ÁREA: Educação em Química

TÍTULO: QUÍMICA VERDE: UM DESAFIO PARA OS EDUCADORES

AUTORES: SILVA,M.C.E-UESB, MEIRA,A.N.-UESB, SANTOS,E.S.(PQ-UESB)
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA. (ELENIRSANTOS@YAHOO.COM.BR)

RESUMO: Este trabalho é parte da pesquisa desenvolvida na Universidade estadual do Sudoeste da Bahia, com alunos do VIII Semestre do curso de Licenciatura em Química. São apresentados Seminários que constituem um desafio para os participantes, visando melhorar a apresentação em público e a aquisição de conhecimentos interdisciplinares. O tema Química Verde foi escolhido por ser interessante e necessário para os dias de hoje, principalmente no que diz respeito à melhoria da qualidade de vida e formação do cidadão. Levando em conta que a Química Verde vem ganhando uma forte base de apoio nas áreas de pesquisa e desenvolvimento, tanto na indústria quanto na universidade, se faz necessário conhecer os seus princípios, para que os mesmos possam auxiliar no desenvolvimento científico e tecnológico.

PALAVRAS CHAVES: química verde, seminários, cidadania.

INTRODUÇÃO: A Química tem uma grande participação nos dias atuais com os inúmeros produtos fundamentais à humanidade. A sua presença pode ser destacada desde diversos combustíveis ao mais complexos medicamentos. Porém, a produção química também gera inúmeros inconvenientes, como a formação de subprodutos tóxicos e a contaminação do ambiente e do próprio homem. (POLIAKOFF et al, 2002; GRAEDEL, T.1999). Diante disso, faz-se necessário trabalhar os diversos conceitos relacionadas a ela, com a intenção de formar profissionais capacitados para os novos conceitos científicos e tecnológicos responsáveis pela sustentabilidade do planeta (HJERESEN, D. L et al, 2000; MATLACK, A, 1999). Diante disso, visamos com a apresentação de Seminários, favorecer a aquisição de conhecimentos interdisciplinares, discutindo o desenvolvimento de tecnologias limpas e a implementação de políticas de redução na fonte, tanto no segmento industrial como acadêmico. Neste contexto, a química verde, que tem a preocupação com o desenvolvimento de tecnologias e processos incapazes de causar poluição, chamados de processos limpos, foi tomada como tema para este ciclo de seminários.



MATERIAL E MÉTODOS: Para que os objetivos fossem alcançados, discutimos e escolhemos o tema. Elaboramos um questionário, que abordou o conceito de química verde e os princípios que a envolve, e o distribuímos entre os discentes para verificarmos o nível de conhecimento do tema. Organizamos os grupos para a pesquisa bibliográfica do mesmo. Preparamos os seminários. Antes das apresentações pedimos para os presentes responderem ao questionário para observação do nível de conhecimento dos mesmos em relação à química verde. Após a apresentação distribuímos o mesmo questionário visando analisar o nível de aumento de conhecimento relativo ao tema apresentado. Após isto, fizemos nova discussão com os participantes do projeto, apresentando a análise comparativa dos resultados apresentados nos questionários.




RESULTADOS E DISCUSSÃO: A análise dos questionários possibilitou verificar que a metodologia tem favorecido a construção de novos conceitos e conseqüentemente a construção do conhecimento.No primeiro momento, 82,5% dos 56 participantes responderam que a química verde é a Química que estuda a natureza, o meio ambiente. Quanto aos princípios da química verde, responderam que não sabiam, ou responderam equivocadamente. Os 17,5% restantes, responderam que é a química que busca o desenvolvimento sustentável. Após os seminários, 98% dos participantes responderam que a química verde tem a preocupação do desenvolvimento de tecnologias e processos incapazes de causar poluição ou mesmo de minimizá-los. Diante do exposto, destacamos a importância dos seminários, que favoreceu aos participantes, conhecerem os princípios da química verde, bem como a sua aplicação no cotidiano. Neste contexto entra o papel preponderante do professor-educador: levar o aluno a exercer a cidadania, despertar a consciência de preservação e a necessidade de se passar da teoria para a prática de ações menos danosas ao ambiente.




CONCLUSÕES: A conscientização e a tomada de decisões é um trabalho que precisa ser iniciado e, para isto, a escola pode ter um papel preponderante. Um profissional formado dentro dos princípios da química verde estará muito mais preparado para o desafio que a indústria e o meio acadêmico passaram a impor nos últimos anos: a busca pela química auto-sustentável. O ciclo de seminários tem sido bastante interessante, pois leva o aluno a pesquisar, interagir com os colegas, comunicar-se melhor, construir o conhecimento. A utilização efetiva e cotidiana da química verde é o grande desafio a ser vencido.

AGRADECIMENTOS:Aos alunos das disciplinas Seminários e Química Analítica do Curso de Licenciatura em Química da UESB.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA:GRAEDEL, T.; Green Chem. 1999, 1, G126.
HJERESEN, D. L.; Schutt, D. L.; Boese, J. M.; J. Chem. Educ. 2000, 77, 1543.
MATLACK, A.; Green Chem. 1999, 1, G19.
POLIAKOFF, M.; Fitzpatrick, J. M.; Farren, T. R.; Anastas, P. T.; Science, 297, 807.