ÁREA: Educação em Química

TÍTULO: UMA PROPOSTA DE CONSCIENTIZAÇÃO E PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE

AUTORES: AUTORES: BEZERRA, D.P.1, SANTOS, J.C.S.1, NOGUEIRA, A.S.1, BATISTA, T.P.P.1, PAZ, M.S.O.1, SOUSA, F.M.M.1, RODRIGUES, B.S.F. 1, COELHO, A.L.1
1UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ – UECE

RESUMO: Os problemas relacionados às questões ambientais são assuntos bastante discutidos atualmente, visto que a poluição dos recursos naturais é crescente, principalmente devido às atividades dos seres humanos que contribuem para com este problema. A água, como principal recurso à sobrevivência do homem, necessita de um melhor planejamento para o seu uso. Sabe-se que “cerca de 80% da população brasileira está localizada em áreas urbanas” (CUNHA et al., 2003), e os grandes centros, como a cidade de Fortaleza, são principais poluidores dos recursos hídricos. Com o intuito de estabelecer, conscientizar os freqüentadores das praias de Fortaleza, realizou-se este trabalho em parceria com a SEMACE (Superintendência Estadual do Meio Ambiente do Ceará), a fim de amenizar os impactos ambientais.

PALAVRAS CHAVES: conscientizaÇÃo; meio ambiente; fortaleza

INTRODUÇÃO: Os resíduos sólidos urbanos são uma problemática persistente atual. Os rejeitos produzidos nas praias urbanas danificam o meio ambiente, destruindo um importante ecossistema. Alem disso, a poluição das praias se deve aos esgotos clandestinos lançados de forma irregular em córregos, rios e riachos da cidade, bem como em galerias de drenagem pluvial (JORNAL DIARIO DO NORDESTE, 2006). As indústrias também contribuem para poluição ambiental, entende-se que “o crescente avanço da tecnologia industrial tem resultado na geração de águas residuárias perigosas”(SAPIA e MORITA, 2003). Na praia do Mucuripe, localizada em Fortaleza, concentra-se o maior número de pescadores da região, pois nela funciona o principal núcleo de pesca da cidade, entre jangadas e barcos para pesca artesanal, bares e restaurantes, também movimentam o local. Percebe-se que o acumulo de lixo nesses espaços, pode causar a desestruturação deste ambiente, bem como causaria um grande impácto sócio-econômico na localidade. Este projeto tem como objetivo evitar a destruição deste ecossistema litorâneo tomando como base à conscientização da população, focalizando nos moradores e comerciantes locais.

MATERIAL E MÉTODOS: O trabalho de conscientização ambiental e limpeza das praias da cidade de Fortaleza deu-se da seguinte forma, a SEMACE, como parceira deste trabalho, nos forneceu acessória sobre como realizar essa atividade junto aos freqüentadores destes espaços, que foi feito com uma abordagem educativa demonstrando os fatos geradores de poluição dos ambientes praianos, de maneira simples e coesa, utilizando panfletos informativos, que continham informações a respeito do tempo de degradação dos principais agentes causadores de poluição, como vidro, plásticos e papel. A campanha focalizou-se nos freqüentadores e proprietários dos pontos comerciais nas praias e seus funcionários por representarem figuras ativas e constantes no local. Para a realização deste projeto houve a utilização de pontos estratégicos, localizados na orla marítima de Fortaleza, onde se encontra grande número de freqüentadores. Alem disso, entregou-se kits veiculares contendo jornais e folders informativos. O projeto educativo procurou sensibilizar barraqueiros, banhistas e vendedores ambulantes, quanto à limpeza das Praias.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Baseado no contexto ambiental e no intuito de educar os cidadãos, de forma a torna-los conscientes e multiplicadores de práticas coerentes com as questões ambientais, este foi o principal resultado obtido com o desenvolvimento deste projeto. Os locais visitados são bastante frequentados, por serem pontos turísticos importantes, este trabalho foi usado para a conscientização e mudança de atitudes incorretas na utilização adequada do ecossistema sem agredi-lo. Apesar do amplo conhecimento sobre edução ambiental e rejeitos sólidos urbanos, notou-se, de início, que as pessoas não tinham o conhecimento adequado e ignoravam as questões ambientais. O público abordado na campanha mostrou-se motivado para uma manutenção e uso coerente da costa litorânea trabalhada. Numa abordagem didática, de fácil compreensão e informativa, visando uma interdisciplinaridade para melhor entendimento da realidade, podemos criar um espaço de reflexão coletiva para uma conscientização, um manejo harmônico e sustentável do litoral. Logo, este trabalho contribuiu para formação de cidadãos mais engajados na temática ambiental.




CONCLUSÕES: Este projeto trouxe um ganho, em nível de conhecimento científico para a população, tendo sido de fundamental importância a participação desta, no processo de conscientização e mudança de hábitos causadores de danos ambientais. A forte adesão dos freqüentadores e comerciantes desse espaço litorâneo, no intuito comum de protejer o meio ambiente e seus recursos hídricos, ratificou o sucesso do trabalho. Contribuindo, desta forma, para a formação de cidadãos responsáveis e engajados no contexto ambiental, diminuindo os impactos causados pelo mau uso do meio ambiente.

AGRADECIMENTOS:Agradecemos á Superintendência Estadual do Meio Ambiente, pelo apoio e credibilidade no desenvolvimento deste trabalho.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA:1. CUNHA, C. L. N.; ROSMAN, P. C. C.; MONTEIRO, T. C. N. 2003. Avaliação da Poluição em Rios Usando Modelagem Computacional. Engenharia Sanitária e Ambiental, 8(3): 126-134

2. Diário do Nordeste, 11/02/2006, Fortaleza

3. SAPIA, P. M.; MORITA, D. M. 2003. Critérios de Recebimento de Efluentes não Domésticos em Sistemas Públicos de Esgotos: Uma Análise Crítica. Engenharia Sanitária e Ambiental, 8(3): 145-156