOS E DISCUSSÃO: O mapa conceitual distribuiu os conceitos químicos de maneira organizada, hierárquica e interagindo com o tema soja do cotidiano dos alunos. A utilização e a posição dos textos paradidáticos no mapa conceitual permitiram salientar a importância do conhecimento adquirido para a compreensão de problemas sociais, econômicas e ambientais. Ao final do mapa conceitual, foi colocada novamente a questão problema inicial. Neste ponto ela reconcilia de forma integrativa os conceitos específicos à idéia geral.




CONCLUSÕES: CONCLUSÕES: O mapa conceitual desenvolvido neste trabalho propôs uma estratégia de ensino que associa o conteúdo de sala de aula e o desenvolvimento cognitivo do aluno com um tema relevante do meio em que este educando vive.

AGRADECIMENTOS:AGRADECIMENTOS: Thais da Silva agradece ao curso de especialização do Departamento de Química da UEL.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA:REFERENCIAS:
AUSUBEL, NOVAK, HANESIAN. Psicologia Educacional. Rio de Janeiro, Interamericana, 1980.
GEPEQ-Grupo de pesquisa em educação química. Interações e transformações ? Química para o 2? grau, Guia do professor. EDUSP, 1994.