ÁREA: Educação em Química

TÍTULO: QUÍMICA ANALÍTICA QUALITATIVA:UM CAMINHO PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO QUÍMICO

AUTORES: E. S. SANTOS-UESB(PQ), M. DE S. GALVÃO-UESB, H. M. PÓLVORA-UESB,
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA-UESB (ELENIRSANTOS@YAHOO.COM.BR)


RESUMO: A seguinte pesquisa foi desenvolvida com alunos do V semestre do Curso de Licenciatura em Química da UESB, na disciplina Química Analítica Qualitativa, tendo como objetivos examinar o processo de desenvolvimento da reflexão de minha prática de sala de aula bem como a participação como pesquisadora e mediadora do processo ensino-aprendizagem e, desenvolver metodologia para a construção do conhecimento químico. Para tal, temos utilizado a apresentação de seminários, pelos alunos, com temas diversos, além de trabalhar os conteúdos específicos da disciplina, visando um aprendizado significativo.Ao se ter dado oportunidade de troca de conhecimentos aluno-aluno, aluno-professor, a aprendizagem foi facilitada.

PALAVRAS CHAVES: aprendizagem, conhecimento químico

INTRODUÇÃO: A pesquisa é o suporte básico da prática educativa do professor e se efetiva em sala de aula, facilita o processo ensino-aprendizagem, além de possibilitar a produção de um novo saber, tornando o aluno, agente do seu próprio conhecimento, dinamizando a prática educativa do professor. Este deve ser levado a questionar e examinar suas posições em relação ao ensino, para poder estar aberto para a possibilidade de mudanças na vida cotidiana da sala de aula. Em geral, a sala de aula é vista como o lugar de aprendizagem dos alunos. No entanto, ela constitui um espaço privilegiado de aprendizagem do professor, talvez mesmo aquele em que o professor mais oportunidade tem de desenvolver o seu conhecimento didático.Sabe-se que o ensino de Química está marcado por apelos de renovação, concentrando-se principalmente sobre a importância de se estimular o aluno a participar ativamente do processo ensino-aprendizagem, buscando respostas aos porquês e a aprender a linguagem científica. As concepções trazidas e construídas pelos alunos não se constituem como verdades científicas, mas é preciso saber aproveitá-las e utilizá-las para que ocorra mudança conceitual, e conseqüentemente aprendizagem.

MATERIAL E MÉTODOS: Apresentação de seminários com temas diversos, escolhidos pelos alunos ou sugeridos pela professora, como: catalisadores automotivos, solubilidade dos nitratos, Química Verde, polímeros, sabões e detergentes, Vidros, Plásticos, entre outros. Questionário aberto sobre a importância do trabalho interdisciplinar em sala de aula, a fim de que os alunos pudessem expressar livremente as suas respostas. Observação da classe, relativa à desenvoltura na apresentação, domínio de conteúdo. Discussão dos temas, após apresentação dos seminários e contextualização dos mesmos.




RESULTADOS E DISCUSSÃO: O instrumento utilizado para avaliação dos resultados foi um questionário com questões abertas que abordaram os conceitos dos alunos em relação aos temas apresentados nos seminários. Os questionários foram distribuídos antes e depois das apresentações para saber se os mesmos estavam fazendo diferença na aquisição do conhecimento. Os resultados obtidos, através dos questionários, foram analisados e interpretados. Percebeu-se pelas respostas dos alunos que a pesquisa em sala de aula se faz necessária, pois favorece a descoberta de caminhos novos ou mesmo dos já existentes para a construção do conhecimento químico. Dentre as respostas, cito: "A metodologia tem sido bastante interessante, pois leva o aluno a pesquisar, interagir com os colegas, comunicar-se melhor, construir o conhecimento", "A apresentação dos seminários, intercalados aos conteúdos específicos permite a ampliação do conhecimento químico de forma facilitada e agradável","A motivação é o melhor caminho para que ocorra a aprendizagem". Neste contexto, os alunos aprenderam a fazer as “suas próprias perguntas”, e a propor e checar hipóteses para problemas relevantes da Química.





CONCLUSÕES: A análise dos relatos dos alunos possibilitou verificar que a metodologia tem favorecido a construção de novos conceitos e conseqüentemente a construção do conhecimento. Os problemas encontrados pelos alunos não estão na metodologia aplicada, mas na forma descontextualizada, que muitas vezes, temos trabalhado em sala de aula. O diálogo foi de extrema importância neste processo de ensino aprendizagem. Ao se ter dado oportunidade de troca de conhecimentos aluno-aluno, aluno-professor, a aprendizagem foi facilitada. Diante disso, aluno e professor, se revelaram e fizeram acontecer.

AGRADECIMENTOS:Aos alunos do V Semestre do período 2005.2 da disciplina Química Analítica Qualitativa da UESB.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA:1. SCHNETZLER, R. ARAGÃO, R. (1995). Importância, sentido e contribuições de pesquisas para o ensino de química. Química Nova na Escola, N0 1, 1995:23-26
2. DEMO, P. Pesquisa: princípio científico e educativo. São Paulo: Cortez, 1992.
3. NOVOA A. (coord.) Os professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992.