ÁREA: Educação em Química

TÍTULO: EDUCAÇÃO AMBIENTAL: EFICÁCIA NA FORMAÇÃO DA CIDADANIA

AUTORES: SANTOS,E.S.-UESB, SILVA,C. S.-UESB
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA (ELENIRSANTOS@YAHOO.COM.BR)

RESUMO: Esta pesquisa foi desenvolvida no Colégio Estadual Professora Faraildes Santos, no município de Jequié/BA, para analisar o efeito que um trabalho de educação ambiental pôde produzir na comunidade escolar, através da medida do comportamento inicial dos envolvidos, no que se refere ao lixo e da prática dos mesmos após um trabalho intensivo de consciência exigente, ativa e crítica, quanto à importância da preservação do meio ambiente. Tendo em vista que os desafios são muitos quando se procura direcionar atividades escolares com vistas para a melhoria da qualidade de vida no Planeta Terra. A mudança de comportamentos e a conscientização estão relacionadas com pequenos gestos de cada um, envolvendo, justamente, a tomada de consciência do indivíduo enquanto cidadão.

PALAVRAS CHAVES: educação ambiental, lixo, cidadania.

INTRODUÇÃO: Considerando os malefícios que o lixo causa à vida em geral visamos, com o desenvolvimento de um projeto sobre lixo no Col. Est. Profª. Faraildes Santos, no município de Jequié-BA, proporcionar aos nossos alunos adolescentes um aumento de consciência, para que a mesma se torne exigente, ativa e crítica, quanto à importância da preservação do meio ambiente, quanto às condições básicas e necessárias para que a sua vida, a de seus familiares e de toda a comunidade na qual ele mesmo está inserido, se torne mais saudável. Com os conhecimentos adquiridos na escola ele pode orientar toda a comunidade. Atitudes simples e constantes podem fazer com que sua vida se torne mais agradável, enfatizando também a saúde do planeta como um todo. Escolhemos trabalhar com a questão do lixo, por entendermos que ela atinge a toda a população e é um problema que vem se agravando com o passar dos anos. Vários conceitos foram trabalhados durante o desenvolvimento do projeto, tais como: Universo, biosfera, ecossistema, população, meio ambiente, impacto ambiental/poluição, qualidade de vida, desenvolvimento sustentável, saúde, cidadania, educação ambiental, entre outros.

MATERIAL E MÉTODOS: Para que os objetivos fossem alcançados, organizou-se, na escola, com alunos de 5ª série do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio, envolvendo todos os professores destas turmas, um trabalho de identificação da situação do pátio da escola, das ruas do bairro, das margens do Rio das Contas e das casas de cada um dos alunos, no que diz respeito ao destino do lixo. Após a identificação do problema iniciou-se uma série de atividades na escola envolvendo seminários, montagem de painéis, atividades de reciclagem, produção de textos pelos alunos, dramatizações, entre outros. Para verificar o alcance do trabalho sobre o lixo, desenvolvido na escola, elaboramos e aplicamos um questionário para dez professores e 35 alunos, visando analisar o nível de aumento de consciência relativo ao problema ambiental trabalhado, ou seja, o lixo. Também usamos a observação do ambiente escolar, relativo ao destino do lixo, comparando-o com a ambiente antes da realização do supra citado. Após isto, fizemos nova discussão com os participantes, apresentando a análise dos resultados parciais dos questionários e a situação atual do pátio da escola.

RESULTADOS E DISCUSSÃO: Os alunos têm demonstrado uma percepção visual maior quanto ao lixo nas ruas e em outros locais inadequados, levando, periodicamente, problemas que lhes chamam a atenção para a sala de aula. Percebemos que a prática dos alunos não tem mudado significativamente. Isto é facilmente visualizado no pátio da escola que, apesar de em menor quantidade, o lixo continua sendo jogado no chão e não nas lixeiras próprias para tal. Dos 35 alunos apenas 23 devolveram o questionário e, portanto, estes foram usados para a análise. Dentre as respostas destacamos a importância de se exercer a cidadania, despertar a consciência de preservação e a necessidade de se passar da teoria para a prática de ações menos danosas ao ambiente. A busca de coerência entre o que se pretende ensinar aos alunos e o que se faz na escola, ou se oferece a eles, é fundamental. O lixo ainda não é considerado um problema cujas soluções devam ser compartilhadas por aqueles que o produzem. A redução da geração de lixo é o primeiro passo e a medida mais racional, que traduz a essência da luta contra o desperdício. A solução para o problema do lixo produzido por nós e o seu destino inicia-se no local onde são produzidos.




CONCLUSÕES: A problemática do lixo não se resolve de forma imediata e nem apenas nos muros da escola. Mas mesmo assim, a conscientização e a tomada de decisões é um trabalho que precisa ser continuado e, para isto, a escola pode ter um papel preponderante. Embora os resultados tenham sido significativos percebemos que os mesmos não foram suficientes. E, se parar por aqui, em pouco tempo tudo estará esquecido pela grande maioria. Pois não serão ações isoladas que resolverão o problema. A educação ambiental deve ser um programa permanente da escola, para que seja suficiente para modificar a atitude da comun

AGRADECIMENTOS:A comunidade Escolar do Colégio Estadual Professora Faraildes Santos.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA:DIAS, G. F. Educação Ambiental: Princípios e Práticas, 2º Edição, Editora Gaia, São Paulo, 1993.
GRÜN, M. Ética e Educação Ambiental: a conexão necessária. Campinas: Papirus, 1996.
GUIMARÃES, M. A Dimensão Ambiental na Educação. Papirus Editora. Campinas – SP. 1995.